You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.author(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio-
dc.coverage.spatialCongonhas do Campo, Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date2014-10-01-
dc.date.accessioned2014-12-03T15:21:03Z-
dc.date.available2014-12-03T15:21:03Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252180-
dc.descriptionEsta cena mostra o momento em que Cristo subindo ao Calvário compadeceu-se das mulheres de Jerusalém que choravam seu suplicio. Uma mulher com a criança e outra em lágrimas miram a caminhada morro acima para o Calvário. A figura de Cristo tem um passo largo confirmado pela túnica em tonalidades contrastantes - branca e roxa – e o manto em S envolvendo os dois planos da figura que com gestos largos curva-se, sobe com esforço, agarra a cruz e mira profundamente as mulheres lacrimosas. A pequena figura do menino com os cravos caberia também na cena da crucificação.pt_BR
dc.description.abstractEste santuário é considerado o altar da arte do Brasil colonial. Foi fundado pelo português Feliciano Mendes e forma o maior e mais extraordinário conjunto arquitetônico e artístico do país. Nesse santuário, trabalharam, entre outros, os mestres Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito e Manuel Rodrigues Coelho; os pintores João Nepomuceno (forro da nave e outros painéis) e Bernardo Pires (teto da capela-mor); os entalhadores Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho e Luís Pinheiro de Sousa; quatro grandes anjos de Francisco Vieira Servas no retábulo-mor, e, por fim, Aleijadinho, que esculpiu na parte externa,os doze profetas em pedra-sabão do adro da igreja, bem como as 64 esculturas de cedro policromadas por Manuel da Costa Ataíde, dispostas em seis capelas denominadas Passos da Paixão com atual paisagismo de Burle Marx. O santuário possui ainda um museu de ex-votos. Todo conjunto passou por restauro em 1957 projeto do Iphan conhecido como Reconquista de Congonhas.pt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectEscultura Barrocapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.titlePassos da Paixão, Cruz as Costas (Santuário Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG)pt_BR
dc.title.alternativePassion Steps, Prison (Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG)en_US
dc.description3texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwanpt_BR
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.subject.keywordBaroque Sculptureen_US
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.description.abstract2A sanctuary founded by Portuguese Feliciano Mendes, its altar is considered to be art from colonial Brazil. To experience the sanctuary of Congonhas, built along the lines of those sacred bold massings in the North of Portugal, is, without a doubt, to enter the heart and soul of Minas art. On top of Maranhão Hill, its little chapels and white church are highlighted by imperial palms and sinuous, bluish mountains in the background. It is one of Brazilian art’s most glorious moments, our Bible sculpted in soapstone, in the words of the modernist poets Mário and Oswald de Andrade, Who saw here the possibility of a rupture with Portuguese art in favor of a legitimate expression of Brazilianism. The pilgrim begins the visit by the little chapels of the Via Sacra, at the beginning of the climb through the Last Supper, with the apostles around the table, Christ in the middle and two servants on the sides. It is most expressive due to the position of the hands and faces that argue over who is going to betray Jesus. The first sculptures are full-size, and then only torsoes are displayed sitting on footstools. The polychrome, by master Ataíde, is in discreet, pastel shades. In other chapels the Christ and central figures are by master Aleijadinho; the secondary figures were turned over to artisans from his atelier.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.pt_BR
dc.description.bibliographyLOURIVAL, Gomes Machado. Barroco Mineiro. São Paulo: Editora Perspectiava, 1978. 3ª Ed.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Os Passos de Congonhas e Suas Restaurações. The Passos of Congonhas and Their Restorations. São Paulo: Iphan. 2011.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELLI, Percival e PFEIFFER, Wolfgang. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 1999.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.pt_BR
dc.description.bibliographyTOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993.pt_BR
dc.contributor.institutionBarroco Memória Vivapt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
mg_cruz_01.JPGCruz as Costas - Canto Esquerdo5.85 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_cruz_02.JPGCruz as Costas - Canto Direito5.26 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_cruz_03.JPGCruz as Costas - Detalhe, Jesus Cristo5.32 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_cruz_04.JPGCruz as Costas - Detalhe, Mulher5.28 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_cruz_05.JPGCruz as Costas - Visão da Capela5.33 MBJPEGThumbnail
View/Open
vista_geral.JPGVisão Geral das Capelas4.12 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.