Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252181
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | (Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio | - |
dc.coverage.spatial | Congonhas do Campo, Minas Gerais - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2013-05-28 | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-03T15:59:53Z | - |
dc.date.available | 2014-12-03T15:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252181 | - |
dc.description | O peregrino inicia sua visita pelas capelinhas da Via Sacra no pé da subida pela Sagrada Ceia com os apóstolos ao redor da mesa com Cristo ao centro e dois criados nas laterais. É das mais expressivas pela posição das mãos e rostos que dialogam quem iria trair Jesus. As primeiras esculturas são de corpo todo e depois apenas os troncos são expostos sobre tamboretes. A policromia do mestre Ataíde é discreta em tons pastéis. Os Cristos e figuras principais continuam sendo do mestre Aleijadinho nas outras capelas sendo as figuras secundárias entregues aos artesãos de seu atelier. A cena montada por Aleijadinho ao redor da mesa mostra o momento de perturbação de todos os apóstolos ao serem informados que um deles iria trair o Mestre. Os grupos formados a partir do centro –Cristo, João e Pedro – criam eco nos gestos teatralizados dos braços e mãos que mostram nervosismo e as cabeças voltadas para a cena central. Os músculos dos pescoços ressaltados pelos decotes das túnicas e emoldurados pelas barbas e cabelos prenunciam as rugas nas testas e os olhares perplexos a dialogarem com o olhar fixo de Cristo. Dois lacaios e as duas esculturas de corpo inteiro nas extremidades ocultam a cenografia barroca das esculturas restantes, de metade do corpo, dispostas sobre tamboretes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este santuário é considerado o altar da arte do Brasil colonial. Foi fundado pelo português Feliciano Mendes e forma o maior e mais extraordinário conjunto arquitetônico e artístico do país. Nesse santuário, trabalharam, entre outros, os mestres Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito e Manuel Rodrigues Coelho; os pintores João Nepomuceno (forro da nave e outros painéis) e Bernardo Pires (teto da capela-mor); os entalhadores Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho e Luís Pinheiro de Sousa; quatro grandes anjos de Francisco Vieira Servas no retábulo-mor, e, por fim, Aleijadinho, que esculpiu na parte externa,os doze profetas em pedra-sabão do adro da igreja, bem como as 64 esculturas de cedro policromadas por Manuel da Costa Ataíde, dispostas em seis capelas denominadas Passos da Paixão com atual paisagismo de Burle Marx. O santuário possui ainda um museu de ex-votos. Todo conjunto passou por restauro em 1957 projeto do Iphan conhecido como Reconquista de Congonhas. | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Escultura Barroca | pt_BR |
dc.subject | Estilo Barroco | pt_BR |
dc.title | Passos da Paixão, Ceia (Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG) | pt_BR |
dc.title.alternative | Passion Steps, The Last Supper (Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG) | en_US |
dc.description3 | texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwan. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sacred Art | en_US |
dc.subject.keyword | Baroque Scultpture | en_US |
dc.subject.keyword | Baroque Style | en_US |
dc.description.abstract2 | A sanctuary founded by Portuguese Feliciano Mendes, its altar is considered to be art from colonial Brazil. To experience the sanctuary of Congonhas, built along the lines of those sacred bold massings in the North of Portugal, is, without a doubt, to enter the heart and soul of Minas art. On top of Maranhão Hill, its little chapels and white church are highlighted by imperial palms and sinuous, bluish mountains in the background. It is one of Brazilian art’s most glorious moments, our Bible sculpted in soapstone, in the words of the modernist poets Mário and Oswald de Andrade, Who saw here the possibility of a rupture with Portuguese art in favor of a legitimate expression of Brazilianism. The pilgrim begins the visit by the little chapels of the Via Sacra, at the beginning of the climb through the Last Supper, with the apostles around the table, Christ in the middle and two servants on the sides. It is most expressive due to the position of the hands and faces that argue over who is going to betray Jesus. The first sculptures are full-size, and then only torsoes are displayed sitting on footstools. The polychrome, by master Ataíde, is in discreet, pastel shades. In other chapels the Christ and central figures are by master Aleijadinho; the secondary figures were turned over to artisans from his atelier. | en_US |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | BAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970. | pt_BR |
dc.description.bibliography | LOURIVAL, Gomes Machado. Barroco Mineiro. São Paulo: Editora Perspectiava, 1978. 3ª Ed. | pt_BR |
dc.description.bibliography | OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006. | pt_BR |
dc.description.bibliography | OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Os Passos de Congonhas e Suas Restaurações. The Passos of Congonhas and Their Restorations. São Paulo: Iphan. 2011. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELLI, Percival e PFEIFFER, Wolfgang. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 1999. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329 | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993. | pt_BR |
dc.contributor.institution | Barroco Memória Viva | pt_BR |
Appears in Collections: | Arte Brasileira - Barroco |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mg_ceia_01.JPG | Ceia - Visão Geral | 6.22 MB | JPEG | ![]() View/Open |
mg_ceia_02.JPG | Ceia - Visão Geral | 6.84 MB | JPEG | ![]() View/Open |
mg_ceia_03.JPG | Ceia - Jesus Cristo | 6.79 MB | JPEG | ![]() View/Open |
mg_ceia_04.JPG | Ceia - Detalhes das Mãos | 2.26 MB | JPEG | ![]() View/Open |
mg_ceia_05.JPG | Ceia - Entrada da Capela | 995.39 kB | JPEG | ![]() View/Open |
mg_ceia_06.JPG | Ceia - Detalhes do lado direito | 8.6 MB | JPEG | ![]() View/Open |
mg_ceia_07.JPG | Ceia - Detalhes do lado esquerdo | 7.75 MB | JPEG | ![]() View/Open |
vista_geral.JPG | Vista das Capelas | 4.12 MB | JPEG | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.