You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/47942
Title: 
EAI_Ambientes potencializadores para inclusão e Núcleo de Ensino
Author(s): 
Layout Contributhor: 
Liliam Lungarezi de Oliveira
Language: 
pt_BR
Description: 
Para ler arquivos com a extensão PDF é necessário o plugin: Adobe Reader versão 10 ou superior disponível em: http://get.adobe.com/br/reader/. Também disponível em Requisitos Técnicos do Portal Edutec: http://edutec.unesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=106.
Abstract: 
Eixo Articulador - Educação Inclusiva e Especial (Parte V)
Issue Date: 
31-Oct-2012
Keywords: 
Formação de Professores. Didática dos conteúdos. Conteúdos e Didática de Libras. Autor. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Título.
Notes: 
Abordar a temática da Inclusão quer no âmbito escolar, social ou profissional, tem se tornado foco de reflexão em todos os setores, principalmente dentro do campo acadêmico. Diante desta perspectiva foi criado na esfera da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp) de Presidente Prudente/SP/Brasil, em 2002, o grupo de pesquisa: Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) cujo desafio é promover estratégias pedagógicas viabilizadoras de inclusão digital, social e educacional de Pessoas com Deficiência (PD), inseridas em um ambiente denominado: Construcionista, Contextualizado e Significativo (CCS), para desenvolver projetos tendo como ferramenta o computador. Para tanto, o grupo promove a formação inicial dos alunos dos cursos de licenciatura da unidade e também a formação em serviço de professores da rede regular da região. A metodologia adotada (análise teórica e metodológica para fundamentação teórica, entrevistas, estudo das patologias, elaboração de atividades contextualizadas, entre outras), tem contribuído tanto para a construção do conhecimento e para o afloramento da afetividade e sociabilidade das PD, quanto para a formação dos agentes atuantes no projeto. Deste modo, os avanços obtidos (desenvolvimento afetivo, social e cognitivo) em 2008 comprovam que é possível alcançar a inclusão das PD, desde que seu potencial e não suas limitações sejam evidenciadas e exploradas, de forma que expressem seus valores, idéias e habilidades.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/47942
Licence Type: 
Prazo de proteção legal dos direitos da obra
Type: 
Texto
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
u1_eai_v11_t07.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.