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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authornc-
dc.coverage.spatialOuro Branco, Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date2013-05-28-
dc.date.accessioned2013-10-29T17:34:27Z-
dc.date.available2013-10-29T17:34:27Z-
dc.date.issued2013-10-29-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/141152-
dc.identifier.urihttps://drive.google.com/drive/folders/1yqkneM16ixbbiGnzdw_Ko8Pvs48EEPr4?usp=sharingpt_BR
dc.descriptionA igreja é das mais antigas, data de 1717 à 1779, possui um adro fechado e uma grande praça em frente. Sua fachada, foi modificada em 1774 – 1779. No interior a combinação de dois períodos distintos: seus altares são barrocos da transição do estilo nacional português para o joanino das primeiras décadas do século XVIII, dourado de 1735 - 1750 e a pintura rococó do forro da nave em tons pastéis do mestre Ataíde são do início do século XIX. O douramento sacrário foi feito por Antônio Fernandes Lima em 1754. Tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tombamento: nº 0402-Tpt_BR
dc.description.abstractA combinação de arenito em diversos tons na fachada, do amarelo claro ao vermelho, animam a área plana branca do frontispício com o grande óculo trilobado encimado pelo espesso entalhamento curvo. As pequenas torres ladeiam o triângulo frontão com curvas e contra curvas. No centro da nave uma pintura ilusionista do Mestre Ataíde com a Virgem entregando o Menino Jesus para Santo Antônio. O esboço da arquitetura e anjos nas laterais é da escola dos discípulos do artista. Na abóbada da capela-mor, há uma pintura imitando a solução pictórica de falsa cúpula, a exemplo da Sé de Mariana. Os três retábulos são de feitura erudita: o de São Miguel e Almas e da Imaculada. Destaca-se o altar-mor com colunas exuberantes, semelhantes a aquelas da matriz de Tiradentes. O primeiro terço de ambas são de folhagens acânticas que sobem em movimentos flamejantes. Acima, três putti em composição renascentista em rotondo. Nas laterais coladas às paredes, colunas caprichosas com enrolamentos internos são sustentadas por mascarões emplumados com fisionomias indígenas. O grande sacrário esférico tem um sol na portinhola confirmando a simbologia de Cristo como luz do mundo.pt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPintura Rococópt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.titleIgreja Matriz de Santo Antônio (Ouro Branco)pt_BR
dc.title.alternativeMother Church of Santo Antônioen_US
dc.description3Fotografia por Luciara Bruno Garcia; Texto por Percival Tirapeli.pt_BR
dc.subject.keywordBaroque Architectureen_US
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.subject.keywordColonial Perioden_US
dc.description.abstract2The big square, decorated for the patron saint’s festival on the 13th of June, is the scenario for the temple, the façade of which was modified in 1774 -1779, augmenting its theatrical appearance. With heavy, stone lines, the work is a mixture of various shades of sandstone, from pale yellow to red, which lift the flat, white frontispiece, with the big, trilobite oculus surmounted by the curvilinear lintel. In the interior, the unique combination of two distinct periods: the baroque, gilded woodwork decoration of 1735 -1750. In the entrance, above the choir, there is a painting of a pope indicating the church’s symbolic layout, with an angel with the papal insignias: báculo (a kind of staff) and tiara. The retables are unusually made: São Miguel e Almas and Imaculada are next to the chancel arch. The high altar is highlighted with superb columns, similar to those in the Mother Church of Tiradentes. Both of them present acanthus foliage rising in flaming movement a third of the way up. Above, three putti, in a Renaissance, rotondo composition mark their upper segment. On the sides, up against the walls, fanciful columns with internal twists are supported by stone masks with feathered, indigenous faces. The big, round tabernacle displays a sun on its door, confirming the symbolism of Christ as the light of the world. Its gilding was done by Antônio Fernandes Lima in 1754. There is a painting imitating the pictorial solution of a faux cupola on the dome in the chancel, the same as the one in the see of Mariana.en_US
dc.creator.otherAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyCARRAZZONI, Maria Elisa. Guia dos Bens Tombados. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1987.pt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record,1983. v.1 e v.2pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo. Metalivros, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Restauros

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mg_isa_01.jpgAltar lateral direito6.85 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_02.jpgAltar lateral esquerdo9.27 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_03.jpgAltar mor9.01 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_04.jpgCruz na capela lateral4.49 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_05.jpgDetalhe da pintura do forro sobre o coro9.44 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_06.jpgFachada da igreja5.78 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_07.jpgPintura do forro da capela mor7.8 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_08.jpgPintura do forro da nave2.99 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_09.jpgSacristia5.68 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_10.jpgSanta Ceia pintura lateral6.74 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_11.jpgSanta Ceia pintura lateral7.05 MBJPEGThumbnail
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mg_isa_12.jpgVista geral tomada do coro da igreja7.35 MBJPEGThumbnail
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