You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381333
Title: 
Catedral de Santo Domingo. Santo Domingo. Séc.XVI
Other Titles: 
Capitulo II - Catedrais - Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra
Author(s): 
Tirapeli, Percival
Abstract: 
Na Ilha Espanhola, onde Cristóvão Colombo deu início a cristianização das Américas, foi fundada a Catedral Primaz das Índias. Na antiga Plaza Mayor, atual parque Colón, foi fundada a diocese de Concepción de la Vega (1504) na ilha que hoje abriga os países da República Dominicana e do Haiti. Esta ilha foi o berço das leis do rei Fernando, o Católico, a proteger os indígenas americanos. Em 1521 já estavam dispostas as primeiras pedras da fundação aquela que seria o protótipo, senão arquitetônico, mas de funcionamento para todas as catedrais americanas inspiradas no modelo da catedral de Sevilha. Em 1524 estavam prontas a girola – parte posterior da igreja em forma semi-circular - e parte do corpo correspondendo às duas entradas laterais, obra do bispo Alessandro Geraldini. As obras continuaram pelo arquiteto Rodrigo de Bastidas e consagrada em l541 pelo bispo Alonso de Fuenmayor, antes de seguir para a Cidade do México. Assim esta obra de pura aspiração espiritual teve ao longo de sua materialização os anseios primordiais dos tempos das conquistas - linhas arquitetônicas das catedrais medievais - e a estabilização do poder temporal – frisos e esculturas de linhas estilísticas renascentistas na fachada - sintetizando assim o primeiro momento da descoberta e o da instalação dos poderes temporais e espirituais - Estado e Igreja. Em 1543 construiu-se o campanário, que não deveria ser mais alto que a Torre del Homenaje, ali perto nas margens do rio Ozama, porém com o mesmo aspecto daquela fortaleza medieval. Diego del Rio construiu capelas laterais e nos anos 1550 tinha sua espacialidade como na atualidade. Sofreu paralisações assim que a Espanha voltou-se para as construções de terra firme e o Caribe viu-se nas mãos dos corsários ingleses em especial Drake que a saqueou destruindo seus antigos retábulos em 1586. A grandiosa massa arquitetônica gótica tardia expressa a vontade da instalação de toda espiritualidade espanhola naquela praça ensolarada. As três entradas ao templo, são distintas e mostram seus acréscimos a esta planta baixa de três naves cujas abóbadas em cruzaria mostrando as nervuras e as pedras em toda sua extensão são suportadas por elegantes arcos ogivais. A entrada sul pela porta lateral é por debaixo do coro alto alcançado por uma escada em caracol esculpida em rocha, outra, oposta, sob arcos e acréscimos da sala do cabildo eclesiástico e a principal, que recebe a luz pela tarde revelando seus arcos e relevos renascentistas. A sala do Cabildo, do lado oposto, foi construída no início do século XVII e a sequência de capelas laterais no lado sul onde se instalaram confrarias. Em 1650 estavam construídas todas as capelas e o presbitério ampliado. Um terremoto em 1673 abalou as abóbadas do coro, sala capitular e capela mor, recompostas posteriormente e as novas intervenções foram apenas em 1862. Dentre as melhorias, ocorreu a troca de piso e a recolocação dos restos mortais de dom Luis Colón e do Almirante don Cristóbal Colón que se encontra no lado do Evangelho, no lado direito do presbitério (Sasso, 2011, p. 259). Transposto o adro fechado com muralhas encimadas com ameias medievais, a visão muda para o portal renascentista que se abre para receber o fiel. Depois daqueles umbrais, já em seu ambiente interior, contemplam-se as abóbadas sustentadas por pilastras circulares de onde nascem as nervuras das cruzarias frisadas por pinturas. Arcos ogivais guardam altares e relíquias em suas capelas laterais profundas ao longo de toda nave. A capela mor mostra-se exteriormente como imensa girola octogonal guarnecida de contrafortes e pequenas envasaduras. Internamente, mostra-se pentagonal com as paredes do fundo a sustentarem a cúpula nervurada e na parte anterior o grande arco triunfal. Nas laterais, o friso do coro ornado com relevos renascentistas chama a atenção para os putti cantantes. Nas capelas profundas, antigos altares e relíquias como o cruzeiro do período das descobertas. A capela de Nossa Senhora de la Antigua abriga a pintura trazida de Sevilha ainda em 1523. Na capela do Cristo da Agonia está o monumento funerário do bispo Alessandro Geraldini, primeiro bispo e iniciador das obras. Dois leões suportam o rico monumento funerário emoldurado por um arco renascentista de meio ponto substituindo aquele ogival. Esta capela exemplifica os diversos momentos construtivos com variadas técnicas desde paredes com pedras dispostas - mamposteria - cúpula em meia laranja - hornacina - frisos e colunas estriadas com capitéis corintos e requintado pórtico renascentista que abriga a urna funerária que recebe diáfana luz oriunda das pedras rendilhadas das envasaduras.
Issue Date: 
2018
Citation: 
TIRAPELI, Percival. Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, São Paulo: Edições SESC, 2018. p. 104-106
Publisher: 
Publicadora: Flora Batalha, Texto: Percival Tirapeli, Fotografia: Percival Tirapeli
Keywords: 
  • Catedral
  • Santo Domingo - República Dominicana
  • Percival Tirapeli
  • América Latina
  • Século XVI - Barroco
  • República Dominicana
  • Séc. XVI - Barroco
  • América Latina
  • Latino-américa
  • Patrimônio Colonial Latino-americano
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381333
Licence Type: 
Personalizado
Type: 
texto
Appears in Collections:Patrimônio Cultural

Item Files
File Description SizeFormat 
Catedral - Santo Domingo - fachada (1).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada6.46 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (2).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada3.78 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (3).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada2.82 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (4).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada4.83 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (5).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada5.15 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (6).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada4.8 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (7).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada5.09 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (8).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada4.77 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (9).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada4.13 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (10).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada5.25 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (11).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada8.45 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (12).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada8.51 MBJPEGView/Open
Catedral - Santo Domingo - fachada (13).JPGCatedral - Santo Domingo - fachada7.1 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (1).JPGCateral - Santo Domingo4.38 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (2).JPGCateral - Santo Domingo6.21 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (3).JPGCateral - Santo Domingo6.05 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (4).JPGCateral - Santo Domingo1.91 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (5).JPGCateral - Santo Domingo5.73 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (6).JPGCateral - Santo Domingo4.44 MBJPEGView/Open
Cateral - Santo Domingo (7).JPGCateral - Santo Domingo4.36 MBJPEGView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.