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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252293
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Antunes, Bartolomeu | - |
dc.contributor.author | Freitas, Nicolau de | - |
dc.coverage.spatial | Salvador, Bahia - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2011-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-23T15:06:08Z | - |
dc.date.available | 2015-02-23T15:06:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-23 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252293 | - |
dc.description | Em Salvador, antiga capital do Brasil Colônia, no claustro do Convento de São Francisco, 37 painéis retratam todo tipo de entidades pagãs da mitologia greco-romana. Fica-se até em dúvida se se está em uma igreja cristã ou em um templo dedicado a alguma entidade mitológica. Segundo os freis responsáveis pela administração do convento, a função dessas imagens “cristianizadas” era fazer com que os religiosos enclausurados meditassem sobre os valores cristãos (Fragoso, s/d., p. 38). De qualquer forma, é forte a impressão de moralização, pois quando passeamos pelo claustro, lendo as epígrafes dos painéis — textos incluídos nas molduras — que contêm dizeres como “Sors sua quemque beat” (“A própria sorte faz cada um feliz”), percebemos a revelação desses valores. Outro fator relevante que se apresenta nos painéis do claustro trata-se do fato da não originalidadedos desenhos, que foram adaptados das gravuras de outros artistas como era costume na época. No caso do claustro de São Francisco, foram reproduzidas a partir de gravuras do artista holandês Otto van Veen.É durante esse período também, devido ao aumento das encomendas de azulejos, que surgem as oficinas anônimas: os artistas dessa arte se tornam gradualmente empreiteiros e acabam por confeccionar as encomendas em diferentes oficinas. Nos azulejos do claustro não se sabe ao certo qual artista teria realizado a empreitada — atribui-se o trabalho a Bartolomeu Antunes de Jesus, o mesmo que teria assinado os painéis do altar da capela. | pt_BR |
dc.description.abstract | O convento foi fundado em 1587 e destruído durante a invasão holandesa. Em 1723, a reconstrução da igreja em foi dada como concluída, ainda que as obras se prolongassem até 1782. Em 1752, foram terminadas as obras do claustro, que contém o mais importante trabalho de azulejaria portuguesa no Brasil, pintada por Bartolomeu Antunes de Jesus. As balaustradas do corpo da igreja, uma parte do mobiliário do coro e os móveis da sacristia são de autoria de frei Luís de Jesus, apelidado de “Torneiro”. No altar lateral encontra-se a imagem de São Pedro de Alcântara, obra de Manoel Inácio da Costa. O altar-mor é de Pedro Ferreira, e o teto de frei Jerônimo da Graça. Tombamento (IPHAN): nº 86-T-1. | pt_BR |
dc.subject | Azulejos | pt_BR |
dc.subject | Estilo Barroco | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Período Colonial | pt_BR |
dc.title | Igreja e Claustro do Convento de São Francisco - Azulejos do Claustro | pt_BR |
dc.title.alternative | Church and Cloister of Convent of São Francisco – Tiles of Cloister | en_US |
dc.description3 | Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento de imagens por Thays Martins Oyakawa, organização das imagens Lauro Galvão de O. Elme e Mariana Borges Gasparino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tiles | en_US |
dc.subject.keyword | Baroque Style | en_US |
dc.subject.keyword | Sacred Art | en_US |
dc.alternative | Colonial Period | en_US |
dc.description.abstract2 | The convent was founded in 1587 and destroyed during the Dutch invasion. The re-building of the church was considered finished in 1723, even though work went on until 1782. The façade is noticeable as of Cruzeiro Square, with twin towers covered in blue and white glazed tiles, with colossal trimmings. The triptych on the portal is in sandstone, with the triumphal arch on the central, wooden door, with diamond-shaped panels. The volutes on the window thresholds in the choir prepare us for the wider ones on the coping of the triangular pediment, in which the niche with the patron saint is set. The Franciscans fire arms were kept below the acroterion, surmounted by a cross and tiny concave rhythmus. The cloister, which holds the most important Portuguese azulejaria work in Brazil, painted by Bartolomeu Antunes de Jesus, was finished in 1752. One enters the convent through a side door into an atrium with a ceiling showing illusionist paintings and an altar protected by a grille. In the cloister, to the right, there is a small, richly decorated chapel, its ceiling coffered and paintings throughout; on the left one may go into the convent church or follow to the sacristy and the staircase to the second floor. There are 37 glazed tiled panels under the arcades portraying all kinds of entities from Greek and Roman mythology. According to the friars responsible for managing the convent, the reason for these “Christianized” images was to induce the cloistered religious people to meditate on Christian values (Fragoso, s/d., p. 38). The set of tiles is one of the biggest in Portuguese-Brazilian art and decorates a great part of the convent and church. | en_US |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v.I e II, 1983. | pt_BR |
