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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337779
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dc.contributor.authorSantiago, Antônio M.-
dc.coverage.spatial: Recife Pernambuco - Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2015-10-12T00:20:48Z-
dc.date.available2015-10-12T00:20:48Z-
dc.date.issued2015-10-11-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337779-
dc.descriptionRobert Smith aponta que a solução com painéis pictóricos nas paredes do arco-cruzeiro aproxima muitas igrejas nordestinas das soluções lisboetas, a exemplo do mosteiro de Madre de Deus em Xabregas, e se distancia da maioria de outras igrejas brasileiras. A capela é inteiramente revestida de talha dourada com soluções arquitetônicas dos arcos em estilo nacional português, exceto quando há azulejos entre os altares laterais e pinturas parietais. Smith aponta ainda o monopólio das soluções ornamentais já joaninas pelos franciscanos desde a igreja de São Francisco, no Porto, em Portugal, passando diretamente para o Recife, Salvador e Rio de Janeiro.Há um equilíbrio entre a colocação dos anjos e pássaros no meio de colunas cobertas de cachos de uvas que espalham sobre as superfícies um vocabulário comum de formas vegetais. Da mesma forma, o teto, curvo, é formado de painéis emoldurados por talha dourada. As portas laterais são almofadadas e de vergas retas. A azulejaria é assinada por Antônio Pereira. O clima de oração é assegurado pela penumbra da capela, tomada pelos entalhes dourados que se revelam aos poucos aos fiéis. Há uma entrada pela rua para as demais dependências da ordem terceira, em pedra de lióz no estilo pombalino, com pedras reaproveitadas da antiga matriz do Corpo Santo do Recife. As esculturas de vestir – santos de roca - podem ser vistas no claustro e ampla sacristia bem iluminada.pt_BR
dc.description.abstractA chamada Capela Dourada, ligada à igreja conventual por um arco, surgiu durante o apogeu econômico de Pernambuco e seu comércio de açúcar com a Europa no século XVII. A construção teve início em 1696 e terminou em 1724 ,constituindo-se o protótipo das capelas acopladas às igrejas franciscanas. Tornou-se sinônimo de Capela Dourada pelo seu equilíbrio entre os elementos ornamentais de talha, azulejos e pinturas. A talha da capela-mor, o sacrário, o frontal e um armário de cada lado para servir de credência foram executados por Antônio M. Santiago, em 1698. As pinturas das paredes, feitas entre 1699 e 1700, e as do teto, entre 1700 e 1702, estão entre as mais representativas do Brasil. Credita-se a José Pinhão de Matos a autoria dos nove painéis representando os santos da ordem franciscanas.pt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectEstilo Barrocopt_BR
dc.subjectArte Sacrapt_BR
dc.subjectPeríodo colonialpt_BR
dc.titleCapela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Capela Dourada - Recifept_BR
dc.title.alternativeChapel of the Noviços of the Third Order of São Francisco de Assis or Gilded Chapelpt_BR
dc.typeRelatorio Tecnicopt_BR
dc.description3Fotografia e texto Percival Tirapeli; Tratamento das imagens Thays Marins Oyakawa; pesquisa Letícia Mayumi Ozono.pt_BR
dc.subject.keywordBaroque Architecturept_BR
dc.subject.keywordBaroque styleen_US
dc.subject.keywordColonial Perioden_US
dc.subject.keywordSacred Arten_US
dc.description.abstract2Construction began in 1696 and was concluded in 1724, establishing the prototype for chapels connected to the Franciscan churches. It became the synonym for a gilded chapel due to the perfect balance among its ornamental woodcarving, azulejaria and painting elements. The woodcarving in the main chapel, the sacrarium, the antependium and the great chests on either side, to be used as credenzas, were all made by Antônio M. Santiago in 1698. The paintings on the walls, made between 1699 and 1700, and the ones on the ceiling, from between 1700 and 1702, are among the most representative in Brazil. The nine panels representing the saints of the Order of Saint Francis are credited to José Pinhão de Matos. Robert Smith reminds us that the solution of using pictorial panels on the chancel arch walls in many Northeastern churches is similar to the solution