Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/452
Registro de metadados completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Augusto, Silvana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-25T05:38:48Z | - |
dc.date.available | 2011-04-25T05:38:48Z | - |
dc.date.created | 2011-04-25 | - |
dc.date.issued | 2011-04-25T05:38:48Z | - |
dc.identifier.uri | http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/452 | - |
dc.description.abstract | O texto pretende enfrentar alguns mitos e mal entendidos sobre o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, discutindo a adequação do uso dos termos alfabetização e letramento para a compreensão das especificidades do trabalho pedagógico direcionado à linguagem escrita com crianças de zero a cinco anos. Defende-se neste texto a ideia de que a escrita é um complexo sistema de representação e não simples codificação da fala e regula os reais propósitos da educação infantil. Não se espera que as crianças dominem o sistema alfabético da escrita, mas, sim, que aprendam a pensar sobre ele, se aventurem com gosto a escrever e encontrem recursos suficientes para fazê-lo. Por fim, assume o direito da criança de pensar sobre a escrita nas mais diversas práticas sociais – além de brincar, de ser cuidada, de conviver e interagir em ambientes seguros e desafiadores – sendo a educação infantil espaço privilegiado para isso, por meio de um trabalho planejado que assegure oportunidades de se comunicar, ler diariamente, em roda; envolver-se em processos de produção de textos e utilizar a escrita, e a leitura na organização do cotidiano e no desenvolvimento de projetos, e de iniciativas pessoais e coletivas de estudar e aprender. Ao assegurar todas essas oportunidades, a escola ou a creche colaboram para o desenvolvimento das capacidades infantis de pensar, de analisar e sintetizar, processos que se justapõem no exercício da leitura e da escrita, e que ampliam o desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D14_A linguagem linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil, Linguagem escrita, Letramento, Alfabetização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
01d14t09.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.