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Título: 
Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Autor(es): 
Niemeyer, Oscar
Descrição: 
Na Igreja de São Francisco, considerada por muitos a obra-prima do conjunto, o arquiteto utilizou uma nova solução construtiva que, ao invés de uma estrutura independente, com lajes de concreto apoiadas em pilares, tal como propunha a arquitetura racionalista, vale-se de uma abóboda parabólica de concreto armado, a qual permite que um único elemento seja suficiente para que sejam construídos teto e paredes. No interior da Igreja, o mural de São Francisco, pintado por Cândido Portinari(1903-1962), ocupa toda a parede do fundo e encurta a abóboda, estreitando-a na direção do altar. O jogo de luz formado na relação entre o coro iluminado e a madeira escura da nave destaca ainda mais o mural. A facha posterior da capela é recoberta por uma composição branca e azul de azulejos, também de Portinari, que novamente representa São Francisco. Uma impactante dualidade cromática barroca, externa-interna, se opera: a cobertura de mosaicos do Paulo Werneck e o mural de azulejos de Portinari, ambos externos, são de tons azulados, frios e celestes formam um contraponto com os tons avermelhados, quentes, terrosos e carnais do forro de madeira e do mural interno de Portinari. Oscar Nieyemer confere à Igreja um caráter assimétrico e flexível vindo da liberdade criativa no emprego das curvas e linhas oblíquas, que tomam partido das possibilidades plásticas e escultóricas do concreto armado.
Resumo: 
A obra arquitetônica da Pampulha pode ser encarada como a principal reação contra a hegemonia do estilo estritamente retilíneo e excessivamente racional e funcional do modernismo mundial e o ponto de partida para a formação de uma identidade artística e arquitetural genuinamente brasileiras. O grupo de obras do Conjunto da Pampulha contribuiu para a definição dessa identidade e linguagem arquitetônica nacional que viria a ser conhecida internacionalmente como “Estilo Brasileiro”.
Data de publicação: 
7-Fev-2017
Citação: 
Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Yuri Huang
Publicador: 
Yuri Huang
Palavras-chaves: 
  • Escultura
  • Arte Sacra
  • Modernismo
Referência bibliográfica: 
  • NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer : Arquiteto, Brasileiro, Cidadão. Belo Horizonte, 2007.
  • Belo Horizonte: Igreja São Francisco de Assis. Disponível em: <http://belohorizonte.mg.gov.br/local/representacao-religiosa/catolica/igreja-sao-francisco-de-assis>. Acesso em: 7 de fevereito de 2017.
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378668
Tipo de Licença: 
Personalizado
Tipo: 
imagem
Aparece nas coleções:Patrimônio Cultural

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