Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337793
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diversos Autores | - |
dc.coverage.spatial | São Paulo, SP. | pt_BR |
dc.date | 2010-03-09 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-18T20:09:34Z | - |
dc.date.available | 2015-11-18T20:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-18 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337793 | - |
dc.description | A Exposição Reuniu por volta de 400 obras realizadas principalmente por indígenas, artistas brasileiros e africanos para representar a Mestiçagem ocorrida no Brasil desde o início da colonização no século XVI até os dias de hoje. Foi realizada no dia 16 de agosto ao dia 5 de outubro de 2014. A mostra teve curadoria de Adriano Pedrosa e Lilia Moritz Schwarcz, que após dois anos de estudos trouxeram ao público além das obras, uma antologia de 70 textos que datam desde 1557 até 2013 abordando a questão da miscigenação brasileira e os diferentes olhares sobre ela. | pt_BR |
dc.description.abstract | Histórias Mestiças tem por objetivo induzir no expectador o olhar crítico, a análise dos preconceitos e estereótipos que surgem com o início das misturas étnicas do Brasil. E, portanto, denotar como muitos destes estereótipos permanecem presentes em pinturas, instalações, textos, documentos, artefatos indigensas e africanos, esculturas, mapas, fotografias e outros meios. A exposição foi dividida em seis núcleos: Tramas e Grafismos; Mapas e Trilhas; Máscaras e Retratos; Emblemas nacionais e cosmologias; Trabalho; Ritos e Religiões. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | Instituto Tomie Ohtake | pt_BR |
dc.subject | História Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Exposição: História Mestiças | pt_BR |
dc.type | Imagem | pt_BR |
dc.type | Relatorio Tecnico | pt_BR |
dc.description3 | Tratamento de Imagens: Juliana Nicolau Naufel; Imagens: Percival Tirapeli, Juliana Nicolau Naufel; Texto: Juliana Nicolau Naufel, Lauro Galvão de O. Elme. | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | Lilia Schwarcz, Adriano Pedrosa. Antologia de textos Histórias Mestiças. Rio de Janeiro: Cobogó; São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.description.bibliography | Instituto Tomie Ohtake – Histórias Mestiças. Disponível em:<www.institutotomieohtake.org.br>acesso em 16 de março de 2015 | pt_BR |
Appears in Collections: | Exposições e Museus |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ehm_ito (1).jpg | Benedito Calixto. Fundação de São Vicente, 1900, óleo sobre tela. 192x385cm | 6.84 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (2).jpg | Alberto Eckhout. Guerreiro Negro, 1641. óleo sobre tela. 264x162cm | 5.46 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (3).jpg | Ernesto Neto. Em busca do Sagrado,2014. Instalação | 7 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (4).jpg | José Claudio da Silva. Arrasta Tudo, 1976. Pintura sobre Eucatex. | 6.61 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (5).jpg | Lula Cardoso Ayres. Ex-Votos, 1952. Têmpera. | 6.37 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (6).jpg | Glauco Rodrigues. Domingo de Pascoela, 26 de abril de 1500. 1971. Acrílica sobre tela. | 5.65 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (7).jpg | Thiago Martins de Melo. O liberal Mammon invade Pindorama sob o signo da corte azimutal do mundo, 2014. Óleo sobre tela, ferro, massa a base de resina de poliéster e poliuretano. | 6.13 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (8).jpg | Autor desconhecido. Tigela Tupinambá, Sem data. Cerâmica | 12.61 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (9).jpg | Autor desconhecido. Tecido Kuba, Congo, Séc XX. Bordado em Ráfia | 8.9 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (10).jpg | Djanira da Mota e Silva. Sem Título, 1959. Óleo sobre tela. | 7.2 MB | JPEG | ![]() View/Open |
ehm_ito (11).jpg | José Claudio da Silva. Casa de Farinha, dec 70. Pintura sobre Eucatex. | 8.49 MB | JPEG | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.