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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/179653
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorde Faria Filho, Padre João-
dc.coverage.spatialPindamonhangaba, São Paulo - Brasilpt_BR
dc.date2010-03-11-
dc.date.accessioned2014-09-15T14:53:02Z-
dc.date.available2014-09-15T14:53:02Z-
dc.date.issued2014-09-15-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/179653-
dc.descriptionDiante de vasto largo fronteiriço, destaca-se pela monumentalidade conseguida na distribuição em cinco partes verticais confirmada pelas colunas que a verticalizam.O alteamento do triangulo frontão conjuga-se com os pensamentos neoclássicos. O duplo entalhamento entre as janelas do coro e as aberturas dos campanários conferem à fachada serenidade e horizontalidade. O alteamento e suspensão do frontão triangular, colocação de colunas livres da estrutura, alongamento das molduras das envasaduras, colocação de nichos, imitação de material (pedra), verticalidade das torres com arremates bulbosos, proporção entre entablamentos horizontais e verticais, amarração de alvenaria envolvendo a estrutura de taipa de pilão, criando solução em arcos de estrutura emocionante para o avolumamento do templo e, por fim, o ocultamento das telhas através de platibandas fizeram com que as estruturas coloniais fossem encobertas por novidades estéticas. A luminosidade e severidade do neoclássico da fachada se confunde com a falta de luz interior e altares neoclássicos incrustados nas paredes internas. A todo instante, tem-se a impressão de que a decoração e colocação de figuras ali estão para substituir a qualidade estrutural. Em uma das portas laterais encontra-se um nicho com a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso em barro policromado, reminiscência do período colonial.pt_BR
dc.description.abstractA matriz de Nossa Senhora de Bom sucesso de Pindamonhangaba deve seu atual aspecto ao arquiteto Antônio Pereira de Carvalho que em 1842. A “vergonha das manifestações barrocas ou coloniais” fizeram com que as igrejas passassem por profundas reformas. Muitos foram os recursos usados para encobrir as estruturas das primitivas igrejas ou capelas.pt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.titleIgreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucessopt_BR
dc.description3Fotografia e texto Percival Tirapeli; Tratamento das imagens Letícia Mayumi Ozono.pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas paulistas: Barroco e Rococó. São Paulo: Editora UNESP, 2003.pt_BR
dc.description.bibliographyO Santuário: História. Disponível em: <http://www.santuariomarianopinda.com.br/sant_historia.asp>. Acesso em: 13 jul 14.pt_BR
dc.contributor.institutionAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Século XIX

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sp_nsbs_001.JPGFachada principal1.58 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_002.JPGVista geral e pintura do forro1.85 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_003.JPGPintura do forro2.35 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_004 .JPGAltar-mor8.09 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_005.JPGAltar lateral do Sagrado Coração de Jesus7.9 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_006.JPGVista lateral da nave e coro1.83 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_007.JPGPintura do forro2.09 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_008.JPGDetalhe da nave1.66 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_009.JPGAltar lateral de Santa Rita2.06 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_010.JPGCoro com órgão1.89 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_011.JPGVista das capelas laterais1.86 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_012.JPGAltar lateral de Santo Antônio1.76 MBJPEGThumbnail
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sp_nsbs_013.JPGNossa Senhora do Bonsucesso1.97 MBJPEGThumbnail
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