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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337864
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dc.date2016-3-10pt_BR
dc.date.issued2016-04-20-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337864-
dc.descriptionNesta reinauguração o MASP apresenta 119 obras de seu acervo provenientes de diversas coleções do museu com trabalhos que datam da arte romana à atualidade. Os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi tiveram sua estréia na abertura da atual sede do museu em 1968 sendo removidos em 1996. Os cavaletes são formados por uma base de concreto e uma chapa transparente de vidro temperado. Em 1968,na configuração original dos cavaletes transparentes realizada por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi as obras eram organizadas por escolas e regiões, mas romperam estes conceitos e permitiram ao público criar seus próprios roteiros. Atualmente os cavaletes estão dispostos em um caminho sinuoso, essa organização não coincide com a cronologia da história da arte de forma convencional e não obriga o público a seguir seu percurso. A transparência espacial que se dá por conta dos cavaletes transparentes convida os visitantes a construir seus próprios caminhos, permitindo justaposições inesperadas e diálogos entre as diferentes obras. A exposição é semipermanente da coleção e estará em constante transformação. Assim evita-se um envelhecimento da exposição.pt_BR
dc.description.abstractA exposição procura rever a expografia de Lina Bo Bardi e apreender um pouco de suas contribuições espaciais e conceituais, revisando no entanto seu programa original de acordo com os momentos atuais. Ainda se mantém a proposta política de Lina por conta da fluidez e permeabilidade presentes nesta configuração, permitindo liberdade ao público e desprendimento dos cânones e narrativas fixadas pela história da arte. O intuito é permitir o contato do público, livre de preconceitos instituídos pela história, de forma humanizada, plural e democrática. O foco da exposição são as obras figurativas, de acordo com os desejos originais de Lina e Pietro, que resistiram à hegemonia do abstracionismo Brasileiro entre as décadas de 1940 e 1950. Ambos consideravam que a abstração poderia ser dispolitizadora, devido à promoção da abstração geométrica realizada pelos Estados neste período. A exposição dá espaço a artistas brasileiros frequentemente excluídos dos cânones da história da arte procurando compromisso a diversidade e multiplicidadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExposiçãopt_BR
dc.subjectHistória da Artept_BR
dc.subjectMASPpt_BR
dc.subjectMuseu de Arte de São Paulopt_BR
dc.titleReinauguração Masp – Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardipt_BR
dc.typeImagempt_BR
dc.typeRelatorio Tecnicopt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyMuseu de Arte de São Paulo. Acervo em transformação: A coleção do MASP de volta aos cavaletes de cristal de Lina bo Bardi. Disponível em < http://masp.art.br > Acesso em: 21 de março de 2016.pt_BR
dc.description.bibliographyJuliana Cunha. Relegados por 20 anos, cavaletes de Lina Bo Bardi voltam ao MASP. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br> Acesso em: 04 de abril de 2016.pt_BR
Appears in Collections:Exposições e Museus

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reinauguracao_masp (1).JPGEscultura Romana e As quatro pinturas de Natier2.62 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (2).JPGda esquerda para a direita: Van Gogh, Almeida Junior e Renoir2.89 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (3).JPGem primeiro plano Van Gogh e ao fundo obra de gauguin2.89 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (4).JPGda esquerda para a direita: Anitta Malfatti, Picasso e ao fundo Portinari2.81 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (5).JPGParte central do Triptico flamengo de Jan van Dornicke2.8 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (6).JPGÀ esquerda São Sebastião de Perugino e à direita a Tentação de Santo Antão, Hieronimus Bosch 2.8 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (7).JPGVista de Olinda, Frans Post2.77 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (8).JPGÀ direita “Cinco Moças de Guartinguetá” Di Cavalcanti e à esquerda “A Campoteira de peras” de Fernand Léger2.73 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (9).JPGEsculturas de Rodin2.74 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (10).JPGÀ esquerda Frans Halls, ao centro Frans Post e à direita Rembrant2.74 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (11).JPGÀ direita Toulouse Lautrec e à esquerda O Grande Pinheiro de Paul Cezanne 2.7 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (12).JPGÀ esquerda Renoir e Manet ao fundo2.69 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (13).JPGObra de Brecheret2.66 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (14).JPGVista Geral da exposição2.66 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (15).JPGÀ direita obra de Botticelli e ao centro El Greco2.65 MBJPEGThumbnail
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reinauguracao_masp (16).JPGMadonas Italianas2.63 MBJPEGThumbnail
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