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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | (Aleijadinho) Francisco Lisboa, Antônio | - |
dc.coverage.spatial | Ouro Preto, Minas Gerais - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2013-05-31 | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-03T17:41:43Z | - |
dc.date.available | 2014-12-03T17:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252188 | - |
dc.description | O risco dos altares laterais é de Aleijadinho porém executados, bem mais tarde, por Vicente Álvares da Costa. Vista desde os degraus da entrada mais baixos do adro fechado ganha em imponência a fachada plana entre as duas colunas em itacolomito fulvo-dourado que sustentam as volutas truncadas com dupla função : fechar o frontão curvo e conduzir o olhar para a torre em movimento de rotação. Internamente a planta baixa se revela tradicional com a nave com cantos arredondados, capela-mor retangular ladeada por corredores e sacristia na transversal. O arco cruzeiro alargado recebe os dois púlpitos entalados no itacolomito. A capela-mor, obra prima da torêutica de Aleijadinho, tem um retábulo levemente curvo a partir das colunas estriadas e leve arqueamento no primeiro terço anelado. | pt_BR |
dc.description.abstract | O construtor da igreja, o pedreiro e canteiro Domingos Moreira de Oliveira, iniciou a edificação em 1767, trabalhando 28 anos nas obras. A entrega da maior parte da obra ocorreu em 1794. Aleijadinho, segundo o testemunho de Rodrigo José Bretas, forneceu o risco do templo, além de ter participado na arquitetura do frontispício. As belas esculturas de pedra-sabão são também de sua autoria, bem como a execução dos púlpitos, do arco-cruzeiro, do lavabo e do altar-mor. Da mesma forma, é de sua autoria o risco dos altares laterais, que foram executados, bem mais tarde, por Vicente Álvares da Costa. A magnífica pintura do teto da nave, representando a Virgem da Porciúncula, é de Manuel da Costa Ataíde. | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura barroca | pt_BR |
dc.subject | Estilo Barroco | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Período Colonial | pt_BR |
dc.title | Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto – Minas Gerais) | pt_BR |
dc.title.alternative | Church of the Third Order of São Francisco de Assis | en_US |
dc.description3 | Texto por Percival Tirapeli; pesquisa por Lauro G. Elme | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sacred Art | en_US |
dc.subject.keyword | Baroque Architecture | en_US |
dc.subject.keyword | Baroque Style | en_US |
dc.description.abstract2 | The foundation stone was laid in 1763. The chancel, sacristy and noviciate were finished in 1777, but the completed project was not delivered until 1794. Buried in the church are José Pereira Arouca, the master builder who modified the façade, sacristy and noviciate, and Manuel da Costa Ataíde, responsible for gilding and painting work. Ataíde also produced fine paintings for the ceiling of the sacristy, now in the Inconfidência Museum. The nave painting, entitled O Dilúvio (The Flood), is by Francisco Xavier Carneiro. | en_US |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | BAZIN, German. A arquitetura religiosa e barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v. I e II, 1983. | pt_BR |
dc.description.bibliography | NICOLAEFF, Alex. Igrejas rococó em Minas e na Baviera. In: Revista Barroco – Arquitetura e artes plásticas: Maneirismo/Barroco/Rococó. Ouro Preto: UFOP, 1989, v. 15. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TELLES, Augusto C. da S. Alguns aspectos da arquitetura da segunda metade do século XVIII no Brasil. In: Revista Barroco – Arquitetura barroca no Brasil. Minas Gerais: UFMG, 1974, v.6. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). Metalivros. Pg 329 | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELLI, Percival. As Mais Belas Igrejas do Brasil. The Most Beautiful Churches of Brazil. | pt_BR |
dc.description.bibliography | OLIVEIRA, Myriam A. R. O Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Casac & Naif, 2003. | pt_BR |
dc.contributor.institution | Acervo "Barroco Memória Viva" | pt_BR |
Appears in Collections: | Arte Brasileira - Barroco |
File | Description | Size | Format | |
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mg_iotsf_001.JPG | Fachada | 3.35 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_002.JPG | Fachada | 2.26 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_003.JPG | Fachada | 5.46 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_004.JPG | Fachada | 3.81 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_005.jpg | Fachada lateral | 2.59 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_006.jpg | Portada (Detalhe em pedra) | 5.96 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_007.jpg | Altar-mor | 25.28 MB | JPEG | View/Open |
mg_iotsf_008.jpg | Pintura do forro | 15.94 MB | JPEG | View/Open |
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