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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252187
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dc.contributor.author(Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio-
dc.coverage.spatialCongonhas do Campo, Minas Gerais - Brasilpt_BR
dc.date2010-06-01-
dc.date.accessioned2014-12-03T17:12:28Z-
dc.date.available2014-12-03T17:12:28Z-
dc.date.issued2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252187-
dc.descriptionAntes de adentrar no templo a portada em pedra-sabão inaugura o novo estilo rococó que atingirá todas as outras igrejas a partir da segunda metade do século XVIII. Internamente se surpreende pela coloração pastel exibida em toda programação pictórica, desde o coro com figuras dos patriarcas do antigo testamento, as cenas da vida de Maria e o Menino Jesus ainda nas paredes da nave e da paixão na capela-mor. Completando as cenas do Sacro Monte o altar-mor tem o Bom Jesus crucificado e na base no altar o Cristo depositado no esquife.pt_BR
dc.description.abstractEste santuário é considerado o altar da arte do Brasil colonial. Foi fundado pelo português Feliciano Mendes e forma o maior e mais extraordinário conjunto arquitetônico e artístico do país. Nesse santuário, trabalharam, entre outros, os mestres Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito e Manuel Rodrigues Coelho; os pintores João Nepomuceno (forro da nave e outros painéis) e Bernardo Pires (teto da capela-mor); os entalhadores Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho e Luís Pinheiro de Sousa; quatro grandes anjos de Francisco Vieira Servas no retábulo-mor, e, por fim, Aleijadinho, que esculpiu na parte externa,os doze profetas em pedra-sabão do adro da igreja, bem como as 64 esculturas de cedro policromadas por Manuel da Costa Ataíde, dispostas em seis capelas denominadas Passos da Paixão com atual paisagismo de Burle Marx. O santuário possui ainda um museu de ex-votos. Todo conjunto passou por restauro em 1957 projeto do Iphan conhecido como Reconquista de Congonhas. Tombamento preservation register : n° 75-T-239.pt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.titleSantuário de Bom Jesus de Matosinhospt_BR
dc.title.alternativeSanctuary of Bom Jesus de Matosinhosen_US
dc.description3Texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme e fotografia por Jacob Gelwanpt_BR
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.subject.keywordBaroque Architectureen_US
dc.alternativeBaroque Styleen_US
dc.description.abstract2This sanctuary church, founded by Feliciano Mendes, a Portuguese immigrant, comprises the largest and most extraordinary architectural and artistic complex in Brazil. Among the craftsmen and artists who worked on the buildings were master builders Antônio Roiz Falcato, Francisco de Lima Cerqueira, Tomás de Maya Brito and Manuel Rodrigues Coelho; painters João Nepomuceno (nave ceiling and other panels) and Bernardo Pires (chancel ceiling); carvers Hierônimo Teixeira, Manuel Rodrigues Coelho and Luís Pinheiro de Sousa; and Aleijadinho, who sculpted in soapstone the twelve prophets in the forecourt of the church as well as 64 cedar statues, polychromed by Manuel da Costa Ataíde, arranged in six chapels representing the stations of Christ’s Passion. There is also an ex-voto museum. Before entering the temple, the soapstone portal inaugurates a new style of rococo, which would reach all the other churches as of the second half of the 18th century. The inside is amazing, with a pastel coloring all through the pictorial design, from the choir with figures of the patriarchs of the Old Testament to scenes from the life of Mary and Baby Jesus on the walls in the nave; and of the Passion in the main chapel (Oliveira, 2005, pp. 37-49). Completing the scenes of the Sacred Mountain, the high altar has the Good Lord crucified and, at its base, Christ placed in the casket watched over by a kneeling angel. The light that intensifies the polychrome in pastel shades in the retables makes the illusionist painting in ochre hues on the ceiling shine. There are four big angels by Francisco Vieira Sevras in the retable.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBibliografia: TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil.pt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. Aleijadinho e a escultura Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1970.pt_BR
dc.description.bibliographyOLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Aleijadinho e o santuário de Congonhas. Roteiros do Patrimônio. Brasília: Monumenta/Iphan, 2006.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil, World Heritage sights in Brazil. São Paulo: Metalivros, 2000.pt_BR
dc.description.bibliographyTOLEDO, Benedito Lima de. Do Século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In História Geral da Arte no Brasil. (ZANINI, Walter, org.). São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1993.pt_BR
dc.contributor.institutionAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
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animação.gif(Animação) entorno do Santuário Bom Jesus de Matosinhos4.49 MBGIFThumbnail
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mg_ibjm_001.JPGFachada 4.28 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_002.JPGPortada em pedra1.84 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_003.JPGPortada3.79 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_004.JPGCapela-mor e pintura do forro3.22 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_005.JPGAltar-mor2.98 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_006.JPGRetábulo lateral2.82 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_007.JPGCapela-mor2.65 MBJPEGThumbnail
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mg_ibjm_008.JPGRetábulo lateral2.82 MBJPEGThumbnail
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