Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155281
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Maria | - |
dc.coverage.spatial | São Paulo, São Paulo - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2013-11-10 | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-30T13:29:16Z | - |
dc.date.available | 2014-04-30T13:29:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155281 | - |
dc.description | Escultura em bronze polido, mede 42,2x44,6x12,9 cm. | pt_BR |
dc.description.abstract | : Maria Martins (1894-1973) foi uma mulher à frente de seu tempo, escultora, desenhista, gravadora e escritora. Casada com o diplomata brasileiro Carlos Martins Pereira e Sousa (1884-1965), viveu muitos anos na Europa onde iniciou os seus estudos em pintura e escultura. Em 1939, muda-se com Carlos Martins para Washington D.C. Posteriormente, aluga um apartamento em Nova York onde estuda escultura com Jacques Lipchitz (1891 - 1973), realizando trabalhos em bronze. Em 1941, faz sua primeira exposição individual, na Corcoran Art Gallery, em Nova York. Conhece André Breton (1896 - 1966), que a apresenta a artistas europeus ligados ao movimento surrealista e ao dadaísmo, como Michel Tapiè (1909 - 1987), André Masson (1896 - 1987), Yves Tanguy (1900 - 1955), Max Ernst (1891 - 1976) e Marcel Duchamp (1887 - 1968). Em 1948, muda-se para Paris, onde seu ateliê torna-se local de encontro de intelectuais e artistas. Volta definitivamente ao Brasil em 1950. Colabora na organização das primeiras Bienais Internacionais de São Paulo e na fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Calendário da eternidade e Três avide, por sua vez, sugerem as aberturas do corpo, pontos de dissolução da forma nos mistérios da profundeza informe: talvez bocas, talvez vulvas. | pt_BR |
dc.subject | Escultura em bronze | pt_BR |
dc.subject | Estilo Surrealista francês | pt_BR |
dc.subject | Gravurista | pt_BR |
dc.subject | Desenhista | pt_BR |
dc.title | Calendário da eternidade | pt_BR |
dc.description3 | Fotografia Percival Tirapeli; Pesquisa Viviane Comunale; Tratamento de imagem Karen Veiga | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | NAIFY, Cosac (Org.). Maria. São Paulo: Cosac Naify, 2010 | pt_BR |
dc.description.bibliography | ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 2. | pt_BR |
dc.description.bibliography | http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2690&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1 acesso em 10 de novembro de 2013 | pt_BR |
dc.contributor.institution | Acervo “Barroco Memória Viva" | pt_BR |
Appears in Collections: | Escultura |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sp_emmam_calendariodaetern.jpg | 1.33 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.