You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.author(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio-
dc.coverage.spatialCongonhas do Campo, Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date2014-09-01-
dc.date.accessioned2014-11-23T01:59:54Z-
dc.date.available2014-11-23T01:59:54Z-
dc.date.issued2014-11-22-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252161-
dc.descriptionProfeta Amós. Pedra sabão em dois blocos, 221cm. (1800 – 1805). Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG. (1757 – 1805). O profeta traz consigo um filactério, no qual está inscrito: “Feito primeiro pastor, e em seguida profeta, acuso as vacas gordas e os chefes de Israel.” Amós, cap.1.pt_BR
dc.description.abstractÉ graças ao drama litúrgico que os profetas se introduziram na iconografia da Idade Média com os dramas da Ressurreição e Encarnação, quando os profetas eram chamados a comparecer e testemunhar numa espécie de processo contra os judeus. Nesse drama, que derivava de um sermão de Santo Agostinho, cada profeta dizia uma frase, tirada de um de seus escritos, para provar a verdade da Encarnação. Nos três planos do adro, os profetas ordenam seus gestos, simetricamente, em relação ao eixo de composição – vários deles são semelhantes, como atores de um mesmo grupo, mas encarnam alguns protagonistas que trazem consigo todo o sentido do drama.pt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEscultura Barrocapt_BR
dc.subjectAleijadinhopt_BR
dc.subjectAntônio Francisco Lisboapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titleProfetas de Aleijadinho – Amóspt_BR
dc.title.alternativeProphets of Aleijadinho - Amosen_US
dc.description3texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwanpt_BR
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.subject.keywordBaroque Sculptureen_US
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.description.abstract2The prophets were an important part of medieval iconography, largely through the drama of the liturgy. In dramatized presentations of the Incarnation and Resurrection, the prophets were invoked ad witnesses in a sort of tribunal held to arraign the Jews. These dramas derived from a sermon by St. Augustine. Each prophet spoke an extract from his writings to prove the truth of the Incarnation. Arranged on three planes around the forecourt, the prophets are positioned symmetrically in relation to the axis of the composition. There are several similarities, as if they were actor in the same scene, but a few stand out as protagonists in a central drama. The prophet carries a phylactery, which is inscribed: “First a shepherd and then a prophet, i preach against the fat cows and chiefs of Israel.“ Amos, chap.1.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.pt_BR
dc.description.bibliographyTEIXEIRA, José de Monterroso. Aleijadinho, o teatro da fé. São Paulo: Metalivros, 2007.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.pt_BR
dc.description.bibliographyTOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993.pt_BR
dc.contributor.institutionBarroco Memória Vivapt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
imagem_geral.jpgAdro com os profetas5.47 MBJPEGThumbnail
View/Open
Congonhas Aleijadinho,Amós (53).JPGCongonhas Aleijadinho,Amós2.87 MBJPEGThumbnail
View/Open
Congonhas Aleijadinho,Amós (52).JPGCongonhas Aleijadinho,Amós2.55 MBJPEGThumbnail
View/Open
Congonhas Aleijadinho,Amós (51).JPGCongonhas Aleijadinho,Amós4 MBJPEGThumbnail
View/Open
Congonhas Aleijadinho, Amós. (3).JPGCongonhas Aleijadinho, Amós2.46 MBJPEGThumbnail
View/Open
Congonhas Aleijadinho, Amós (55).JPGCongonhas Aleijadinho, Amós3.68 MBJPEGThumbnail
View/Open
Congonhas Aleijadinho, Amós (52).JPGCongonhas Aleijadinho, Amós3.83 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.