Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252187
Título: 
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
Título alternativo: 
Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos
Autor(es): 
(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio
Instituição: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Descrição: 
Antes de adentrar no templo a portada em pedra-sabão inaugura o novo estilo rococó que atingirá todas as outras igrejas a partir da segunda metade do século XVIII. Internamente se surpreende pela coloração pastel exibida em toda programação pictórica, desde o coro com figuras dos patriarcas do antigo testamento, as cenas da vida de Maria e o Menino Jesus ainda nas paredes da nave e da paixão na capela-mor. Completando as cenas do Sacro Monte o altar-mor tem o Bom Jesus crucificado e na base no altar o Cristo depositado no esquife.
Resumo: 
Este santuário é considerado o altar da arte do Brasil colonial. Foi fundado pelo português Feliciano Mendes e forma o maior e mais extraordinário conjunto arquitetônico e artístico do país. Nesse santuário, trabalharam, entre outros, os mestres Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito e Manuel Rodrigues Coelho; os pintores João Nepomuceno (forro da nave e outros painéis) e Bernardo Pires (teto da capela-mor); os entalhadores Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho e Luís Pinheiro de Sousa; quatro grandes anjos de Francisco Vieira Servas no retábulo-mor, e, por fim, Aleijadinho, que esculpiu na parte externa,os doze profetas em pedra-sabão do adro da igreja, bem como as 64 esculturas de cedro policromadas por Manuel da Costa Ataíde, dispostas em seis capelas denominadas Passos da Paixão com atual paisagismo de Burle Marx. O santuário possui ainda um museu de ex-votos. Todo conjunto passou por restauro em 1957 projeto do Iphan conhecido como Reconquista de Congonhas. Tombamento preservation register : n° 75-T-239.
Data de publicação: 
1-Jun-2010
Data de publicação: 
3-Dez-2014
Sinopse: 
This sanctuary church, founded by Feliciano Mendes, a Portuguese immigrant, comprises the largest and most extraordinary architectural and artistic complex in Brazil. Among the craftsmen and artists who worked on the buildings were master builders Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito and Manuel Rodrigues Coelho; painters João Nepomuceno (nave ceiling and other panels) and Bernardo Pires (chancel ceiling); carvers Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho and Luís Pinheiro de Sousa; and Aleijadinho, who sculpted in soapstone the twelve prophets in the forecourt of the church as well as 64 cedar statues, polychromed by Manuel da Costa Ataíde, arranged in six chapels representing the stations of Christ’s Passion. There is also an ex-voto museum. Before entering the temple, the soapstone portal inaugurates a new style of rococo, which would reach all the other churches as of the second half of the 18th century. The inside is amazing, with a pastel coloring all through the pictorial design, from the choir with figures of the patriarchs of the Old Testament to scenes from the life of Mary and Baby Jesus on the walls in the nave; and of the Passion in the main chapel (Oliveira, 2005, pp. 37-49). Completing the scenes of the Sacred Mountain, the high altar has the Good Lord crucified and, at its base, Christ placed in the casket watched over by a kneeling angel. The light that intensifies the polychrome in pastel shades in the retables makes the illusionist painting in ochre hues on the ceiling shine. There are four big angels by Francisco Vieira Sevras in the retable.
Palavras-chaves: 
  • Arquitetura barroca
  • Estilo Barroco
  • Arte Sacra
  • Período Colonial
Palavras chaves: 
  • Sacred Art
  • Baroque Architecture
Créditos: 
Texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwan
Local: 
Congonhas do Campo, Minas Gerais - Brasil
Referência bibliográfica: 
  • Bibliografia: TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329
  • TIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil.
  • BAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.
  • TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.
  • TOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993.
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252187
Tipo de Licença: 
Personalizado
Aparece nas coleções:Arte Brasileira - Barroco

Arquivos deste item
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
animação.gif(Animação) entorno do Santuário Bom Jesus de Matosinhos4.49 MBGIFThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_001.JPGFachada 4.28 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_002.JPGPortada em pedra1.84 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_003.JPGPortada3.79 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_004.JPGCapela-mor e pintura do forro3.22 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_005.JPGAltar-mor2.98 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_006.JPGRetábulo lateral2.82 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_007.JPGCapela-mor2.65 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
mg_ibjm_008.JPGRetábulo lateral2.82 MBJPEGThumbnail
Ver/Abrir
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.