dc.description.bibliography | DUGNANI, Patrício. A Herança Simbólica nos Azulejos do Claustro da Igreja de São Francisco. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, 1997. | pt_BR |
dc.description.bibliography | DUGNANI, Patrício. Os azulejos do claustro de São Francisco da Bahia. São Paulo: Editora Mackenzie, 2012. | pt_BR |
dc.description.bibliography | (org). São paulo: Instituto Walther Moreira Salles - Fundação Djalma Guimarães, 1983. | pt_BR |
dc.description.bibliography | PINHEIRO, Silvanisio. Azulejos do convento de S. Francisco da Bahia. Salvador: Livraria Turista, 1951. | pt_BR |
dc.description.bibliography | SIMÕES, J. M. S. N. Azulejaria Portuguesa no Brasil, 1500 – 1822. Lisboa: Fundação Caluste Gunbenkian, 1965. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 2008. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TOLEDO, Benedito Lima de. Do século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In: História Geral da Arte no Brasil. Walter Zanini | pt_BR |
dc.description.bibliography | VALLADARES, Clarival do Prado. Nordeste Histórico e Monumental. Salvador: Odebrecht S.A.,1990. (English) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Acervo "Barroco Memória Viva" | pt_BR |
Appears in Collections: | Arte Brasileira - Barroco |
File | Description | Size | Format | |
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BA_ISF_A1.jpg | A balança da amizade | 3.79 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A2.jpg | A bem-aventurança da agricultura | 3.85 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A3.jpg | A certeza da morte | 3.99 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A4.jpg | A certeza da morte - detalhe | 4.61 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A5.jpg | A ciência aperfeiçoa a natureza | 4.37 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A6.jpg | A ciência aperfeiçoa a natureza - detalhe | 5.52 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A7.jpg | A ciência aperfeiçoa a natureza - detalhe | 5.22 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A8.jpg | A ciência aperfeiçoa a natureza - detalhe | 5.1 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A9.jpg | A concórdia faz o povo invencível | 4.11 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A10.jpg | A concórdia faz o povo invencível - detalhe | 5.01 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A11.jpg | A glória e o fruto do trabalho | 3.37 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A12.jpg | A glória e o fruto do trabalho - detalhe | 1.53 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A13.jpg | A glória e o fruto do trabalho - detalhe | 4.59 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A14.jpg | A glória e o fruto do trabalho - detalhe | 4.58 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A15.jpg | A glória e o fruto do trabalho - detalhe | 3.57 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A16.jpg | A inveja é o grande mal | 3.97 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A17.jpg | A morte a todos iguala | 3.62 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A18.jpg | A morte a todos iguala - detalhe | 4.9 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A19.jpg | A natureza é a melhor moderadora | 4.79 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A20.jpg | A verdadeira filosofia é meditar sobre a morte | 3.71 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A21.jpg | A verdadeira filosofia é meditar sobre a morte - detalhe | 4.59 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A22.jpg | A verdadeira filosofia é meditar sobre a morte - detalhe | 3.62 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A23.jpg | A virtude consiste na ação | 5.67 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A24.jpg | A virtude consiste no meio termo | 5.02 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A25.jpg | A virtude é alvo da inveja | 3.67 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A26.jpg | A virtude é alvo da inveja - detalhe | 2.73 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A27.jpg | A virtude é inabalável | 5.02 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A28.jpg | Antes de tudo deve-se promover a cura da alma | 5.12 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A29.jpg | Antes de tudo deve-se promover a cura da alma - detalhe | 5.81 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A30.jpg | Antes de tudo deve-se promover a cura da alma - detalhe | 5.34 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A31.jpg | Azulejo da sacristia | 4 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A32.jpg | Azulejo da sacristia | 2.96 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A33.jpg | Com dinheiro tudo se compra | 3.69 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A34.jpg | Com dinheiro tudo se compra - detalhe | 4.01 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A35.jpg | Com dinheiro tudo se compra - detalhe | 4.54 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A36.jpg | Conformar-se com a própria sorte | 3.14 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A37.jpg | Detalhe azulejo | 5.53 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A38.jpg | Detalhe azulejo | 6.09 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A39.jpg | Detalhe Moisés salvo das águas – corredor da sacristia | 5.78 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A40.jpg | Detalhe azulejos laterais | 3.27 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A41.jpg | Detalhe azulejos laterais | 5.28 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A42.jpg | Detalhe azulejos laterais | 5.3 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A43.jpg | Em qualquer estado da vida é justo filosofar | 5.19 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A44.jpg | Em qualquer estado da vida é justo filosofar - detalhe | 5.69 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A45.jpg | Em qualquer estado da vida é justo filosofar - detalhe | 4.33 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A46.jpg | Fugir dos vícios é virtude | 4.69 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A47.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 5.63 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A48.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 3.92 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A49.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 4.13 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A50.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 2.4 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A51.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 4.96 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A51.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 4.96 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A52.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 4.88 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A53.jpg | Igreja São Francisco – Bahia - Azulejos | 5.21 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A54.jpg | Igreja São Francisco – Bahia – Azulejos - detalhe | 4.27 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A55.jpg | Igreja São Francisco – Bahia – Azulejos - detalhe | 1.75 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A56.jpg | Igreja São Francisco – Bahia – Azulejos | 4.64 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A57.jpg | Igreja São Francisco – Bahia – Azulejos | 4.66 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A59.jpg | Igreja São Francisco – Bahia – Azulejos | 5.78 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A60.jpg | Inseguro é o mundo do dinheiro | 3.24 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A61.jpg | Nada detém o avarento | 3.86 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A62.jpg | Nada mais útil que o silêncio | 4.85 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A63.jpg | No meio irás seguro | 5.02 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A64.jpg | O temor da morte | 5.07 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A65.jpg | O temor da morte - detalhe | 4.65 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A66.jpg | O tempo muda e nós mudamos com ele | 5.85 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A67.jpg | O tempo muda e nós mudamos com ele - detalhe | 2.86 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A68.jpg | Os frutos da terra da promissão - sacristia | 5.95 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A69.jpg | Os frutos da terra da promissão – sacristia - detalhe | 5.81 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A70.jpg | Os frutos da terra da promissão – sacristia - detalhe | 5.28 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A71.jpg | Quem é rico é quem nada cobiça | 4.84 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A72.jpg | Quem não tenta não realiza | 4.11 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A73.jpg | Todo o poder está subordinado a outro poder maior | 4.66 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A74.jpg | Todo o poder está subordinado a outro poder maior - detalhe | 5.5 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A75.jpg | Tudo obedece ao dinheiro | 4.07 MB | JPEG | View/Open |
BA_ISF_A76.jpg | Tudo obedece ao dinheiro - detalhe | 3.18 MB | JPEG | View/Open |
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