Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/46192
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martinez, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.author | UNIVESP | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-28T14:35:54Z | - |
dc.date.available | 2012-05-28T14:35:54Z | - |
dc.date.created | 2012-05-28 | - |
dc.date.issued | 2012-05-28 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/46192 | - |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | D21_Ensino de História e Meio Ambiente (Texto complementar) | pt_BR |
dc.subject.category | Conteúdos e Didática de História | pt_BR |
dc.description2 | Este texto tem por objetivo apresentar, em duas partes, a elaboração de um programa de trabalho para o ensino de História que contemple as questões ambientais. Inicialmente, desenvolve-se uma reflexão teórica sobre o interesse e as potencialidades que o tema do meio ambiente, estipulado em propostas pedagógicas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, por exemplo, comporta no âmbito mais amplo da educação e da cidadania no Brasil. Em seguida, relata-se uma experiência de aplicação de uma proposta de trabalho, cujo estudo é o abastecimento de água no Brasil do século XIX. Nesta segunda parte procurou-se tornar visíveis os procedimentos de seleção e demarcação de um objeto de estudo, da utilização de fontes e da historiografia, do desenvolvimento de análises pontuais e a explicitação de um sentido histórico no abastecimento de água no passado brasileiro. | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | História, Meio ambiente, Cidadania, Fontes históricas. | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d21t09.pdf | 350.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.