You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381314
Title: 
Exposição Visões da Arte: no acervo do MAC USP 1900 - 1950
Author(s): 
MAC, Museu de Arte Contemporânea  
Description: 
Curadoras: Ana Magalhaes, Carmen Aranha, Helouise Costa
Abstract: 
A exposição visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000 apresenta a arte do século XX por meio do acervo reunido por este Museu e está dividida em dois segmentos distribuídos entre o sétimo e o sexto andar deste edifício, que cobrem os períodos de 1900 - 1950 e 1950 – 2000, respetivamente. As balizas cronológicas não são rígidas, apenas orientam um percurso de visita que visa, sobretudo, lançar indagações sobre conjuntos de obras capazes de revelar algumas das especificidades da arte e da cultura brasileira em sua interação com a arte internacional. O sétimo andar apresenta aspectos da visualidade artística da primeira metade do século XX com as seguintes seções. A instauração do Moderno, A Circulação da Arte Moderna, Vanguarda e Política: O Expressionismo em Questão, Realismos, Abstracionismo, além de situar as relações da Bienal de São Paulo com o MAC USP. Já no sexto andar, as seções Figurações, Arte Política, Arte como Ideia e Por uma Arte Global: Arte Contemporânea na Virada do Século XXI procuram apresentar como o acervo do Museu pode apontar para as transformações das experiências artísticas da segunda metade do século XX. O projeto expográfico da mostra procurou articular os dois andares situando duas praças no centro de cada uma das GALERIAS. No sétimo andar, a praça busca unir o acervo do Museu ao Parque Ibirapuera, quanto projeto mais amplo de modernidade para o Brasil. Na década 1950. Essa modernidade espelha-se na praça do sexto andar com a história do MAC USP na Universidade, que se exprime, também, pelos dois mais expressivos projetos de arquitetura para sua sede, respetivamente no campus e fora dele, assinados por dois dos maiores nomes da arquitetura brasileira do século XX. Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha Para reflexão sobre a relação da arquitetura moderna com o MAC USP, contamos com a colaboração de docentes Rodrigo Queiroz e Marta Bogéa, do Departamento de Projeto da SAL USP. Queiroz tem por objeto de estudo a revisão da narrativa da arquitetura moderna entre nós. Já Marta Bogéa foca sua pesquisa nas relações entre arquitetura e dispositivos de exposição e espações expográficos. O trabalho em colaboração com docentes de outra unidade da USP cem ao encontro do perfil universitário do MAC USP que busca indicar vertentes de investigação em seu acervo a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Issue Date: 
2018
Publisher: 
Paloma Bazán
Keywords: 
  • MAC
  • USP
  • Museu
  • Contemporâneo
  • Arte
  • Museu de Arte Contemporânea
  • Latino-america
  • Visões da arte
  • América Latina
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381314
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
texto
Appears in Collections:Exposições e Museus

Item Files
File Description SizeFormat 
0 - Instauração do moderno 2.jpgInstauração do moderno200.02 kBJPEGView/Open
0 - instauração moderno 1.jpginstauração moderno202.8 kBJPEGView/Open
0 - Visões da arte.jpgVisões da arte172.69 kBJPEGView/Open
34 - Giacomo Balla - Paisagem - 1906-07.jpgGiacomo Balla - Paisagem391.38 kBJPEGView/Open
35 - Honoré Marius Bérard - Sinfonia Litúrgica - 1938.jpgHonoré Marius Bérard - Sinfonia Litúrgica - 1938328.66 kBJPEGView/Open
36 - Jean Le Moal - Fim do Dia - 1946.jpgJean Le Moal - Fim do Dia - 1946385 kBJPEGView/Open
37 - Alfred Manessier - Chama Clara - 1946.jpgAlfred Manessier - Chama Clara - 1946504.36 kBJPEGView/Open
38 - Gustave Singier - Ladainhas da Virgem - 1946.jpgGustave Singier - Ladainhas da Virgem - 1946538.41 kBJPEGView/Open
39 - Antônio Gomide - Santa Ceia - c.1933-34.jpgAntônio Gomide - Santa Ceia - c.1933325.74 kBJPEGView/Open
40 - Antônio Gomide - Autorretrato - 1930.jpgAntônio Gomide - Autorretrato - 1930220.18 kBJPEGView/Open
41 - Antônio Gomide - Sem título (Cabeça de Cristo) - c. 1925.jpgAntônio Gomide - Sem título (Cabeça de Cristo) - c. 1925564.44 kBJPEGView/Open
42 - Antônio Gomide - Sem título - c. 1923.jpgAntônio Gomide - Sem título - c. 1923469.77 kBJPEGView/Open
43 - Flávio de Carvalho - Retrato de José Lins do Rego - 1948.jpgFlávio de Carvalho - Retrato de José Lins do Rego - 1948555.07 kBJPEGView/Open
44 - Lasar Segall - Perfil de Zulmira - 1928.jpgLasar Segall - Perfil de Zulmira - 1928498.37 kBJPEGView/Open
45 - Alberto Magnelli - Pedras n°22 - 1933.jpgAlberto Magnelli - Pedras n°22 - 1933410.82 kBJPEGView/Open
46 - Alberto Magnelli - Linguagem Turbulenta - 1937.jpgAlberto Magnelli - Linguagem Turbulenta - 1937387.11 kBJPEGView/Open
47 - Friedrich Vordemberg-Gildewart - Composição n° 99 -1935.jpgFriedrich Vordemberg-Gildewart - Composição n° 99 -1935239.03 kBJPEGView/Open
48 - Sophie Taeuber-Arp - Triângulos opostos pelo Vértice, Retângulo, Quadrados, Barras, 1943.jpgSophie Taeuber-Arp - Triângulos opostos pelo Vértice, Retângulo, Quadrados, Barras, 1943341.13 kBJPEGView/Open
49 - Atanasio Soldati - Composição - 1942.jpgAtanasio Soldati - Composição - 1942396.77 kBJPEGView/Open
50 - César Domela - Sem título - 1942.jpgCésar Domela - Sem título - 1942461.9 kBJPEGView/Open
51 - Victor Brecheret - Luta de índios Kalapalo - 1951.jpgVictor Brecheret - Luta de índios Kalapalo - 1951161.17 kBJPEGView/Open
52 - Maria Martins - O Implacável, 1947.jpgMaria Martins - O Implacável, 1947185.02 kBJPEGView/Open
53 - Maria Martins - Calendário da Eternidade - 1953.jpgMaria Martins - Calendário da Eternidade - 1953216.93 kBJPEGView/Open
54 - Victor Brecheret - Índio e a Suassuapara - 1951.jpgVictor Brecheret - Índio e a Suassuapara - 1951206.92 kBJPEGView/Open
55 - Umberto Boccioni - Formas Únicas da Continuidade no Espaço - 1913-1960.jpgUmberto Boccioni - Formas Únicas da Continuidade no Espaço - 1913-196098.45 kBJPEGView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.