You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTirapeli, Percival-
dc.date.accessioned2018-11-29T18:51:29Z-
dc.date.available2018-11-29T18:51:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationTIRAPELI, Percival. Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, São Paulo: Edições SESC, 2018. p. 133-134pt_BR
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381331-
dc.description.abstractA serena Plaza Mayor de Arequipa, cuidad blanca, é das mais agradáveis de todo o Peru. A ampla fachada da catedral toma toda a praça, finalizando as ruas com arcos triunfais. As luminosidades provenientes do sol naquelas alturas, e a alvura das pedras vulcânicas são sem igual para os olhos que distinguem as torres esguias, brancas, contra o céu azulado na tonalidade celeste. Arequipa, significa fique aqui. Tal serenidade, expressa na horizontalidade da catedral, é, porém, luta constante contra as forças da natureza: lá, como em nenhuma outra catedral, os abalos sísmicos foram tão constantes: 1666, 1668, 1669, 1784 e o incêndio de 1844. A separação da diocese de Cusco iniciou-se ainda em 1577. As construções se sucederam e o resultado final, depois de séculos, é oriundo da planta do arquiteto Andrés Espinoza em três naves. A fachada de mestre Lucas Poblete, em estilo clássico, com a entrada principal no centro do corpo do edifício, traz rígido, mas leve, triangulo frontão. As torres leves, com arremates poligonais, esbeltos e pontiagudos, desfiam o temor de terremotos como os precedentes e a constante presença do vulcão Misti. Internamente é dividida em três naves, separadas por espessas pilastras lisas, retilíneas, ricamente ornadas com estuques nos entablamentos duplos. A capela-mor é em forma de abside, disposta mais ao fundo precedida pelo rico cadeiral com esculturs de santos acima das estalas. O altar mor tem a configuração de tabernáculo, rodeado por pilastras circulares, lisas com capitéis compósitos. A semiabóbada é estriada, cujas nervuras saem do entablamento duplo truncado e sustentado por doze colunas circulares, lisas de capitéis compósitos. Dentre as nervuras há ornamentos de estuques, que se espalham pelo arco triunfal e nas faces internas dos arcos. O púlpito foi instalado na nave é uma peça ímpar em madeira clara e seu peso simbólico, o da palavra divina, esmaga o Lúcifer alado. O órgão está na parte posterior.pt_BR
dc.language.isoN/Apt_BR
dc.publisherPublicadora: Flora Batalha, Texto: Percival Tirapeli, Fotografia: Percival Tirapelipt_BR
dc.subjectArequipa - Perúpt_BR
dc.subjectPerúpt_BR
dc.subjectSéculos XVII - XIX - Barrocopt_BR
dc.subjectCatedralpt_BR
dc.subjectPercival Tirapelipt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectSéc. XVII - XIX - Barrocopt_BR
dc.subjectLatino-américa-
dc.subjectPatrimônio Colonial Latino-americano-
dc.titleCatedral de Arequipa. Peru. Sécs. XVII a XIXpt_BR
dc.title.alternativeCapitulo II - Catedrais - Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra-
dc.typetextopt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
Appears in Collections:Patrimônio Cultural

Item Files
File Description SizeFormat 
Catedral - Arequipa - Perú (1).JPGCatedral - Arequipa - Perú477.8 kBJPEGView/Open
Catedral - Arequipa - Perú (2).JPGCatedral - Arequipa - Perú1.25 MBJPEGView/Open
Catedral - Arequipa - Perú (3).JPGCatedral - Arequipa - Perú1.18 MBJPEGView/Open
Catedral - Arequipa - Perú (4).JPGCatedral - Arequipa - Perú1.29 MBJPEGView/Open
Catedral - Arequipa - Perú (5).JPGCatedral - Arequipa - Perú1.12 MBJPEGView/Open
Catedral - Arequipa - Perú (6).JPGCatedral - Arequipa - Perú724.26 kBJPEGView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.