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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252293
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAntunes, Bartolomeu-
dc.contributor.authorFreitas, Nicolau de-
dc.coverage.spatialSalvador, Bahia - Brasilpt_BR
dc.date2011-12-02-
dc.date.accessioned2015-02-23T15:06:08Z-
dc.date.available2015-02-23T15:06:08Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252293-
dc.descriptionEm Salvador, antiga capital do Brasil Colônia, no claustro do Convento de São Francisco, 37 painéis retratam todo tipo de entidades pagãs da mitologia greco-romana. Fica-se até em dúvida se se está em uma igreja cristã ou em um templo dedicado a alguma entidade mitológica. Segundo os freis responsáveis pela administração do convento, a função dessas imagens “cristianizadas” era fazer com que os religiosos enclausurados meditassem sobre os valores cristãos (Fragoso, s/d., p. 38). De qualquer forma, é forte a impressão de moralização, pois quando passeamos pelo claustro, lendo as epígrafes dos painéis — textos incluídos nas molduras — que contêm dizeres como “Sors sua quemque beat” (“A própria sorte faz cada um feliz”), percebemos a revelação desses valores. Outro fator relevante que se apresenta nos painéis do claustro trata-se do fato da não originalidadedos desenhos, que foram adaptados das gravuras de outros artistas como era costume na época. No caso do claustro de São Francisco, foram reproduzidas a partir de gravuras do artista holandês Otto van Veen.É durante esse período também, devido ao aumento das encomendas de azulejos, que surgem as oficinas anônimas: os artistas dessa arte se tornam gradualmente empreiteiros e acabam por confeccionar as encomendas em diferentes oficinas. Nos azulejos do claustro não se sabe ao certo qual artista teria realizado a empreitada — atribui-se o trabalho a Bartolomeu Antunes de Jesus, o mesmo que teria assinado os painéis do altar da capela.pt_BR
dc.description.abstractO convento foi fundado em 1587 e destruído durante a invasão holandesa. Em 1723, a reconstrução da igreja em foi dada como concluída, ainda que as obras se prolongassem até 1782. Em 1752, foram terminadas as obras do claustro, que contém o mais importante trabalho de azulejaria portuguesa no Brasil, pintada por Bartolomeu Antunes de Jesus. As balaustradas do corpo da igreja, uma parte do mobiliário do coro e os móveis da sacristia são de autoria de frei Luís de Jesus, apelidado de “Torneiro”. No altar lateral encontra-se a imagem de São Pedro de Alcântara, obra de Manoel Inácio da Costa. O altar-mor é de Pedro Ferreira, e o teto de frei Jerônimo da Graça. Tombamento (IPHAN): nº 86-T-1.pt_BR
dc.subjectAzulejospt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.titleIgreja e Claustro do Convento de São Francisco - Azulejos do Claustropt_BR
dc.title.alternativeChurch and Cloister of Convent of São Francisco – Tiles of Cloisteren_US
dc.description3Fotografia de Percival Tirapeli; Tratamento de imagens por Thays Martins Oyakawa, organização das imagens Lauro Galvão de O. Elme e Mariana Borges Gasparinopt_BR
dc.subject.keywordTilesen_US
dc.subject.keywordBaroque Styleen_US
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.alternativeColonial Perioden_US
dc.description.abstract2The convent was founded in 1587 and destroyed during the Dutch invasion. The re-building of the church was considered finished in 1723, even though work went on until 1782. The façade is noticeable as of Cruzeiro Square, with twin towers covered in blue and white glazed tiles, with colossal trimmings. The triptych on the portal is in sandstone, with the triumphal arch on the central, wooden door, with diamond-shaped panels. The volutes on the window thresholds in the choir prepare us for the wider ones on the coping of the triangular pediment, in which the niche with the patron saint is set. The Franciscans fire arms were kept below the acroterion, surmounted by a cross and tiny concave rhythmus. The cloister, which holds the most important Portuguese azulejaria work in Brazil, painted by Bartolomeu Antunes de Jesus, was finished in 1752. One enters the convent through a side door into an atrium with a ceiling showing illusionist paintings and an altar protected by a grille. In the cloister, to the right, there is a small, richly decorated chapel, its ceiling coffered and paintings throughout; on the left one may go into the convent church or follow to the sacristy and the staircase to the second floor. There are 37 glazed tiled panels under the arcades portraying all kinds of entities from Greek and Roman mythology. According to the friars responsible for managing the convent, the reason for these “Christianized” images was to induce the cloistered religious people to meditate on Christian values (Fragoso, s/d., p. 38). The set of tiles is one of the biggest in Portuguese-Brazilian art and decorates a great part of the convent and church.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyBAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa e Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, v.I e II, 1983.pt_BR
dc.description.bibliographyDUGNANI, Patrício. A Herança Simbólica nos Azulejos do Claustro da Igreja de São Francisco. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, 1997.pt_BR
dc.description.bibliographyDUGNANI, Patrício. Os azulejos do claustro de São Francisco da Bahia. São Paulo: Editora Mackenzie, 2012.pt_BR
dc.description.bibliography(org). São paulo: Instituto Walther Moreira Salles - Fundação Djalma Guimarães, 1983.pt_BR
dc.description.bibliographyPINHEIRO, Silvanisio. Azulejos do convento de S. Francisco da Bahia. Salvador: Livraria Turista, 1951.pt_BR
dc.description.bibliographySIMÕES, J. M. S. N. Azulejaria Portuguesa no Brasil, 1500 – 1822. Lisboa: Fundação Caluste Gunbenkian, 1965.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros, 2008.pt_BR
dc.description.bibliographyTOLEDO, Benedito Lima de. Do século XVI ao início do século XIX: maneirismo, barroco e rococó. In: História Geral da Arte no Brasil. Walter Zaninipt_BR
dc.description.bibliographyVALLADARES, Clarival do Prado. Nordeste Histórico e Monumental. Salvador: Odebrecht S.A.,1990. (English)pt_BR
dc.contributor.institutionAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

