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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/450
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dc.contributor.authorBarbosa, Maria Flávia Silveira-
dc.date.accessioned2011-04-25T05:31:37Z-
dc.date.available2011-04-25T05:31:37Z-
dc.date.created2011-04-25-
dc.date.issued2011-04-25T05:31:37Z-
dc.identifier.urihttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/450-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado parcial de estudos que vêm sendo realizados de forma independente com o objetivo de contribuir para a fundamentação teórica e prática de uma pedagogia musical diferente da que tem sido comumente adotada no ensino regular, especialmente, nas escolas de Educação Infantil, nas quais as atividades musicais geralmente ficam a cargo de professores não especialistas. A intenção aqui é, então, oferecer a professores de Educação Infantil um ferramental teórico e prático que lhes permita realizar um trabalho significativo com música, mesmo sem ter tido uma formação musical sistematizada. Parte-se da análise crítica de algumas concepções veiculadas nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998 – Volume 3: Música) e das orientações didáticas propostas no referido documento. Mesmo considerando o avanço que representa, não só para a área de Música, mas também para as outras linguagens artísticas, a elaboração desse documento oficial – como, por exemplo, apontar as lacunas deixadas pelas práticas usuais em música nas escolas de Educação Infantil e afirmar uma concepção de música como linguagem –, identificam-se dois problemas fundamentais: primeiro, conquanto bastante rica e detalhada, não é uma proposta que pode ser facilmente levada a cabo por professores que não tenham uma formação especializada em música, entre outras coisas, por trabalhar, tanto em seus objetivos e conteúdos, como em suas orientações didáticas, com conceitos específicos da área; segundo, não logra superar concepções românticas sobre a música e seu aprendizado que minam as reais condições de uma universalização no ensino da música. Fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do conhecimento – sobretudo na concepção de linguagem de Lev Vygotski e Mikhail Bakhtin – para apresentar uma proposta didática alternativa. Na elaboração dessa proposta, baseia-se também em autores brasileiros de Educação Musical.pt_BR
dc.format.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.titleD14_Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistaspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordEducação Musical, Proposta didática, RCNEI, Perspectiva Histórico-culturalpt_BR
dc.description.bibliographyBARBOSA, Maria Flávia. Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistas. In: GUIMARÃES, Célia Maria (Org.). Caderno de formação: didática dos conteúdos: formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica; UNESP; UNIVESP, 2011. v. 3. 200p. (Curso de Pedagogia, Educação Infantil: princípios e fundamentos - Educação Infantil - Diferentes formas de linguagem expressivas e comunicativas). Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337954/1/caderno-formacao-pedagogia_8.pdf. Acesso em: dia mês abreviado ano.pt_BR
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Textos - OE

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