Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/452
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAugusto, Silvana de Oliveira-
dc.date.accessioned2011-04-25T05:38:48Z-
dc.date.available2011-04-25T05:38:48Z-
dc.date.created2011-04-25-
dc.date.issued2011-04-25T05:38:48Z-
dc.identifier.urihttp://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/452-
dc.description.abstractO texto pretende enfrentar alguns mitos e mal entendidos sobre o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, discutindo a adequação do uso dos termos alfabetização e letramento para a compreensão das especificidades do trabalho pedagógico direcionado à linguagem escrita com crianças de zero a cinco anos. Defende-se neste texto a ideia de que a escrita é um complexo sistema de representação e não simples codificação da fala e regula os reais propósitos da educação infantil. Não se espera que as crianças dominem o sistema alfabético da escrita, mas, sim, que aprendam a pensar sobre ele, se aventurem com gosto a escrever e encontrem recursos suficientes para fazê-lo. Por fim, assume o direito da criança de pensar sobre a escrita nas mais diversas práticas sociais – além de brincar, de ser cuidada, de conviver e interagir em ambientes seguros e desafiadores – sendo a educação infantil espaço privilegiado para isso, por meio de um trabalho planejado que assegure oportunidades de se comunicar, ler diariamente, em roda; envolver-se em processos de produção de textos e utilizar a escrita, e a leitura na organização do cotidiano e no desenvolvimento de projetos, e de iniciativas pessoais e coletivas de estudar e aprender. Ao assegurar todas essas oportunidades, a escola ou a creche colaboram para o desenvolvimento das capacidades infantis de pensar, de analisar e sintetizar, processos que se justapõem no exercício da leitura e da escrita, e que ampliam o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.format.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.titleD14_A linguagem linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantilpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantil, Linguagem escrita, Letramento, Alfabetizaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Arquivos deste item
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01d14t09.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.