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BA_ISF_A1.jpgA balança da amizade3.79 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A2.jpgA bem-aventurança da agricultura3.85 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A3.jpgA certeza da morte3.99 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A4.jpgA certeza da morte - detalhe4.61 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A5.jpgA ciência aperfeiçoa a natureza4.37 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A6.jpgA ciência aperfeiçoa a natureza - detalhe5.52 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A7.jpgA ciência aperfeiçoa a natureza - detalhe5.22 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A8.jpgA ciência aperfeiçoa a natureza - detalhe5.1 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A9.jpgA concórdia faz o povo invencível4.11 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A10.jpgA concórdia faz o povo invencível - detalhe5.01 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A11.jpgA glória e o fruto do trabalho3.37 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A12.jpgA glória e o fruto do trabalho - detalhe1.53 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A13.jpgA glória e o fruto do trabalho - detalhe4.59 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A14.jpgA glória e o fruto do trabalho - detalhe4.58 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A15.jpgA glória e o fruto do trabalho - detalhe3.57 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A16.jpgA inveja é o grande mal3.97 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A17.jpgA morte a todos iguala3.62 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A18.jpgA morte a todos iguala - detalhe4.9 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A19.jpgA natureza é a melhor moderadora4.79 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A20.jpgA verdadeira filosofia é meditar sobre a morte3.71 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A21.jpgA verdadeira filosofia é meditar sobre a morte - detalhe4.59 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A22.jpgA verdadeira filosofia é meditar sobre a morte - detalhe3.62 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A23.jpgA virtude consiste na ação5.67 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A24.jpgA virtude consiste no meio termo5.02 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A25.jpgA virtude é alvo da inveja3.67 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A26.jpgA virtude é alvo da inveja - detalhe2.73 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A27.jpgA virtude é inabalável 5.02 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A28.jpgAntes de tudo deve-se promover a cura da alma5.12 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A29.jpgAntes de tudo deve-se promover a cura da alma - detalhe5.81 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A30.jpgAntes de tudo deve-se promover a cura da alma - detalhe5.34 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A31.jpgAzulejo da sacristia4 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A32.jpgAzulejo da sacristia2.96 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A33.jpgCom dinheiro tudo se compra3.69 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A34.jpgCom dinheiro tudo se compra - detalhe4.01 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A35.jpgCom dinheiro tudo se compra - detalhe4.54 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A36.jpgConformar-se com a própria sorte3.14 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A37.jpgDetalhe azulejo5.53 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A38.jpgDetalhe azulejo6.09 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A39.jpgDetalhe Moisés salvo das águas – corredor da sacristia5.78 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A40.jpgDetalhe azulejos laterais3.27 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A41.jpgDetalhe azulejos laterais5.28 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A42.jpgDetalhe azulejos laterais5.3 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A43.jpgEm qualquer estado da vida é justo filosofar5.19 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A44.jpgEm qualquer estado da vida é justo filosofar - detalhe5.69 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A45.jpgEm qualquer estado da vida é justo filosofar - detalhe4.33 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A46.jpgFugir dos vícios é virtude4.69 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A47.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos5.63 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A48.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos3.92 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A49.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos4.13 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A50.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos2.4 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A51.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos4.96 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A51.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos4.96 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A52.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos4.88 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A53.jpgIgreja São Francisco – Bahia - Azulejos5.21 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A54.jpgIgreja São Francisco – Bahia – Azulejos - detalhe4.27 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A55.jpgIgreja São Francisco – Bahia – Azulejos - detalhe1.75 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A56.jpgIgreja São Francisco – Bahia – Azulejos4.64 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A57.jpgIgreja São Francisco – Bahia – Azulejos4.66 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A59.jpgIgreja São Francisco – Bahia – Azulejos5.78 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A60.jpgInseguro é o mundo do dinheiro3.24 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A61.jpgNada detém o avarento3.86 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A62.jpgNada mais útil que o silêncio4.85 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A63.jpgNo meio irás seguro5.02 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A64.jpgO temor da morte5.07 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A65.jpgO temor da morte - detalhe4.65 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A66.jpgO tempo muda e nós mudamos com ele5.85 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A67.jpgO tempo muda e nós mudamos com ele - detalhe2.86 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A68.jpgOs frutos da terra da promissão - sacristia5.95 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A69.jpgOs frutos da terra da promissão – sacristia - detalhe5.81 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A70.jpgOs frutos da terra da promissão – sacristia - detalhe5.28 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A71.jpgQuem é rico é quem nada cobiça 4.84 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A72.jpgQuem não tenta não realiza4.11 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A73.jpgTodo o poder está subordinado a outro poder maior4.66 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A74.jpgTodo o poder está subordinado a outro poder maior - detalhe5.5 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A75.jpgTudo obedece ao dinheiro4.07 MBJPEGThumbnail
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BA_ISF_A76.jpgTudo obedece ao dinheiro - detalhe3.18 MBJPEGThumbnail
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