Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/179653
Título: 
Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
Autor(es): 
de Faria Filho, Padre João
Instituição: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Descrição: 
Diante de vasto largo fronteiriço, destaca-se pela monumentalidade conseguida na distribuição em cinco partes verticais confirmada pelas colunas que a verticalizam.O alteamento do triangulo frontão conjuga-se com os pensamentos neoclássicos. O duplo entalhamento entre as janelas do coro e as aberturas dos campanários conferem à fachada serenidade e horizontalidade. O alteamento e suspensão do frontão triangular, colocação de colunas livres da estrutura, alongamento das molduras das envasaduras, colocação de nichos, imitação de material (pedra), verticalidade das torres com arremates bulbosos, proporção entre entablamentos horizontais e verticais, amarração de alvenaria envolvendo a estrutura de taipa de pilão, criando solução em arcos de estrutura emocionante para o avolumamento do templo e, por fim, o ocultamento das telhas através de platibandas fizeram com que as estruturas coloniais fossem encobertas por novidades estéticas. A luminosidade e severidade do neoclássico da fachada se confunde com a falta de luz interior e altares neoclássicos incrustados nas paredes internas. A todo instante, tem-se a impressão de que a decoração e colocação de figuras ali estão para substituir a qualidade estrutural. Em uma das portas laterais encontra-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso em barro policromado, reminiscência do período colonial.
Resumo: 
A matriz de Nossa Senhora de Bom sucesso de Pindamonhangaba deve seu atual aspecto ao arquiteto Antônio Pereira de Carvalho que em 1842. A “vergonha das manifestações barrocas ou coloniais” fizeram com que as igrejas passassem por profundas reformas. Muitos foram os recursos usados para encobrir as estruturas das primitivas igrejas ou capelas.
Data de publicação: 
11-Mar-2010
Data de publicação: 
15-Set-2014
Palavras-chaves: 
  • Arquitetura barroca
  • Estilo Barroco
  • Arte Sacra
  • Período Colonial
Créditos: 
Fotografia e texto Percival Tirapeli; Tratamento das imagens Letícia Mayumi Ozono.
Local: 
Pindamonhangaba, São Paulo - Brasil
Referência bibliográfica: 
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas paulistas: Barroco e Rococó. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
  • O Santuário: História. Disponível em: <http://www.santuariomarianopinda.com.br/sant_historia.asp>. Acesso em: 13 jul 14.
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/179653
Tipo de Licença: 
Personalizado
Aparece nas coleções:Arte Brasileira - Século XIX

Arquivos deste item
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sp_nsbs_001.JPGFachada principal1.58 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_002.JPGVista geral e pintura do forro1.85 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_003.JPGPintura do forro2.35 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_004 .JPGAltar-mor8.09 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_005.JPGAltar lateral do Sagrado Coração de Jesus7.9 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_006.JPGVista lateral da nave e coro1.83 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_007.JPGPintura do forro2.09 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_008.JPGDetalhe da nave1.66 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_009.JPGAltar lateral de Santa Rita2.06 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_010.JPGCoro com órgão1.89 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_011.JPGVista das capelas laterais1.86 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_012.JPGAltar lateral de Santo Antônio1.76 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
sp_nsbs_013.JPGNossa Senhora do Bonsucesso1.97 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.