Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381285
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | André Antônio da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T17:34:46Z | - |
dc.date.available | 2018-08-30T17:34:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Fotografia: Percival Tirapeli; Edição: Paloma Bazán; texto: Jaqueline Vasconcelos | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381285 | - |
dc.description | O forro é gamelado com tábuas corridas e trava central. As molduras geométricas dos retângulos são suavizadas por linhas curvas a formar círculos com girassóis ao centro. As molduras delimitam nove cenas da vida do santo e as “visões” tem cercaduras rococós de grande evolução de linhas. As cercaduras são assimétricas com cores cortadas em tonalidades rosa e verdes esmaecidos confirmados sempre com linhas brancas a dar profundidade. A cena central é o milagre do são Francisco de Paula que diante da negativa dos barqueiros transportarem o magro frade até Messina, ele estendeu seu manto a formar um barco e atravessou o mar. Em rica cena descritiva do local onde o santo construía seu convento, a paisagem é aberta e profunda com três personagens. A cena explicita a vida sacrificada do santo que é conhecido pelo seu jejum com peixe, verdura, pão e água. À esquerda, o convento ao centro o santo com peixes e ruínas à direita. As cercaduras rococós são inventivas mesmo que executadas em tempos quando esta expressão pictórica passara de seu tempo áureo.BIBLIOGRAFIA – VALLADARES, Clarival do Prado. Notícia sobre a pintura religiosa monumental no Brasil. in Barroco ardente e sincrético luso-afro-brasileiro. ARAUJO, Emanoel (org). São Paulo: Museu Afro Brasil, 2018 pp.73 – 93. TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil. World Heritage Sites in Brazil. São Paulo: Metalivroos, 2010. 5ª ed. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estas pinturas em caixotões na igreja de São Francisco de Paula em Goiás, são atribuídas a André Antônio da Conceição, datada de 1869 segundo Neiva Coelho. A cena central é o milagre do são Francisco de Paula que diante da negativa dos barqueiros transportarem o magro frade até Messina, ele estendeu seu manto a formar um barco e atravessou o mar.BIBLIOGRAFIA – VALLADARES, Clarival do Prado. Notícia sobre a pintura religiosa monumental no Brasil. in Barroco ardente e sincrético luso-afro-brasileiro. ARAUJO, Emanoel (org). São Paulo: Museu Afro Brasil, 2018 pp.73 – 93. TIRAPELI, Percival. Patrimônio da Humanidade no Brasil. World Heritage Sites in Brazil. São Paulo: Metalivroos, 2010. 5ª ed. | pt_BR |
dc.language.iso | N/A | pt_BR |
dc.subject | pinturas | pt_BR |
dc.subject | caixotões | pt_BR |
dc.subject | igreja | pt_BR |
dc.subject | São Francisco de Paula | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Goiás | pt_BR |
dc.title | As pinturas em caixotões da Igreja de São Francisco de Paula-Goiás. | pt_BR |
dc.type | texto | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
Appears in Collections: | Patrimônio Cultural |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.