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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381330
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dc.contributor.authorTirapeli, Percival-
dc.date.accessioned2018-11-29T18:50:32Z-
dc.date.available2018-11-29T18:50:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTIRAPELI, Percival. Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, São Paulo: Edições SESC, 2018. p.134-135pt_BR
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381330-
dc.description.abstractA cidade de Sucre, capital constitucional da Bolívia, teve as denominações anteriores de Charcas (1538), Chuquisaca e La Plata. A Real Audiência de Charcas tinha dioceses no Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai. A primeira diocese (1552) teve sua igreja paroquial levantada por volta de 1553, projeto de Juan Miguel de Veramindi ampliado a partir de 1608 pelo bispo Alonso Peralta -- que construiu a sacristia, ampliou o cruzeiro, reforçou a estrutura e abriu as capelas laterais. A terceira ampliação foi realizado pelos freis Francisco Domínguez e o mestre José González Merguete entre 1680 a 1720, que também trabalhou na catedral de Córdoba (1693), na Argentina (Saavedra, 2009. pp. 119 - 123). A catedral tem duas portadas, uma na entrada principal com balcão - capela aberta - e a outra na lateral, conhecida como a da capela da Virgem de Guadalupe (1683). Esta última fachada retábulo é visível desde a Plaza Mayor, atual 24 de Maio, pois se encontra defronte aos degraus de subida ao adro, mais alto que a praça, circundando a porta em arco abatido. As bases das colunas são mais destacadas de tal maneira que as colunas gêmeas ornadas com panejamentos estilizados criam zonas de sombra na parte inferior. A solução erudita das colunas repete-se acima em escala menor, ladeando o nicho da Virgem amparado por arcos truncados. O arremate da portada tem um nicho com escultura sedestre, entre emblemas coroados por pináculos piramidais, e acrotério com armas episcopais. Esta fachada retábulo não teve continuidade na região, o que sugere a possibilidade de ser obra de Merguete, natural de Granada, segundo hipótese de Gutiérrez (1997, p, 104). Rica balaustrada fecha o adro com um cruzeiro na esquina das ruas. Internamente o coro está na capela mor, contornando o altar mor – ciprés – em forma de tabernáculo, cuja cúpula é sustentada por pares de colunas neoclássicas organizadas em quatro. O cadeiral, dos mais antigos das Américas, Cristóbal Hidalgo o executou entre 1592 a 1596 e é dividido em dois níveis, o mais simplificado junto ao piso e, acima, ornado com relevos inspirados em desenhos renascentistas, com pinturas ovais na parte central. Acima, as abóbadas com nervuras formando intrincados desenhos estrelados nos intradorsos dão graça e movimentação pois que, douradas, se destacam das partes brancas e lisas acima da sequência de arcadas.pt_BR
dc.language.isoN/Apt_BR
dc.publisherPublicadora: Flora Batalha, Texto: Percival Tirapeli, Fotografia: Percival Tirapelipt_BR
dc.subjectCatedralpt_BR
dc.subjectSucre - Bolíviapt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectBolíviapt_BR
dc.subjectLatino-américapt_BR
dc.subjectPercival Tiraelipt_BR
dc.subjectSéculo XVII - Barrocopt_BR
dc.subjectSéc. XVII - Barrocopt_BR
dc.subjectPatrimônio Colonial Latino-americano-
dc.titleCatedral de Sucre. Bolívia. Séc. XVIIpt_BR
dc.title.alternativeCapitulo II - Catedrais - Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra-
dc.typetextopt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
Appears in Collections:Patrimônio Cultural

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