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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252295
Título: 
Museo Del Barro – Assunção, Paraguai – Imagenería Religiosa
Autor(es): 
nc.
Instituição: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Descrição: 
Para classificar as peças desta exposição, tomou-se como critério a pertinência estritamente do aspecto estético formal (estilístico e expressivo). Como não se tem informações precisas de outros elementos (históricos, técnicos, etc.) esta classificação é aproximativa. Considerando a criatividade do mestiço nas imagens, o museu ordenou-as segundo as seguintes categorias: 1. Peças jesuíticas: são aquelas realizadas pelos missionários da Companhia de Jesus. 2. Peças feitas por santeiros jesuíticos: expulsados os jesuítas, muitos artesãos espalharam-se pela Região Central levando a influência da concepção missionária da escultura, que entrou em contato com a imagem popular e deu a essas peças um tom característico. 3. Peças franciscanas: as peças desta categoria tendem não a congelar o movimento barroco, mas eliminá-lo. As imagens adquirem um sentido de serenidade e simplicidade ausente na iconografia jesuítica. 4. Peças de ateliês civis: a prática “santeira” dessas oficinas, ainda dirigida a confeccionar imagens para as igrejas do povo, era mais solta e deixava amplo espaço para a imaginação popular. 5. Peças propriamente populares: são peças produzidas à margem dos ateliês e segundo motivações espontâneas do povo, para uso dos oratórios familiares. Esta coleção reúne basicamente talhas, mas também algumas pinturas, que eram essencialmente tampas de nichos, cujos pressupostos podem ser englobados dentro das categorias acima indicadas. (Texto de Ticio Escobar)
Data de publicação: 
11-Fev-2011
Data de publicação: 
23-Fev-2015
Palavras-chaves: 
  • Museus - Paraguai
  • Arte sacra - Paraguai
  • Escultura
  • Santos (Arte)
Créditos: 
Fotografia Percival Tirapeli
Local: 
Assunção, Paraguai
Referência bibliográfica: 
  • CENTRO DE ARTES VISUALES/MUSEO DEL BARRO (Org.). Catálogo Imagenería Religiosa. Assunción: Arte Nuevo, 2008.
  • MUSEO del Barro. Disponível em: <http://www.museodelbarro.org/exhibicion/museo-del-barro> Acesso em: 05 dez. 2014.
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/252295
Tipo de Licença: 
Personalizado
Aparece nas coleções:Arte Sul Americana

Arquivos deste item
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRY_MDB2_01 .JPGCrucifixos em madeira e resplendores em metal.2.89 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_02 .JPGSantos populares em madeira. Em destaque, São José com menino Jesus.2.82 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_03 .JPGOratório em madeira e imagens populares. Conjunto de micro esculturas e escapulários de devoção pessoal. Madeira talhada e pintada. Séculos XIX e XX. Santeiros anônimos, missioneiros coloniais do Paraguai, Região Oriental. Oratório de madeira, franciscano, século XVIII, usado como altar portátil para rezar a missa em lugares onde não havia templos.2.69 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_04 .JPGOratório com cenas da paixão e pinturas. Oratório popular em madeira, século XIX, usado para guardar as figuras de santos protetores domésticos.2.72 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_05.JPGSantos populares.2.92 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_06.JPGSanto André. Escultura jesuítica em madeira, do século XVIII, imagem do martírio de Santo André.1.97 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_07.JPGSantos populares em barro.2.87 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_08.JPGSantos populares em barro e Espírito Santo abaixo.2.85 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_09.JPGSantos populares, Crucifixo, Anjo Gabriel e Santiago Matamouro.2.72 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_11.JPGSantiago Matamouro.2.63 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_14.JPGEcce Homo.2.12 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_15.JPGImaculada Conceição.2.07 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_16.JPGOratório Popular com Divino Espírito Santo.2.8 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_17.JPGOratório e santos de vestir. Oratório popular, da área franciscana, século XIX, destinado para guardar e exibir a imagem de um santo patrono doméstico, possivelmente um “de armação”, considerando seu tamanho. Conjunto de imagens de armação (ou de vestir), do Paraguai. Peças talhadas em madeira e pintadas. Séculos XVIII/XIX. 2.12 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_18.JPGCrucifixos populares em madeira.2.03 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_19 .JPGSanta Librada. Escultura popular em madeira, século XX, Paraguai. A Santa Librada é invocada no Paraguai contra a esterilidade e a perda prematura de filhos. As peças foram realizadas por Francisco, santeiro de Trindade, Assunção. 2.14 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_20.JPGSantos de vestir, Cristo da coluna e Nossa Senhora das Dores. O Cristo da Flagelação, conhecido no Paraguai como o Cristo da Coluna. Esculturas populares em madeira, século XIX, Paraguai. Nossa Senhora das Dores, talhado franciscano, século XVII.2.09 MBJPEGThumbnail
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PRY_MDB2_21.JPGCristo da Pedra Fria ou Paciência. Escultura talhada em madeira pintada, imagem do Cristo da Paciência ou da Humildade, pertencente ao ciclo da Paixão. Confecção popular, baseada na prática dos entalhes franciscanos feitos na área dos tava, povos coloniais onde se encontravam pequenos grupos indígenas guarani, na Região Oriental do Paraguai.2.11 MBJPEGThumbnail
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