You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.author(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio-
dc.coverage.spatialOuro Preto, Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date2011-06-24-
dc.date.accessioned2014-12-03T16:35:29Z-
dc.date.available2014-12-03T16:35:29Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252186-
dc.descriptionTeve sua construção iniciada a partir da casa de noviciado, em l754, no Morro de Santa Quitéria. Apresenta a transição entre os partidos tradicionais de plantas retangulares para as de linhas curvas que caracterizam a arquitetura religiosa da segunda metade do setecentos. É provável que Aleijadinho tenha aqui tido as lições do pai, pois há certa semelhança entre este risco do Carmo e o da Igreja de São Francisco de Assis, no outro lado do morro, feito para a Ordem Terceira Franciscana, rivais na cidade. A inovação do frontispício consiste na introdução das linhas curvas nas torres chanfradas e no avanço do corpo da igreja, abrindo possibilidades de maior curvatura nas fachadas. A portada tem semelhanças com as obras de Aleijadinho, que pode ter feito o desenho. Na sacristia há um dos mais belos lavabos rococós de Aleijadinho, e também são seus os riscos de altares da nave, os de São João e os de Nossa Senhora da Piedade.pt_BR
dc.description.abstractA construção da igreja, entre 1766 e 1772, pertence à terceira fase do barroco. O arrematante da obra foi Francisco Cerqueira Lima. A planta da igreja é curva na parte da frente. O marco da portaria é de pedra lavrada, com sulcos paralelos. Em cima da portada, há um óculo envidraçado, emoldurado com ornatos e ladeado por duas sacadas com janelas rasgadas. Os altares laterais foram executados por Justino Ferreira de Andrade. Os altares laterais de São João e de Nossa Senhora da Piedade, e o lavabo de pedra-sabão da sacristia feitos por Aleijadinho (1776) são de decoração rococó esmerada. O lavabo incrustado na parede apresenta detalhes dourados. Sobre a base decorada está a taça recurvada, de itacolomito. Tem ao centro a figura esculpida da Virgem do Carmo com o Menino Jesus nos braços, sobre fundo radiante e espirais e, a sua volta, o painel é decorado com volutas e conchóides e os anjos estão segurando cartelas com frases em latim. O douramento dos altares e do lavabo, e a pintura da sacristia são de Manuel da Costa Ataíde.pt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.titleIgreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Pretopt_BR
dc.title.alternativeChurch of Third Order of N. Srª. Do Carmoen_US
dc.description3Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento das imagens por Letícia Mayumi Ozono.pt_BR
dc.subject.keywordBaroque Architectureen_US
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.description.abstract2The church was built between 1766 and 1772 with a design by Manuel Francisco Lisboa, Aleijadinho’s father. His son greatly admired the church and modified it with a graceful, undulant façade, in the new rococo style. The Church of Carmo, on Santa Quitéria Hill, writes one of the most beautiful pages in the history of Brazillian colonial architecture.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, German. A arquitetura religiosa e barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v. I e II, 1983.pt_BR
dc.description.bibliographyTELLES, Augusto C. da S. Alguns aspectos da arquitetura da segunda metade do século XVIII no Brasil. In: Revista Barroco – Arquitetura barroca no Brasil. Minas Gerais: UFMG, 1974, v.6.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam A. R. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Casac & Naif, 2003.pt_BR
dc.contributor.institutionAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
mg_iotnsc_001Fachada3.82 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_002Detalhes da portada em pedra3.56 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_003Detalhes da portada em pedra3.89 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_004Detalhes da portada em pedra4.36 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_005Detalhes da portada em pedra3.7 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_006Altar de São João Batista1.66 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_007Detalhe3 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_008Detalhe3.4 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_009Lavado da sacristia1.42 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_010Detalhe Lavabo1.65 MBJPEGThumbnail
View/Open
mg_iotnsc_011Relevo de São Pedro preso1.3 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.