Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381285
- Title:
- As pinturas em caixotões da Igreja de São Francisco de Paula-Goiás.
- André Antônio da Conceição
- O forro é gamelado com tábuas corridas e trava central. As molduras geométricas dos retângulos são suavizadas por linhas curvas a formar círculos com girassóis ao centro. As molduras delimitam nove cenas da vida do santo e as “visões” tem cercaduras rococós de grande evolução de linhas. As cercaduras são assimétricas com cores cortadas em tonalidades rosa e verdes esmaecidos confirmados sempre com linhas brancas a dar profundidade. A cena central é o milagre do são Francisco de Paula que diante da negativa dos barqueiros transportarem o magro frade até Messina, ele estendeu seu manto a formar um barco e atravessou o mar. Em rica cena descritiva do local onde o santo construía seu convento, a paisagem é aberta e profunda com três personagens. A cena explicita a vida sacrificada do santo que é conhecido pelo seu jejum com peixe, verdura, pão e água. À esquerda, o convento ao centro o santo com peixes e ruínas à direita. As cercaduras rococós são inventivas mesmo que executadas em tempos quando esta expressão pictórica passara de seu tempo áureo.BIBLIOGRAFIA – VALLADARES, Clarival do Prado. Notícia sobre a pintura religiosa monumental no Brasil. in Barroco ardente e sincrético luso-afro-brasileiro. ARAUJO, Emanoel (org). São Paulo: Museu Afro Brasil, 2018 pp.73 – 93. TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil. World Heritage Sites in Brazil. São Paulo: Metalivroos, 2010. 5ª ed.
- Estas pinturas em caixotões na igreja de São Francisco de Paula em Goiás, são atribuídas a André Antônio da Conceição, datada de 1869 segundo Neiva Coelho. A cena central é o milagre do são Francisco de Paula que diante da negativa dos barqueiros transportarem o magro frade até Messina, ele estendeu seu manto a formar um barco e atravessou o mar.BIBLIOGRAFIA – VALLADARES, Clarival do Prado. Notícia sobre a pintura religiosa monumental no Brasil. in Barroco ardente e sincrético luso-afro-brasileiro. ARAUJO, Emanoel (org). São Paulo: Museu Afro Brasil, 2018 pp.73 – 93. TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil. World Heritage Sites in Brazil. São Paulo: Metalivroos, 2010. 5ª ed.
- 2018
- Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Paloma Bazán; texto: Jaqueline Vasconcelos
- pinturas
- caixotões
- igreja
- São Francisco de Paula
- Barroco
- Goiás
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381285
- Personalizado
- texto Appears in Collections:Patrimônio Cultural
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.