Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santiago, Antônio M. | - |
dc.coverage.spatial | Recife, Pernambuco - Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-10-12T00:20:27Z | - |
dc.date.available | 2015-10-12T00:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337778 | - |
dc.description | Robert Smith aponta que a solução com painéis pictóricos nas paredes do arco-cruzeiro aproxima muitas igrejas nordestinas das soluções lisboetas, a exemplo do mosteiro de Madre de Deus em Xabregas, e se distancia da maioria de outras igrejas brasileiras. O teto, curvo, é formado de painéis emoldurados por talha dourada. A azulejaria é assinada por Antônio Pereira. O clima de oração é assegurado pela penumbra da capela, tomada pelos entalhes dourados que se revelam aos poucos aos fiéis. | pt_BR |
dc.description.abstract | A chamada Capela Dourada, ligada à igreja conventual por um arco, surgiu durante o apogeu econômico de Pernambuco e seu comércio de açúcar com a Europa no século XVII. A construção teve início em 1696 e terminou em 1724 ,constituindo-se o protótipo das capelas acopladas às igrejas franciscanas. Tornou-se sinônimo de Capela Dourada pelo seu equilíbrio entre os elementos ornamentais de talha, azulejos e pinturas. A talha da capela-mor, o sacrário, o frontal e um armário de cada lado para servir de credência foram executados por Antônio M. Santiago, em 1698. As pinturas das paredes, feitas entre 1699 e 1700, e as do teto, entre 1700 e 1702, estão entre as mais representativas do Brasil. Credita-se a José Pinhão de Matos a autoria dos nove painéis representando os santos da ordem franciscanas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Barroca | pt_BR |
dc.subject | Estilo barroco | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Período Colonial | pt_BR |
dc.title | Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Capela Dourada – Recife (Pintura) | pt_BR |
dc.title.alternative | Chapel of the Noviços of the Third Order of São Francisco de Assis or Gilded Chapel (Paintings) | pt_BR |
dc.type | Relatorio Tecnico | pt_BR |
dc.description3 | Fotografia e texto Percival Tirapeli; Tratamento das imagens e pesquisa Letícia Mayumi Ozono. | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil = Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros. | pt_BR |
dc.description.bibliography | VALLADARES, Clarival do Prado. Aspectos da Arte Religiosa no Brasil. Bahia, Pernambuco, Paraíba. Salvador: Odebrechet, 1981. | pt_BR |
dc.description.bibliography | VENERÁVEL Ordem Terceira de São Francisco. Disponível em: <http://www.capeladourada.com.br/>. Acesso em: 11 maio 2015. | pt_BR |
Appears in Collections: | Arte Brasileira - Barroco |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
re_cd_p_01.JPG | Pintura Capela Dourada | 4.44 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_02.JPG | Pintura Mártires do Japão e Azulejaria | 4.37 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_03.JPG | Pinturas dos caixotões do forro | 6.65 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_04.JPG | Pintura Mártires do Japão e Santos Terceiros | 6.43 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_05.JPG | Pinturas dos Mártires do Japão e Santos Terceiros | 6.21 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_06.JPG | Alegoria da Fé | 6.02 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_07.JPG | Alegoria da Esperança | 5.6 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_09.JPG | Pormenor dos mártires do Japão | 2.72 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_10.JPG | Detalhe dos Mártires do Japão | 2.14 MB | JPEG | ![]() View/Open |
re_cd_p_11.JPG | Detalhe do forro | 3.2 MB | JPEG | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.