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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337864
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.date | 2016-3-10 | pt_BR |
dc.date.issued | 2016-04-20 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337864 | - |
dc.description | Nesta reinauguração o MASP apresenta 119 obras de seu acervo provenientes de diversas coleções do museu com trabalhos que datam da arte romana à atualidade. Os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi tiveram sua estréia na abertura da atual sede do museu em 1968 sendo removidos em 1996. Os cavaletes são formados por uma base de concreto e uma chapa transparente de vidro temperado. Em 1968,na configuração original dos cavaletes transparentes realizada por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi as obras eram organizadas por escolas e regiões, mas romperam estes conceitos e permitiram ao público criar seus próprios roteiros. Atualmente os cavaletes estão dispostos em um caminho sinuoso, essa organização não coincide com a cronologia da história da arte de forma convencional e não obriga o público a seguir seu percurso. A transparência espacial que se dá por conta dos cavaletes transparentes convida os visitantes a construir seus próprios caminhos, permitindo justaposições inesperadas e diálogos entre as diferentes obras. A exposição é semipermanente da coleção e estará em constante transformação. Assim evita-se um envelhecimento da exposição. | pt_BR |
dc.description.abstract | A exposição procura rever a expografia de Lina Bo Bardi e apreender um pouco de suas contribuições espaciais e conceituais, revisando no entanto seu programa original de acordo com os momentos atuais. Ainda se mantém a proposta política de Lina por conta da fluidez e permeabilidade presentes nesta configuração, permitindo liberdade ao público e desprendimento dos cânones e narrativas fixadas pela história da arte. O intuito é permitir o contato do público, livre de preconceitos instituídos pela história, de forma humanizada, plural e democrática. O foco da exposição são as obras figurativas, de acordo com os desejos originais de Lina e Pietro, que resistiram à hegemonia do abstracionismo Brasileiro entre as décadas de 1940 e 1950. Ambos consideravam que a abstração poderia ser dispolitizadora, devido à promoção da abstração geométrica realizada pelos Estados neste período. A exposição dá espaço a artistas brasileiros frequentemente excluídos dos cânones da história da arte procurando compromisso a diversidade e multiplicidade | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Exposição | pt_BR |
dc.subject | História da Arte | pt_BR |
dc.subject | MASP | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte de São Paulo | pt_BR |
dc.title | Reinauguração Masp – Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi | pt_BR |
dc.type | Imagem | pt_BR |
dc.type | Relatorio Tecnico | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | Museu de Arte de São Paulo. Acervo em transformação: A coleção do MASP de volta aos cavaletes de cristal de Lina bo Bardi. Disponível em < http://masp.art.br > Acesso em: 21 de março de 2016. | pt_BR |
dc.description.bibliography | Juliana Cunha. Relegados por 20 anos, cavaletes de Lina Bo Bardi voltam ao MASP. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br> Acesso em: 04 de abril de 2016. | pt_BR |
Appears in Collections: | Exposições e Museus |
File | Description | Size | Format | |
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reinauguracao_masp (1).JPG | Escultura Romana e As quatro pinturas de Natier | 2.62 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (2).JPG | da esquerda para a direita: Van Gogh, Almeida Junior e Renoir | 2.89 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (3).JPG | em primeiro plano Van Gogh e ao fundo obra de gauguin | 2.89 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (4).JPG | da esquerda para a direita: Anitta Malfatti, Picasso e ao fundo Portinari | 2.81 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (5).JPG | Parte central do Triptico flamengo de Jan van Dornicke | 2.8 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (6).JPG | À esquerda São Sebastião de Perugino e à direita a Tentação de Santo Antão, Hieronimus Bosch | 2.8 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (7).JPG | Vista de Olinda, Frans Post | 2.77 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (8).JPG | À direita “Cinco Moças de Guartinguetá” Di Cavalcanti e à esquerda “A Campoteira de peras” de Fernand Léger | 2.73 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (9).JPG | Esculturas de Rodin | 2.74 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (10).JPG | À esquerda Frans Halls, ao centro Frans Post e à direita Rembrant | 2.74 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (11).JPG | À direita Toulouse Lautrec e à esquerda O Grande Pinheiro de Paul Cezanne | 2.7 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (12).JPG | À esquerda Renoir e Manet ao fundo | 2.69 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (13).JPG | Obra de Brecheret | 2.66 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (14).JPG | Vista Geral da exposição | 2.66 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (15).JPG | À direita obra de Botticelli e ao centro El Greco | 2.65 MB | JPEG | View/Open |
reinauguracao_masp (16).JPG | Madonas Italianas | 2.63 MB | JPEG | View/Open |
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