You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRondini, Carina Alexandra (Org.).-
dc.contributor.authorSilva, Adriane Gallo Alcantara-
dc.contributor.authorCarvalho, Alonso Bezerra de-
dc.contributor.authorTorres, Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião-
dc.contributor.authorSilva, Ana Mayra Samuel-
dc.contributor.authorLima, Ana Virginia Isiano-
dc.contributor.authorIncau, Camila-
dc.contributor.authorRondini, Carina Alexandra-
dc.contributor.authorMalheiro, Cícera Aparecida Lima-
dc.contributor.authorGomes, Cláudia Aparecida Valderramas-
dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos-
dc.contributor.authorPerez, Deivis-
dc.contributor.authorBarros, Denner Dias-
dc.contributor.authorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.authorConstantino, Elizabeth Piemonte-
dc.contributor.authorColombani, Fabiola-
dc.contributor.authorSantos, Janiele Souza-
dc.contributor.authorPedro, Ketilin Mayra-
dc.contributor.authorSchlünzen Junior, Klaus-
dc.contributor.authorSouza, Marilene Proença Rebello de-
dc.contributor.authorChacon, Miguel Claudio Moriel-
dc.contributor.authorMartins, Raul Aragão-
dc.contributor.authorCarneiro, Relma Urel Carbone-
dc.contributor.authorRossato, Solange Pereira Marques-
dc.contributor.authorTentes, Vanessa Terezinha Alves-
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho-
dc.contributor.authorReis, Verônica Lima dos-
dc.contributor.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Reitor Sandro Roberto Valentini Vice-reitor Sergio Roberto Nobre Chefe de Gabinete Carlos Eduardo Vergani Pró-Reitora de Graduação Gladis Massini-Cagliari Pró-Reitor de Pós-Graduação João Lima Sant'Anna Neto Pró-Reitor de Pesquisa Carlos Frederico de Oliveira Graeff Pró-Reitora de Extensão Universitária Cleopatra da Silva Planeta Pró-Reitor de Planejamento Estratégico e Gestão Leonardo Theodoro Büll Secretário Geral Arnaldo Cortina NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Coordenação Geral Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Coordenação de Gestão e Certificação Acadêmica Klaus Schlünzen Junior Coordenação Pedagógica – UAB – CAPES Edson do Carmo Inforsato Coordenação Editorial Maria Candida Soares Del-Masso Assessoria Administrativa – UAB – CAPES Roseli Aparecida da Silva Bortoloto Carolina Boschiero Grupo de Tecnologia da Informação Pierre Archag Iskenderian André Luís Rodrigues Ferreira Ana Paula Souza Nascimento Ariel Tadami Siena Hirata Erik Rafael Alves Ferreira Fabiana Aparecida Rodrigues Lucas Soares Marcelo de Souza Tamashiro Roberto Greiner Administração/Secretaria Rosa Maria Aparecida Mingrone Visone Tiago Silva dos SantosProdução Audiovisual Elaine Mastrodomenico Assessoria de Comunicação e Imprensa Vanessa Krunfli Haddad André Neri Produção Pedagógica Maria Luiza Ledesma Rodrigues Paula Mesquita Melques Soellyn Elene Bataliotti Fábio Arlindo Silva Assistência Técnica em Redação Antonio Netto Junior Implementação e assessoria em acessibilidade Uilian Donizeti Vigentim PARCEIROS FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP - FEU Diretor-Presidente Jézio Hernani Bomfim Gutierre FUNDUNESP Diretor Presidente Edson Luiz Furtado VUNESP Diretor Presidente Antonio Nivaldo Hespanholpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-16T14:12:10Z-
dc.date.available2017-10-16T14:12:10Z-
dc.date.created2017-10-10-
dc.date.issued2017-10-15-
dc.identifier.citationRONDINI, Carina Alexandra (Org.). Modernidade e sintomas contemporâneos na educação. São Paulo: Unes, Núcleo de Educação a Distância; Cultura Acadêmica, 2017. 150p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7983-889-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/378717-
dc.descriptionNão hápt_BR
