You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantiago, Antônio M.-
dc.coverage.spatialRecife, Pernambuco - Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-12T00:20:27Z-
dc.date.available2015-10-12T00:20:27Z-
dc.date.issued2015-10-11-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337778-
dc.descriptionRobert Smith aponta que a solução com painéis pictóricos nas paredes do arco-cruzeiro aproxima muitas igrejas nordestinas das soluções lisboetas, a exemplo do mosteiro de Madre de Deus em Xabregas, e se distancia da maioria de outras igrejas brasileiras. O teto, curvo, é formado de painéis emoldurados por talha dourada. A azulejaria é assinada por Antônio Pereira. O clima de oração é assegurado pela penumbra da capela, tomada pelos entalhes dourados que se revelam aos poucos aos fiéis.pt_BR
dc.description.abstractA chamada Capela Dourada, ligada à igreja conventual por um arco, surgiu durante o apogeu econômico de Pernambuco e seu comércio de açúcar com a Europa no século XVII. A construção teve início em 1696 e terminou em 1724 ,constituindo-se o protótipo das capelas acopladas às igrejas franciscanas. Tornou-se sinônimo de Capela Dourada pelo seu equilíbrio entre os elementos ornamentais de talha, azulejos e pinturas. A talha da capela-mor, o sacrário, o frontal e um armário de cada lado para servir de credência foram executados por Antônio M. Santiago, em 1698. As pinturas das paredes, feitas entre 1699 e 1700, e as do teto, entre 1700 e 1702, estão entre as mais representativas do Brasil. Credita-se a José Pinhão de Matos a autoria dos nove painéis representando os santos da ordem franciscanas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArquitetura Barrocapt_BR
dc.subjectEstilo barrocopt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPeríodo Colonialpt_BR
dc.titleCapela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Capela Dourada – Recife (Pintura)pt_BR
dc.title.alternativeChapel of the Noviços of the Third Order of São Francisco de Assis or Gilded Chapel (Paintings)pt_BR
dc.typeRelatorio Tecnicopt_BR
dc.description3Fotografia e texto Percival Tirapeli; Tratamento das imagens e pesquisa Letícia Mayumi Ozono.pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil = Baroque Churches of Brazil. São Paulo: Metalivros.pt_BR
dc.description.bibliographyVALLADARES, Clarival do Prado. Aspectos da Arte Religiosa no Brasil. Bahia, Pernambuco, Paraíba. Salvador: Odebrechet, 1981.pt_BR
dc.description.bibliographyVENERÁVEL Ordem Terceira de São Francisco. Disponível em: <http://www.capeladourada.com.br/>. Acesso em: 11 maio 2015.pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
re_cd_p_01.JPGPintura Capela Dourada4.44 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_02.JPGPintura Mártires do Japão e Azulejaria4.37 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_03.JPGPinturas dos caixotões do forro 6.65 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_04.JPGPintura Mártires do Japão e Santos Terceiros6.43 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_05.JPGPinturas dos Mártires do Japão e Santos Terceiros6.21 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_06.JPGAlegoria da Fé 6.02 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_07.JPGAlegoria da Esperança5.6 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_09.JPGPormenor dos mártires do Japão2.72 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_10.JPGDetalhe dos Mártires do Japão2.14 MBJPEGThumbnail
View/Open
re_cd_p_11.JPGDetalhe do forro3.2 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.