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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchlünzen Junior, Klaus-
dc.date.accessioned2013-10-04T22:04:37Z-
dc.date.available2013-10-04T22:04:37Z-
dc.date.created2013-10-04-
dc.date.issued2013-10-04-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141122-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.titleACESSIBILIDADE NO NEAD/UNESPpt_BR
dc.creator.identifierNEaD - Unesppt_BR
dc.subject.categoryAcessiilidadept_BR
dc.subject.category2Educação a Distânciapt_BR
dc.description2No Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) são propostos cursos de Educação a Distância (EaD) em nível de extensão, graduação e pós-graduação, considerando os pressupostos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tais como a necessidade de garantir sua presença no cenário social brasileiro como lócus de produção e disseminação do conhecimento, e a missão de formar indivíduos dotados de cultura e conhecimento científico e tecnológico que tenham condições de contribuir para o progresso material e cultural do Brasil e do mundo (UNESP, 2009, p. 19). Além de contribuir para a definição de políticas institucionais para EaD na UNESP, o NEaD apoia, orienta e avalia a oferta de cursos na modalidade a distância; produz materiais didáticos digitais; fomenta e dissemina estratégias pedagógicas e desenvolve formações destinadas ao uso de tecnologias digitais para os profissionais da educação básica e superior. No ano de 2013, foi instituído no NEaD um Projeto de Desenvolvimento e Implementação de Acessibilidade para o Sistema de Gestão de Ensino e Aprendizagem na EaD. Para cada segmento, uma equipe foi constituída e a partir desse momento, os profissionais se envolveram em pesquisas, desenvolvimento e implementação de produtos e serviços contemplando um conjunto de ações para garantir que os produtos e serviços possam ser acessados e utilizados por um maior número de pessoas, ou seja, pela diversidade humana, contemplando uma melhor ergonomia para todos e a equiparação de oportunidades. O referido Projeto é aparado pelo princípio do Desenho Universal, instituído por meio do Decreto nº 6.949 (BRASIL, 2009) que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que define o Desenho Universal como a “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico. O desenho universal não excluirá as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessárias”.pt_BR
dc.subject.keywordacessibilidade, unesp, educação a distância, moodlept_BR
dc.type.copyrightPrazo de proteção legal dos direitos da obrapt_BR
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

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