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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337921
Title: 
Igreja de N.Sra. da Candelária
Other Titles: 
Church of N.Sra. da Candelária
Author(s): 
Roscio, Francisco José do
Institution: 
Acervo "Barroco Memória Viva"
Description: 
A planta baixa é feita em forma de cruz latina com duas sacristias laterais acrescidas à planta original. A fachada em estilo pombalino é formada por sobreposição das ordens sendo duas no corpo da igreja e três nas torres. Os arremates destas são bulbosos e azulejados. A cúpula ocupa visualmente o espaço do triângulo frontão posicionado entre as torres que com as laterais formam sete tramos. Todo o frontispício, fachadas laterais e posterior são revestidos em granito. As portas de bronze são de autoria do escultor Teixeira Lopes executadas na cidade do Porto, Portugal, em 1901. Internamente apresenta influência italiana no revestimento em mármore contrariando a grande maioria das igrejas que são revestidas de madeira entalhada, à maneira portuguesa. O estuque de gesso nas abóbadas é trabalho de Bartolomeu Meira. As pinturas murais da cúpula, do teto da capela-mor e da nave são de autoria de Zeferino da Costa, Bernardelli, Oscar Pereira da Silva, Castagneto, Pinto Bandeira e outros, no século XIX e XX. Adentrar neste magnífico templo é ter a sensação da espiritualidade expressa em arte de maneira diferenciada inclusive daqueles templos barrocos coloniais. Exemplar ímpar da arte portuguesa influenciada diretamente na grandiosidade romana foi salva da destruição para a construção da avenida Presidente Vargas em 1940. Ganhou assim uma privilegiada perspectiva no frontispício com a praça Pio X e na parte posterior, sua silhueta elegante com a grande cúpula foi cenário de fundo do carnaval carioca durante décadas no século XX.
Abstract: 
Este grandioso templo nasceu de pequena capela lá erguida, em 1630, por Antônio Martins de Palma e sua mulher, Leonor Magalhães, em agradecimento por terem sobrevivido a uma tempestade na travessia da Espanha para o Rio de Janeiro. A construção teve sua pedra fundamental lançada em 1775, e a consagração em 1811 após a primeira etapa da obra com presença do príncipe regente D. João. Neste pequeno Vaticano brasileiro , assim definido pelo pesquisador francês Germain Bazin trabalharam muitos engenheiros e arquitetos com: Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, Evaristo Xavier da Veiga, Ferro Cardoso, Antônio de Paula Freitas. A cúpula foi projetada por Carl Friedrich Gustav Waehneldt entre 1865 a 1868 e o encarregado da obra foi o arquiteto Jó Justino de Alcântara finalizada em 1877 medindo 63,5 m de altura do solo e 16,77 m de diâmetro externo. Revestidas de mármore português e ladeadas pelas esculturas dos Evangelistas e alegorias da Religião, Caridade e Esperança, são todas obras de José Cesário Sales vindas de Lisboa. Tombamento: n° 51-T-38.
Issue Date: 
27-Jun-2016
Sinopse: 
This majestic temple was born from a small chapel erected here in 1630 by Antônio Martins de Palma and his wife, Leonor Magalhães, in thanks for their having survived a storm on the crossing from Spain to Rio de Janeiro. The building had its first stone laid in 1775 and its consecration in 1811, after the first stage of construction, with the presence of the prince Regent D. João. The layout has the shape of a Latin cross, with two side sacristies added to the original floorplan. The façade in the Pombalino style is formed by overlapping of the designs, two of which are on the body of the church and three on the towers. The trimming is bulbous and faced in glazed tiles. The bronze doors are by sculptor Teixeira Lopes, made in the city of Porto, Portugal, in 1901. The cupola occupies the visual space of the triangular pediment positioned between the towers, which with the sides form seven bays. It was designed by Carl Friedrich Gustav Waehneldt between 1865 and 1868, and the person in charge of the building site was architect Jó Justino de Alcântara. Finished in 1877, it measured 63.50 meters high and 16.77 meters in diameter on the outside. The rich ornamentation in the interior presents an Italian influence in the marble facing, contrary to most of the churches faced in carved wood in the Portuguese style. Its grandiosity makes it similar to the See in Belém. The stucco on the domes is work by Bartolomeu Meira. The mural paintings on the cupola, the ceiling and the nave are by Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, Oscar Pereira da Silva, Castagneto, Pinto Bandeira and others in the 19th and 20th centuries.. Many engineers and architects, such as Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, Evaristo Xavier da Veiga, Ferro Cardoso and Antônio de Paula Freitas worked in this “small Brazilian Vatican”, defined thus by French researcher Germain Bazin.
Keywords: 
  • Barroco
  • Arquitetura barroca
  • Arte sacra
  • Igreja barroca
Keywords: 
  • Baroque style
  • Baroque Architecture
  • Sacred Art
Credits: 
Texto e fotografias por Percival Tirapeli; Tratamento de imagens por Letícia Mayumi Ozono
Place: 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • ALVIM, Sandra P. de Faria. Arquitetura Religiosa Colonial no Rio de Janeiro. Revestimentos, Retábulos e Talha. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ/Iphan, vol. I, 1997.
  • OLIVEIRA, Myriam A. R. de. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília: IPHAN / Programa Monumenta, 2008.
  • TIRAPELI, Percival. Igrejas Barrocas do Brasil. São Paulo: Metalivros, 2008.
  • VALLADARES, Clarival do P. Rio Barroco. Rio de Janeiro, Bloch Editoras, 1978, vol. I.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/337921
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
  • Imagem
  • Relatorio Tecnico
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
rj_ic_00.jpgFachada1.12 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_01.jpgVista da Nave1.19 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_02.jpgCúpula. Pintura de Zeferino da Costa1.86 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_03.jpgCapela-mor1.88 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_04.jpgRetábulo do Cruzeiro1.53 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_05.jpgOrnamentação das abóbadas1.56 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_06.jpgCúpula e abóbadas. Pinturas de Zeferino da Costa1.72 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_07.jpgRetábulo-mor1.83 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_10.jpgPúlpito1.47 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_08_.jpgDetalhe da coluna2.05 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_11.jpgPorta central em bronze 1.36 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_12.jpgDetalhe Porta em bronze1.57 MBJPEGThumbnail
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rj_ic_13.jpgGrupo Barroco Memória Viva1.31 MBJPEGThumbnail
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