Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252186
Registro de metadados completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | (Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio | - |
dc.coverage.spatial | Ouro Preto, Minas Gerais - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2011-06-24 | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-03T16:35:29Z | - |
dc.date.available | 2014-12-03T16:35:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252186 | - |
dc.description | Teve sua construção iniciada a partir da casa de noviciado, em l754, no Morro de Santa Quitéria. Apresenta a transição entre os partidos tradicionais de plantas retangulares para as de linhas curvas que caracterizam a arquitetura religiosa da segunda metade do setecentos. É provável que Aleijadinho tenha aqui tido as lições do pai, pois há certa semelhança entre este risco do Carmo e o da Igreja de São Francisco de Assis, no outro lado do morro, feito para a Ordem Terceira Franciscana, rivais na cidade. A inovação do frontispício consiste na introdução das linhas curvas nas torres chanfradas e no avanço do corpo da igreja, abrindo possibilidades de maior curvatura nas fachadas. A portada tem semelhanças com as obras de Aleijadinho, que pode ter feito o desenho. Na sacristia há um dos mais belos lavabos rococós de Aleijadinho, e também são seus os riscos de altares da nave, os de São João e os de Nossa Senhora da Piedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção da igreja, entre 1766 e 1772, pertence à terceira fase do barroco. O arrematante da obra foi Francisco Cerqueira Lima. A planta da igreja é curva na parte da frente. O marco da portaria é de pedra lavrada, com sulcos paralelos. Em cima da portada, há um óculo envidraçado, emoldurado com ornatos e ladeado por duas sacadas com janelas rasgadas. Os altares laterais foram executados por Justino Ferreira de Andrade. Os altares laterais de São João e de Nossa Senhora da Piedade, e o lavabo de pedra-sabão da sacristia feitos por Aleijadinho (1776) são de decoração rococó esmerada. O lavabo incrustado na parede apresenta detalhes dourados. Sobre a base decorada está a taça recurvada, de itacolomito. Tem ao centro a figura esculpida da Virgem do Carmo com o Menino Jesus nos braços, sobre fundo radiante e espirais e, a sua volta, o painel é decorado com volutas e conchóides e os anjos estão segurando cartelas com frases em latim. O douramento dos altares e do lavabo, e a pintura da sacristia são de Manuel da Costa Ataíde. | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura barroca | pt_BR |
dc.subject | Estilo Barroco | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Período Colonial | pt_BR |
dc.title | Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto | pt_BR |
dc.title.alternative | Church of Third Order of N. Srª. Do Carmo | en_US |
dc.description3 | Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento das imagens por Letícia Mayumi Ozono. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baroque Architecture | en_US |
dc.subject.keyword | Baroque Style | en_US |
dc.subject.keyword | Sacred Art | en_US |
dc.description.abstract2 | The church was built between 1766 and 1772 with a design by Manuel Francisco Lisboa, Aleijadinho’s father. His son greatly admired the church and modified it with a graceful, undulant façade, in the new rococo style. The Church of Carmo, on Santa Quitéria Hill, writes one of the most beautiful pages in the history of Brazillian colonial architecture. | en_US |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | BAZIN, German. A arquitetura religiosa e barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v. I e II, 1983. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TELLES, Augusto C. da S. Alguns aspectos da arquitetura da segunda metade do século XVIII no Brasil. In: Revista Barroco – Arquitetura barroca no Brasil. Minas Gerais: UFMG, 1974, v.6. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329 | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil. | pt_BR |
dc.description.bibliography | OLIVEIRA, Myriam A. R. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Casac & Naif, 2003. | pt_BR |
dc.contributor.institution | Acervo "Barroco Memória Viva" | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Arte Brasileira - Barroco |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mg_iotnsc_001 | Fachada | 3.82 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_002 | Detalhes da portada em pedra | 3.56 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_003 | Detalhes da portada em pedra | 3.89 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_004 | Detalhes da portada em pedra | 4.36 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_005 | Detalhes da portada em pedra | 3.7 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_006 | Altar de São João Batista | 1.66 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_007 | Detalhe | 3 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_008 | Detalhe | 3.4 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_009 | Lavado da sacristia | 1.42 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_010 | Detalhe Lavabo | 1.65 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
mg_iotnsc_011 | Relevo de São Pedro preso | 1.3 MB | JPEG | ![]() Ver/Abrir |
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.