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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378709
- Title:
- Coleção Ella Fontanals-Cisneros(FIESP) - Construções Sensíveis(II)
- Diversos Artistas
- A exposição Construções Sensíveis: A experiência Geométrica Latino-Americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros traz ao Brasil um recorte da abstração em nosso continente. Junto ao importante legado do concretismo e neoconcretismo brasileiros, são apresentadas as poéticas abstratas que prosperaram em outros países a partir dos anos 1930. Este diálogo entre tendências artísticas coloca em perspectiva as particularidades e contribuições do Brasil às experiências geométricas como parte de um contexto regional e não como um caso isolado. O diálogo entre os artistas e grupos formados em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Cuba, Venezuela, Colômbia e México é potencializado pela exposição. Mesmo que nos casos em que não existem vínculos históricos comprovados entre artistas de diferentes latitudes, os nexos podem ser estabelecidos a partir de uma sensibilidade comum evidente que filia as tendência derivadas do construtivismo como paradigma estético. A 'vontade construtiva' que animara aqueles artistas, está na base dos discursos singulares que cada grupo defendera. Desde o núcleo formado no Uruguai em torno da figura de Joaquín Torres García, em sua intensa troca de ideias com os argentinos do grupo Madi, passando pelos diversos desdobramentos do concretismo, até as pesquisas visuais da arte óptica e do cinetismo, as obras apresentam a pluralidade de caminhos que os artistas percorreram. Trata-se de uma exposição pensada especialmente para o Brasil e presta uma sutil homenagem à mostra Arte Agora III, América Latina: Geometria Sensível que, em 1978, ocupou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e fora destruída por conta de um trágico incêndio. Muitos artistas apresentados naquela histórica ocasião estão presentes aqui como representação das tendências pioneiras na região, agora junto a artistas contemporâneos que apontam para os rumos da abstração hoje.
- 10-Jun-2017
- Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Yuri Huang
- The exhibition Contruções Sensíveis: The Latin-American Geometric Experience in the Ella fontanals-Cisneros collection brings to Brazil a profile of the abstraction present in our continent. Together with the important legacy of the Brazilian concretism and neo-concretist movements, the abstract poetics that flourished in other countries from the 1930s onwards will be on display. This dialogue between artistic trends puts into perspective the specific details and contributions Brazil has made to the geometric experiences as part of a regional context rather than as an isolated case. This exhibition provides a forum for the dialogue between artists and groups from countries such as Brazil, Argentina, Uruguay, Cuba, Venezuela, Colombia and Mexico. Even in those cases in which there are no proven historical ties between artists of different latitudes, the links can be established out of an obvious common understanding that affiliates the trends derived from constructivism as an aesthetic paradigm. The 'constructive desire' that inspires these artists provides the basis for the singular discourses that each group defends. From the nucleus that formed in Uruguay around the figure of Joaquín Torres García, centering on his intense exchange of ideas with the Argentinians from the Madi group, and moving through the different facets of concretism, to the visual studies of optical art and kinetics, the works provide a view of the plurality of the paths the artists traveled. This is an exhibition developed especially for Brazil, forming a subtle tribute to the 'Arte Agora III, América Latina: Geometria sensível' exhibition, that was on display at the Museum of Modern Art in Rio de Janeiro in 1978, but which was destroyed by a tragic fire. Many of the artists presented at that historic event are present here, as a representation of the pioneering trends in the region, now displayed together with the contemporary artists who are pointing the way forward for abstraction today.
- Yuri Huang
- Arte Concreta
- Arte Cinetica
- Arte moderna - Brasil
- Arte moderna - Venezuela
- Construtivismo
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378709
- Personalizado
- imagem
File | Description | Size | Format | |
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cs_es01.JPG | Edgar Negret Máscara, c.1974. Alumínio e madeira pintados | 3.36 MB | JPEG | View/Open |
cs_es02.JPG | Enio Iommi Continuidad, 1948. Aço sobre base de pedra | 3.48 MB | JPEG | View/Open |
cs_es03.JPG | Lygia Clark Bicho, 1960. Alumínio | 2.54 MB | JPEG | View/Open |
cs_es04.JPG | Maria Freire Escultura articulada, 1951-1952. Ferro com pintura negra | 4 MB | JPEG | View/Open |
cs_es05.JPG | Enio Iommi Espacios entre planos, 1949. Ferro | 2.7 MB | JPEG | View/Open |
cs_es06.JPG | Antonieta Sosa Punto cero de la silla, fósil de la silla invertido versión 2(Homenaje a Malevich), 1991-2006. Madeira laqueada | 3.71 MB | JPEG | View/Open |
cs_es07.JPG | Gego Boceto para escultura en el edificio del Banco Industrial de Venezuela, 1961. Ferro com pintura negra | 4.46 MB | JPEG | View/Open |
cs_es08.JPG | Gego Dibujo sin Papel No.79/3, 1979. Cabo de aço e miçangas de bronze | 3.02 MB | JPEG | View/Open |
cs_es09.JPG | Gego Dibujo sin Papel No.77/16, 1977. Arame de aço inox | 2.14 MB | JPEG | View/Open |
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