Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Niemeyer, Oscar | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-07T12:01:06Z | - |
dc.date.available | 2017-02-07T12:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-07 | - |
dc.identifier.citation | Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Yuri Huang | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378668 | - |
dc.description | Na Igreja de São Francisco, considerada por muitos a obra-prima do conjunto, o arquiteto utilizou uma nova solução construtiva que, ao invés de uma estrutura independente, com lajes de concreto apoiadas em pilares, tal como propunha a arquitetura racionalista, vale-se de uma abóboda parabólica de concreto armado, a qual permite que um único elemento seja suficiente para que sejam construídos teto e paredes. No interior da Igreja, o mural de São Francisco, pintado por Cândido Portinari(1903-1962), ocupa toda a parede do fundo e encurta a abóboda, estreitando-a na direção do altar. O jogo de luz formado na relação entre o coro iluminado e a madeira escura da nave destaca ainda mais o mural. A facha posterior da capela é recoberta por uma composição branca e azul de azulejos, também de Portinari, que novamente representa São Francisco. Uma impactante dualidade cromática barroca, externa-interna, se opera: a cobertura de mosaicos do Paulo Werneck e o mural de azulejos de Portinari, ambos externos, são de tons azulados, frios e celestes formam um contraponto com os tons avermelhados, quentes, terrosos e carnais do forro de madeira e do mural interno de Portinari. Oscar Nieyemer confere à Igreja um caráter assimétrico e flexível vindo da liberdade criativa no emprego das curvas e linhas oblíquas, que tomam partido das possibilidades plásticas e escultóricas do concreto armado. | pt_BR |
dc.description.abstract | A obra arquitetônica da Pampulha pode ser encarada como a principal reação contra a hegemonia do estilo estritamente retilíneo e excessivamente racional e funcional do modernismo mundial e o ponto de partida para a formação de uma identidade artística e arquitetural genuinamente brasileiras. O grupo de obras do Conjunto da Pampulha contribuiu para a definição dessa identidade e linguagem arquitetônica nacional que viria a ser conhecida internacionalmente como “Estilo Brasileiro”. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Yuri Huang | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.title | Conjunto Arquitetônico da Pampulha | pt_BR |
dc.type | imagem | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer : Arquiteto, Brasileiro, Cidadão. Belo Horizonte, 2007. | pt_BR |
dc.description.bibliography | Belo Horizonte: Igreja São Francisco de Assis. Disponível em: <http://belohorizonte.mg.gov.br/local/representacao-religiosa/catolica/igreja-sao-francisco-de-assis>. Acesso em: 7 de fevereito de 2017. | pt_BR |
Appears in Collections: | Patrimônio Cultural |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SF_BH01.JPG | 4.37 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH02.JPG | 5.25 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH03.JPG | 6.74 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH04.JPG | 5.56 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH05.JPG | 4.68 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH06.JPG | 6.24 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH07.JPG | 2.38 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH08.JPG | 1.41 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH09.JPG | 6.36 MB | JPEG | View/Open | |
SF_BH10.JPG | 4.8 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.