Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Gilberto Luiz de Azevedo (org.) | - |
dc.contributor.author | Silva, Fábio Arlindo | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T12:27:47Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T12:27:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, 2024. (Disciplina 16 – Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, Curso de Pedagogia a distância). | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5954-518-6 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381410 | - |
dc.description.abstract | O livro "Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde" aborda o ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na formação de professores e na melhoria da qualidade do ensino. O material didático é apresentado como referencial para as discussões sobre o ensino de Ciências, com o objetivo de promover a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores. No livro se destaca a importância da formação continuada dos professores, incentivando a reflexão e investigação da própria prática, e aborda a necessidade de atualização científica, técnica e cultural dos profissionais. Na obra também se ressalta a importância de se considerar o contexto histórico e social na produção e utilização do conhecimento científico, buscando estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Além disso, os autores propõem que as atividades de ensino sejam planejadas, desenvolvidas e avaliadas de forma a envolver os alunos na construção e reconstrução de suas ideias, visando um conhecimento crítico da realidade e o desenvolvimento de habilidades intelectuais como observação, comunicação, comparação, seriação, classificação e relação de causa e efeito. Os autores criticam o ensino tradicional de ciências, caracterizado como "livresco, memorialístico, centrado na aula expositiva, com pequena participação das crianças na busca do conhecimento", e aponta para a necessidade de inovações no ensino, que incluam a utilização de diferentes materiais didáticos, atividades práticas, experimentação e o lúdico. Ressalta-se ainda a importância do planejamento de ensino e da seleção crítica de materiais didáticos, bem como a necessidade de se discutir os objetivos do ensino de Ciências e Saúde, os critérios para seleção e ordenação dos conteúdos e as possibilidades e limites de trabalho do professor. (Texto elaborado com a ajuda do Gemini 2,5 Flash, 2025). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Unesp - Professora Adriana Chaves (CDeP3) - Antonio Netto Junior | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Ensino Fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Borges, Gilberto Luiz de Azevedo | pt_BR |
dc.title | Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde | pt_BR |
dc.type | e-book | pt_BR |
dc.type | texto | pt_BR |
dc.type.copyright | Prazo de proteção legal dos direitos da obra | pt_BR |
Appears in Collections: | Material didático |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVRO-D16-CIENCIAS-SAUDE.pdf | PEDAG3ED-LIVRO-CIENCIAS-SAUDE | 5.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.