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Título: 
Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Capela Dourada – Recife (Pintura)
Título alternativo: 
Chapel of the Noviços of the Third Order of São Francisco de Assis or Gilded Chapel (Paintings)
Autor(es): 
Santiago, Antônio M.
Descrição: 
Robert Smith aponta que a solução com painéis pictóricos nas paredes do arco-cruzeiro aproxima muitas igrejas nordestinas das soluções lisboetas, a exemplo do mosteiro de Madre de Deus em Xabregas, e se distancia da maioria de outras igrejas brasileiras. O teto, curvo, é formado de painéis emoldurados por talha dourada. A azulejaria é assinada por Antônio Pereira. O clima de oração é assegurado pela penumbra da capela, tomada pelos entalhes dourados que se revelam aos poucos aos fiéis.
Resumo: 
A chamada Capela Dourada, ligada à igreja conventual por um arco, surgiu durante o apogeu econômico de Pernambuco e seu comércio de açúcar com a Europa no século XVII. A construção teve início em 1696 e terminou em 1724 ,constituindo-se o protótipo das capelas acopladas às igrejas franciscanas. Tornou-se sinônimo de Capela Dourada pelo seu equilíbrio entre os elementos ornamentais de talha, azulejos e pinturas. A talha da capela-mor, o sacrário, o frontal e um armário de cada lado para servir de credência foram executados por Antônio M. Santiago, em 1698. As pinturas das paredes, feitas entre 1699 e 1700, e as do teto, entre 1700 e 1702, estão entre as mais representativas do Brasil. Credita-se a José Pinhão de Matos a autoria dos nove painéis representando os santos da ordem franciscanas.
Data de publicação: 
11-Out-2015
Palavras-chaves: 
  • Arquitetura Barroca
  • Estilo barroco
  • Arte Sacra
  • Período Colonial
Créditos: 
Fotografia e texto Percival Tirapeli; Tratamento das imagens e pesquisa Letícia Mayumi Ozono.
Local: 
Recife, Pernambuco - Brasil
Referência bibliográfica: 
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil = Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros.
  • VALLADARES, Clarival do Prado. Aspectos da Arte Religiosa no Brasil. Bahia, Pernambuco, Paraíba. Salvador: Odebrechet, 1981.
  • VENERÁVEL Ordem Terceira de São Francisco. Disponível em: <http://www.capeladourada.com.br/>. Acesso em: 11 maio 2015.
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337778
Tipo de Licença: 
Personalizado
Tipo: 
Relatorio Tecnico
Aparece nas coleções:Arte Brasileira - Barroco

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re_cd_p_01.JPGPintura Capela Dourada4.44 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_02.JPGPintura Mártires do Japão e Azulejaria4.37 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_03.JPGPinturas dos caixotões do forro 6.65 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_04.JPGPintura Mártires do Japão e Santos Terceiros6.43 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_05.JPGPinturas dos Mártires do Japão e Santos Terceiros6.21 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_06.JPGAlegoria da Fé 6.02 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_07.JPGAlegoria da Esperança5.6 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_09.JPGPormenor dos mártires do Japão2.72 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_10.JPGDetalhe dos Mártires do Japão2.14 MBJPEGThumbnail
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re_cd_p_11.JPGDetalhe do forro3.2 MBJPEGThumbnail
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