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http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/450
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Barbosa, Maria Flávia Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-25T05:31:37Z | - |
dc.date.available | 2011-04-25T05:31:37Z | - |
dc.date.created | 2011-04-25 | - |
dc.date.issued | 2011-04-25T05:31:37Z | - |
dc.identifier.uri | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/450 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado parcial de estudos que vêm sendo realizados de forma independente com o objetivo de contribuir para a fundamentação teórica e prática de uma pedagogia musical diferente da que tem sido comumente adotada no ensino regular, especialmente, nas escolas de Educação Infantil, nas quais as atividades musicais geralmente ficam a cargo de professores não especialistas. A intenção aqui é, então, oferecer a professores de Educação Infantil um ferramental teórico e prático que lhes permita realizar um trabalho significativo com música, mesmo sem ter tido uma formação musical sistematizada. Parte-se da análise crítica de algumas concepções veiculadas nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998 – Volume 3: Música) e das orientações didáticas propostas no referido documento. Mesmo considerando o avanço que representa, não só para a área de Música, mas também para as outras linguagens artísticas, a elaboração desse documento oficial – como, por exemplo, apontar as lacunas deixadas pelas práticas usuais em música nas escolas de Educação Infantil e afirmar uma concepção de música como linguagem –, identificam-se dois problemas fundamentais: primeiro, conquanto bastante rica e detalhada, não é uma proposta que pode ser facilmente levada a cabo por professores que não tenham uma formação especializada em música, entre outras coisas, por trabalhar, tanto em seus objetivos e conteúdos, como em suas orientações didáticas, com conceitos específicos da área; segundo, não logra superar concepções românticas sobre a música e seu aprendizado que minam as reais condições de uma universalização no ensino da música. Fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do conhecimento – sobretudo na concepção de linguagem de Lev Vygotski e Mikhail Bakhtin – para apresentar uma proposta didática alternativa. Na elaboração dessa proposta, baseia-se também em autores brasileiros de Educação Musical. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D14_Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistas | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Musical, Proposta didática, RCNEI, Perspectiva Histórico-cultural | pt_BR |
dc.description.bibliography | BARBOSA, Maria Flávia. Música na educação infantil: reflexões e proposta didática para professores não-especialistas. In: GUIMARÃES, Célia Maria (Org.). Caderno de formação: didática dos conteúdos: formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica; UNESP; UNIVESP, 2011. v. 3. 200p. (Curso de Pedagogia, Educação Infantil: princípios e fundamentos - Educação Infantil - Diferentes formas de linguagem expressivas e comunicativas). Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337954/1/caderno-formacao-pedagogia_8.pdf. Acesso em: dia mês abreviado ano. | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
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01d14t07.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
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