dc.description.abstractModernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação – pretende firmar o pacto ontológico com a formação do ser social na perspectiva da emancipação humana, por intermédio da educação formal ou informal “para além da lógica do mercado” pautada na emancipação política. Os autores expõem o desafio que este modelo coloca para a atualidade, visto que sua “biografia foi fundamentada na trajetória de exclusão, uma história de minorias, e esse tem sido desde sempre o núcleo gerador das contradições vivenciadas no âmbito da escola”. Neste contexto, explicitam que a educação escolar, por um lado, sofre a influência da objetividade posta pelo sistema vigente na criação do sucesso e do insucesso escolar, em âmbito individual e, por outro lado, apresentam as possibilidades de entendê-los historicamente, o que permite uma intervenção efetiva na direção pretendida: a manutenção da educação na lógica do mercado ou a perspectiva de transformação desta lógica atual. Deste modo, este compêndio alerta para a contradição entre a proclamação nacional de uma ação educativa inclusiva e a realidade social que se mantém pela exclusão das classes desfavorecidas economicamente. Esta postura nacional, de modo subliminar, determina como responsabilidade da educação escolar, a inclusão produtiva na sociedade dos indivíduos que ela mesma exclui social e economicamente, o paradoxo da atualidade. Espero que os leitores entendam que é necessário travar uma luta individual por uma educação escolar brasileira que perspectiva colaborar efetivamente na formação humana dos seres sociais nela envolvidos, o que exige o enfretamento do sistema educacional atual. Maria Eliza Brefere Arnoni Doutora em Educação. Professora assistente na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José do Rio Preto, SP.pt_BR
dc.description.tableofcontentsEducaçãopt_BR
dc.formatPDFpt_BR
dc.format.extent2.446 KBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCultura Acadêmica Editorapt_BR
dc.relation.isversionofhttps://edutec.unesp.br/index.php/pt-br/modernidade-e-sintomas-contemporaneos-na-educacaopt_BR
dc.titleModernidade e sintomas contemporâneos na educaçãopt_BR
dc.typee-bookpt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.categoryModernidade e Educaçãopt_BR
dc.subject.category2Indefinidapt_BR
dc.description2Este livro é destinado, sobretudo, aos amantes da educação, profissionais interessados em desvendar, a cada dia, um novo saber. Espera-se, com esta publicação, que os estudos aqui expostos suscitem uma gama de considerações, a qual possa proporcionar novos olhares e ampliar o universo do conhecimento dos diversos atores educacionais. Os temas propostos contribuem, de forma relevante e atualizada, para alavancar a motivação dos inúmeros profissionais, os quais não se propõem apresentar somente os tradicionais desafios encontrados no dia a dia da escola, mas também reflexões imprescindíveis sobre eles, no contexto da escola contemporânea. A cada capítulo, observam-se os pontos convergentes entre a Educação e a Psicologia – áreas correlatas ao processo de desenvolvimento humano. É inquestionável a contribuição dos autores que dedicam seu tempo para estudar e escrever sobre assuntos pertinentes e, muitas vezes, pouco abordados. As reflexões apresentadas não induzem a fórmulas prontas, mas estimulam o leitor a rever concepções sobre a Educação Brasileira, além de compreendê-la como fenômeno em uma perspectiva sistêmica.pt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.subject.keywordModernidade. Educação Escolar. Infância. Perspectiva histórico-cultural. Processo de mediação pedagógica. Trabalho docente. Tecnologia Assistiva. Observatório da Educação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Superdotação. Sistema Educacional. Serviço de saúde. Amizade na sala de aula. Inclusão. Escola contemporânea. Educação. Psicologia. Carina Alexandra Rondini. NEaD. Unesp. 2017.pt_BR
dc.creator.autorentidadeNEaD/Unesppt_BR
dc.type.copyrightPrazo de proteção legal dos direitos da obrapt_BR
Appears in Collections:E-books - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
modernidade_sintomas_contemporaneos_educacao.pdfLivro digital Modernidade e sintomas contemporâneos na educação (Versão própria para impressão)2.45 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.