used in Lisbon, exemplified in the Monastery of Madre de Deus, in Xabregas, and different from what is used in the majority of other Brazilian churches. The chapel is totally covered in gilded woodcarving and the architectural solutions for the arches are in the Portuguese national style, except when there are tiles between the side altars and wall paintings. Smith further points out the monopoly the Franciscans made of the decorative, joanino style solutions, brought over from the Church of São Francisco no Porto, in Portugal, directly to Recife, Salvador and Rio de Janeiro. There is a delicate balance between the placement of the angels and birds amongst the columns covered in grapevines that speaks the language of vegetable forms. The arched ceiling is along the same lines, formed by panels framed in gilded woodcarvings. The side doors are paneled and the lintels are flush with the doors. The azulejaria is signed by Antônio Pereira. The atmosphere of prayer is ensured by the half-light of the chapel, taken over by the gilded engravings that slowly unroll before the faithful. There is a street entrance to the other third order dwellings, of lias stone, in the pombalino style, the stones of which were recovered from the old Mother Church in Corpo Santo do Recife. The dressed sculptures of saints – santos de roca – can be seen in the cloister and in the spacious, sunlit sacristy.en_US
dc.type.copyrightPersonalizadoen_US
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil (Baroque Churches of Brazil). São Paulo: Metalivros.pt_BR
dc.description.bibliographyVALLADARES, Clarival do Prado. Aspectos da Arte Religiosa no Brasil. Bahia, Pernambuco, Paraíba. Salvador: Odebrechet, 1981.pt_BR
dc.description.bibliographyVenerável Ordem Terceira de São Francisco. Disponível em: <http://www.capeladourada.com.br/>.Acesso em: 11 mai 15.pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

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re_cd_01.JPGVista da Capela Dourada6.82 MBJPEGThumbnail
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re_ce_00.JPGFachada Ordem Primeira960.29 kBJPEGThumbnail
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re_cd_03.JPGPinturas da Capela Dourada, Mártires do Japão4.28 MBJPEGThumbnail
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re_cd_02.JPGVista da Capela Dourada, azulejos, talha e pinturas4.1 MBJPEGThumbnail
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re_cd_04.JPGRetábulo lateral e pinturas8.13 MBJPEGThumbnail
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re_cd_05.JPGRetábulos laterais (Cristo da Coluna) e pinturas7.04 MBJPEGThumbnail
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re_cd_06.JPGRetábulos laterais e pinturas7.42 MBJPEGThumbnail
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re_cd_07.JPGRetábulos laterais e pinturas2.85 MBJPEGThumbnail
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re_cd_08.JPGRetábulo lateral, pinturas e azulejaria (Antônio Pereira)7.65 MBJPEGThumbnail
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re_cd_09.jpgPintura Alegoria da caridade, Retábulo N. S. Soledade e Santos Terceiros3.09 MBJPEGThumbnail
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re_cd_10.JPGDetalhe, Imagem do Cristo Cruz às Costas6.1 MBJPEGThumbnail
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re_cd_11.JPGImagem de Cristo crucificado, Retábulo-mor modificado, São Cosme e Damião e Virgem da Conceição3.54 MBJPEGThumbnail
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re_cd_14.JPGSacristia da Ordem Terceira3.94 MBJPEGThumbnail
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re_cd_16.JPGSacristia da Ordem Terceira2.43 MBJPEGThumbnail
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re_cd_17.JPGLavabo da sacristia3.34 MBJPEGThumbnail
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re_cd_18.JPGVista3.87 MBJPEGThumbnail
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re_cd_19.JPGAzulejaria5.12 MBJPEGThumbnail
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re_cd_20.JPGAzulejaria5.6 MBJPEGThumbnail
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re_cd_21.JPGVista panorâmica nave2.57 MBJPEGThumbnail
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