You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authornc-
dc.coverage.spatialRecife, Pernambuco - Brasilpt_BR
dc.date2008-
dc.date.accessioned2013-05-22T19:02:45Z-
dc.date.available2013-05-22T19:02:45Z-
dc.date.issued2013-05-22-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/65930-
dc.descriptionLocalizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Recife, Pernambuco. Foi construída em 1630 pela Irmandade dos Homens Pretos da Vitória, associação constituída por escravos negros, e é um dos marcos da formação do município. A Igreja passou por reformas e atualmente conta com a nave, corredores laterais com galerias sobrepostas, coro, capela-mor, sacristia e salões para utilidades diversas.pt_BR
dc.description.abstractA igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos passou por diversas reformas, como sua ampliação e a reconstrução de seu frontispício, entalhado por Manuel Pais de Lima. As obras iniciaram em 1750 e terminaram em 1777. Para sua reconstrução, participaram também oficiais carpinteiros e marceneiros e o famoso entalhador Manuel Alvarez. A igreja se tornou um ícone da arte barroca e foi inspirada nos conventos franciscanos.pt_BR
dc.subjectEstilo barrocopt_BR
dc.subjectPeríodo colonialpt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectArte sacrapt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.titleIgreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretospt_BR
dc.description2Sua construção é típica das existentes na segunda metade do século XIII, e sua fachada possui uma só torre, um frontispício com volutas, um rosário e cinco grandes portas, sendo que no nicho de uma delas está presente uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, datada do período em que a igreja foi fundada. Há também, no consistório, uma imagem de São Benedito, de 1753. Em seu interior, podem-se observar, entre outros elementos, as talhas do altar-mor, os móveis da sacristia e um painel, pintado sobre o forro primitivo. Nele, está representada a Virgem Maria, rodeada por querubins mulatos, entregando o rosário a São Domingos. No corredor lateral, encontra-se uma galeria de arte. Também podem ser encontradas, dentro da igreja, imagens de santos, em sua maioria negros, como São Benedito, São Baltazar e Santa Efigênia.pt_BR
dc.description3Tirapeli, Percival, 1952-pt_BR
dc.creator.autorentidadeAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBens Tombados. Disponível em: <http://www.cultura.pe.gov.br/bens_tombados.html>. Acesso em: 23 Jan 2012.pt_BR
dc.description.bibliographyCARRAZZONI, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1980.pt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, vol. 1 e 2, 1983.pt_BR
dc.description.bibliographySIMÕES, J. M. S. N. Azulejaria Portuguesa no Brasil, 1500 – 1822. Lisboa: Fundação Caluste Gunbenkian, 1965.pt_BR
dc.description.bibliographySMITH, Robert C. Igrejas, Casas e Móveis, Aspectos da Arte Colonial Brasileira. Recife: MEC/IPHAN, 1979.pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
Ig N Sra do Rosário dos Pretos (1).jpgFrontispício2.02 MBJPEGThumbnail
View/Open
Ig N Sra do Rosário dos Pretos (2).jpgPintura do forro da nave2.06 MBJPEGThumbnail
View/Open
Ig N Sra do Rosário dos Pretos (3).jpgDetalhe da pintura do forro da nave2.85 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.