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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | MAC, Museu de Arte Contemporânea | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T16:27:18Z | - |
dc.date.available | 2018-11-28T16:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381314 | - |
dc.description | Curadoras: Ana Magalhaes, Carmen Aranha, Helouise Costa | pt_BR |
dc.description.abstract | A exposição visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000 apresenta a arte do século XX por meio do acervo reunido por este Museu e está dividida em dois segmentos distribuídos entre o sétimo e o sexto andar deste edifício, que cobrem os períodos de 1900 - 1950 e 1950 – 2000, respetivamente. As balizas cronológicas não são rígidas, apenas orientam um percurso de visita que visa, sobretudo, lançar indagações sobre conjuntos de obras capazes de revelar algumas das especificidades da arte e da cultura brasileira em sua interação com a arte internacional. O sétimo andar apresenta aspectos da visualidade artística da primeira metade do século XX com as seguintes seções. A instauração do Moderno, A Circulação da Arte Moderna, Vanguarda e Política: O Expressionismo em Questão, Realismos, Abstracionismo, além de situar as relações da Bienal de São Paulo com o MAC USP. Já no sexto andar, as seções Figurações, Arte Política, Arte como Ideia e Por uma Arte Global: Arte Contemporânea na Virada do Século XXI procuram apresentar como o acervo do Museu pode apontar para as transformações das experiências artísticas da segunda metade do século XX. O projeto expográfico da mostra procurou articular os dois andares situando duas praças no centro de cada uma das GALERIAS. No sétimo andar, a praça busca unir o acervo do Museu ao Parque Ibirapuera, quanto projeto mais amplo de modernidade para o Brasil. Na década 1950. Essa modernidade espelha-se na praça do sexto andar com a história do MAC USP na Universidade, que se exprime, também, pelos dois mais expressivos projetos de arquitetura para sua sede, respetivamente no campus e fora dele, assinados por dois dos maiores nomes da arquitetura brasileira do século XX. Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha Para reflexão sobre a relação da arquitetura moderna com o MAC USP, contamos com a colaboração de docentes Rodrigo Queiroz e Marta Bogéa, do Departamento de Projeto da SAL USP. Queiroz tem por objeto de estudo a revisão da narrativa da arquitetura moderna entre nós. Já Marta Bogéa foca sua pesquisa nas relações entre arquitetura e dispositivos de exposição e espações expográficos. O trabalho em colaboração com docentes de outra unidade da USP cem ao encontro do perfil universitário do MAC USP que busca indicar vertentes de investigação em seu acervo a partir de uma perspectiva interdisciplinar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Paloma Bazán | pt_BR |
dc.subject | MAC | pt_BR |
dc.subject | USP | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Latino-america | pt_BR |
dc.subject | Visões da arte | pt_BR |
dc.subject | América Latina | - |
dc.title | Exposição Visões da Arte: no acervo do MAC USP 1900 - 1950 | pt_BR |
dc.type | texto | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
Appears in Collections: | Exposições e Museus |
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