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http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381344
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Tirapeli, Percival | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-01T16:38:15Z | - |
dc.date.available | 2018-12-01T16:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | TIRAPELI, Percival. Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, São Paulo: Edições SESC, 2018.p. 249 – 250 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381344 | - |
dc.description.abstract | Querétaro é rica em seus monumentos barrocos coloniais e de marcantes edifícios do breve período imperial mexicano. Seu desenvolvimento está vinculado a mineração de ouro e a nobreza indígena do índio cacique Conín – Hernando de Tapia, seu nome de batismo – que doou grande fortuna para sua filha Luisa de Tapia para fundar o mosteiro. Fato raro pois apenas as senhoras espanholas ou crioulas poderiam ter este privilégio concedido a esta indígena que mesmo religiosa Clarissa continuou a ser discriminada (Correa, 2001 p. 340). O novo edifício foi construído (1633) pelo arquiteto e escultor Francisco de Chavide e remodelado trinta anos depois pelo mestre de obras e ensamblador José de Bayas Delgado, oriundo de Puebla. O complexo tomou maior vulto já no século XIX quando alcançou setenta e seis casas para abrigar as filhas dos mais opulentos mineradores com suas servas além das monjas, freiras religiosas, irmãs leigas e meninas estudantes. O recinto completo compõe-se de clausura, ruelas entre claustros e celas individuais, pequenas praças, jardins, capelas, ermidas e cemitério. A bela praça fronteiriça foi remodelada em 1817 e pode-se observar a características das igrejas monásticas: a posição da nave paralela ao arruamento, a presença de uma torre apenas e duas portas de entrada. Internamente uma grande nave com abóbadas reserva uma surpresa artística comparável apenas ao mosteiro de Santa Rosa a algumas quadras do local. Adentrando-se pela parte posterior, junto ao coro baixo, tem-se a sensação completa do theatrum sacrum, dourado, exposto a serem descobertas as delícias divinas que flutuam entre o céu e a terra. O ambiente é pleno, nada falta, nada excede, é perfeito. Os retábulos de Ignacio Mariano de las Casas, arquiteto de Querétaro, são monumentais. As estípedes avançam sobre a nave, sustentam o entalhamento truncado, pinturas e esculturas que se mostram em contrastes de luzes e sombras, volumes ousados e planos requintados. No arco das lunetas, abrem-se janelas com tecidos esculpidos deixando penetrar na nave feixes de luzes que caprichosamente reluzem sobre o dourado dos altares na parede oposta. | pt_BR |
dc.language.iso | N/A | pt_BR |
dc.publisher | Publicadora: Paloma Bazán, Fotografia: Percival Tirapeli, Texto: Percival Tirapeli | pt_BR |
dc.subject | Mosteiro Santa Clara | pt_BR |
dc.subject | Séculos. XVII e XVIII - Barroco | pt_BR |
dc.subject | Sécs. XVII e XVIII - Barroco | pt_BR |
dc.subject | Querétaro - México | pt_BR |
dc.subject | México | pt_BR |
dc.subject | Percival Tirapeli | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Colonial Latino-americano | pt_BR |
dc.subject | Monastérios femeninos | pt_BR |
dc.title | Mosteiro Santa Clara, Querétaro. México. Sécs. XVII e XVIII | pt_BR |
dc.title.alternative | Capitulo II - Mosteiros Femeninos - Patrimônio Colonial Latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra | pt_BR |
dc.type | texto | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
Appears in Collections: | Patrimônio Cultural |
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