Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/47004
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sogabe, Milton | - |
dc.contributor.author | Leote, Rosangella | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-07T17:02:34Z | - |
dc.date.available | 2012-08-07T17:02:34Z | - |
dc.date.created | 2012-08-07 | - |
dc.date.issued | 2012-08-07 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/47004 | - |
dc.description | Para ler arquivos com a extensão PDF é necessário o plugin: Adobe Reader versão 10 ou superior disponível em: http://get.adobe.com/br/reader/. Também disponível em Requisitos Técnicos do Portal Edutec: http://edutec.unesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=106. | pt_BR |
dc.description.abstract | PDF Interativo | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Arte | pt_BR |
dc.format | pt_BR | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Poética, linguagens e mídias D08 - Unesp/Redefor - 2a Edição 2011/2012 especialização em Arte | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Especialização | pt_BR |
dc.subject.category | Tema 1 Construindo a realidade. Tema 2 Comunicação e arte. Tema 3 O corpo como arte. Tema 4 Arte e tecnologia. Tema 5 Convergências e diálogos. | pt_BR |
dc.subject.category2 | EaD | pt_BR |
dc.description2 | Os seres humanos desenvolvem um corpo que é biológico e cultural adaptando-se continuamente às suas necessidades. Cada indivíduo pode perceber o mundo de uma maneira subjetiva e se comunicar com outros através de linguagens, materializando suas percepções e seus pensamentos através das mídias, colaborando assim para a construção coletiva da realidade. A arte tem papel importante nesse contexto e como em qualquer área do conhecimento, opera com suas especificidades que são de natureza poética. A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais. Esses bens, entretanto, refletem implícita relação com a sociedade, por isso, ao abarcar o processo criativo como um resultado do modo do artista estar no mundo, é necessário também conhecer os modos pelos quais a obra chega até o público, que, enfim, corrobora o valor de arte prospectado pelo artista ao fazer sua produção. Os artistas desenvolvem sua poética criando obras que exploram desde o corpo ao até o universo, do micro ao macro, lançam-se pela superfície do planeta, pelo espaço e submergem na água, utilizam os recursos existentes sejam teóricos ou tecnológicos, para perceber e materializar experiências com novas realidades. Assim, nesta disciplina, elaboramos uma proposta que inicia discutindo os aspectos da realidade que são responsáveis pela concepção de mundo que o artista vivencia. Na segunda semana, examinaremos quais desses aspectos aparecem no contexto da arte e da comunicação visando reconhecer as possíveis linguagens da arte. Dentre essas linguagens, veremos na terceira semana, como o papel do corpo foi aproveitado ou compreendido tanto do ponto de vista do artista, quanto do envolvimento do fruidor com a obra. Na quarta semana, trataremos especialmente das interconexões com a ciência e tecnologia de várias épocas e finalizaremos, na última semana, com a demonstração de que a natureza interdisciplinar e convergente é enfim, um procedimento comum para a arte. | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação. Convergência de mídias. Corpo. Interatividade. Linguagem poética. Percepção. Processo criativo. | pt_BR |
dc.type.copyright | Prazo de proteção legal dos direitos da obra | pt_BR |
Appears in Collections: | Objetos Educacionais Unesp Textos - OE |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2ed_art_m4d8_txt.pdf | PDF Interativo curso de Arte | 6.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.