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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337579
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Miró, Joan | - |
dc.coverage.spatial | Instituto Tomie Ohtake - São Paulo, SP. | pt_BR |
dc.date | 2015-05-24 | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-15T13:55:28Z | - |
dc.date.available | 2015-06-15T13:55:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-15 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337579 | - |
dc.description | A Exposição dedicada a Joan Miró no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo apresenta sua exploração da forma e da matéria, a libertação do gesto e simplificação da figura. Trata-se de um recorte abrangente da produção de Joan Miró, que busca enfoque nos processos de criação do artista catalão através de uma retrospectiva de 50 anos de suas obras. A Exposição apresenta 41 pinturas, 22 esculturas, três objetos (ponto de partida de esculturas), 20 desenhos, 26 gravuras, sete fotografias e quatro vídeos, além de cartazes e catálogos de sua vida. Com atenção especial à pintura e escultura, suportes pouco explorados em outras exposições brasileiras sobre o artista, o Instituto Tomie Ohtake procura mostrar ao púbico o apuro técnico de Miró: suas superfícies coloridas, seus grafismos e as texturas de suas esculturas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Joan Miró nasce em 20 de Abril de 1893 em Barcelona. Na adolescência, ao manifestar seu interesse pelo mundo artístico, enfrenta a hostilidade da família e entra na escola de comércio por insistência do pai - mas pôde, no entanto, inscrever-se simultaneamente na escola de Belas Artes. Pouco depois entra em uma empresa de construção e produtos químicos mas logo é despedido. A partir dos 19 anos passa a se dedicar inteiramente à pintura. Em 1918 tem sua primeira exposição individual na Galeria Dalmau e em 1920 vai para Paris onde encontra-se com Picasso - a partir de então começa a situar-se no cenário artístico entre artistas como Gargallo, Paul Élouard, André Breton e Louis Aragon. Aos 31 anos o artista começa um rompimento com o passado. Seu ponto de partida é o niilismo e o dadaísmo, não nomeia mais suas obras e refere-se a elas como “X”. Sua transformação se segue pelos anos da Segunda República Espanhola. Alguns anos depois, no começo da Guerra Civil Espanhola, Miró se muda para Paris com mulher e filha - durante essa época o desenho predomina intenso, expressa o grito e a dor das mortes causadas pelo conflito. Com o avanço da guerra, os desenhos de Miró parecem distanciar-se da realidade, como evidencia a série de 23 Constelações, pintadas durante 1940 e 1941. Seis anos depois Miró viaja para Nova York pela primeira vez, permanece lá por 9 meses e retorna a Barcelona, agora trabalhando o desenho por outra perspectiva: deixa a mão flutuar livremente sobre o papel com fundos compostos por uma matéria liquida e translúcida. Uma leveza provinda do distanciamento e solidão do artista para a concepção de suas obras. Em 1959 declara: “O anonimato me permite renunciar a mim mesmo, mas ao renunciar a mim mesmo, afirmo me mais.” Miró permanecia ativo aos 67 anos, sua obra 'Pintura' de 1960 é uma prova de sua vivacidade, permanece trabalhando diferentes técnicas e suportes: cerâmica, escultura, gravura e litografia. Ativo até a morte, em 25 de Dezembro de 1983. Quando questionado em 1980 sobre seu ritmo de trabalho responde: “Trabalho pela manhã. Trabalho à tarde. E quando não trabalho continuo pensando no trabalho”. | pt_BR |
dc.subject | Joan Miró | pt_BR |
dc.subject | Instituto Tomie Ohtake | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | Pinturas | pt_BR |
dc.subject | Esculturas | pt_BR |
dc.subject | Arte Catalã | pt_BR |
dc.title | Joan Miró: a força da matéria (Instituto Tomie Ohtake) | pt_BR |
dc.description3 | Fotografia: Percival Tirapeli; Edição de imagem, pesquisa: Lauro Galvão de O. Elme | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | Joan Miró: A Força da Matéria. Joan Miró: The Force of Matter. Tradução: Jonh Norman. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2015. | pt_BR |
dc.description.bibliography | MINK, Janis. Joan Miró, 1893-1983. Tradução: Alice Milheiro. Köln, Benedikt Taschen, 1994. | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Tomie Ohtake | pt_BR |
Appears in Collections: | Exposições e Museus |
File | Description | Size | Format | |
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jm_to_sp (1).jpg | da esquerda para a direita: L’Égyptienne, Le Sonnambule, La Métamorphose, Pantagruel | 4.73 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (2).jpg | La Souris noire à La mantille – O rato preto com manta (à esquerda) / La Souris rouge à la mantille – O rato vermelho com manta (à direita) | 6.62 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (3).jpg | Ateliê de San Abrines em Palma de Mallorca | 3.35 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (4).jpg | Joan Miró em seu ateliê de Barcelona | 6.12 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (5).jpg | Personnages et oiseau – Personagens e pássaro | 4.7 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (6).jpg | Painting – Pintura | 5.2 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (7).jpg | Torse de femme – Tronco de mulher | 6.23 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (8).jpg | Personnage – Personagem | 4.49 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (9).jpg | Personnage - Personagem | 5.84 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (10).jpg | Tête dans La nuit – Cabeça na noite | 6.22 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (11).jpg | Tête dans La nuit – Cabeça na noite | 4.46 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (12).jpg | Ambas as obras chamam-se: Tête, oiseau – Cabeça, pássaro | 5.39 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (13).jpg | Galeria e à frente a obra : Tête et oiseau – Cabeça e pássaro | 5.42 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (14).jpg | Série de Obras expostas, à frente L’aigrette rouge | 5.43 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (15).jpg | Femme au beau chapeau – Mulher com um chapéu bonito | 5.19 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (16).jpg | à frente: Femme - Mulher / em segundo plano: Personnage et oiseau – Personagem e pássaro / na parede: Femme dans la nuit – Mulher na noite | 6.27 MB | JPEG | View/Open |
jm_to_sp (17).jpg | Poème – Poema | 5.06 MB | JPEG | View/Open |
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