Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381411
- Title:
- Gestão da Informação
- 978-65-5954-519-3
- No livro "Gestão da Informação" aborda a integração de tecnologias no contexto educacional, visando aprimorar as práticas de ensino e aprendizagem. Seus autores enfatizam a importância de conectar a educação com as tecnologias disponíveis, como televisão, rádio, computadores, internet e smartphones, para promover um uso mais eficaz dessas ferramentas. No texto se destaca que as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano de professores e alunos, transformando as formas de interação e proporcionando acesso a uma grande quantidade de informações. Nesse contexto, torna-se essencial que educadores e estudantes desenvolvam habilidades para gerir a informação e encontrar novas maneiras de ensinar e aprender com o uso de tecnologias educacionais. Ressalta-se que diversos estudos apontam para a necessidade e a possibilidade de ensinar e aprender com o uso de tecnologias digitais na educação, inclusive com recomendações legais para a adoção dessas tecnologias educacionais. Nesta obra se defende a integração e incorporação dessas tecnologias no ambiente escolar, o que implica uma modificação nas relações entre professor, alunos e conhecimento. Os autores fazem distinção entre informação e conhecimento, ressaltando que a informação está presente em diversas fontes e lugares, enquanto o conhecimento é construído individualmente. Nesse sentido, o papel dos professores é auxiliar os alunos no processo de transformar informação em conhecimento, por meio de abordagens pedagógicas eficazes que utilizem a tecnologia. Neste livro são apresentados os objetivos da disciplina de Gestão da Informação, que incluem: compreender a importância da gestão da informação na escola; aplicar os princípios de gestão da informação ao ensino e aprendizagem; instrumentalizar os alunos para utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional; identificar a influência das tecnologias no ensino e aprendizagem; e analisar os fatores envolvidos nas redes de informação, como armazenamento, produção e avaliação do uso das tecnologias. A metodologia da disciplina envolve aulas teórico-práticas síncronas, textos de apoio, vídeos, atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e a elaboração de um produto/projeto. A avaliação é contínua e considera a participação dos alunos, o cumprimento das atividades e os resultados do produto/projeto. Por fim, se apresenta um texto sobre as tecnologias na educação, abordando as revoluções industriais e seus impactos na sociedade e na educação, o uso das TDIC e recursos de tecnologia educacional.
- 27-Nov-2024
- SILVA, Fábio Arlindo; NETTO JUNIOR, Antonio (org.). Gestão da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024.
- Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Unesp - Professora Adriana Chaves (CDeP3) - Antonio Netto Junior
- Educação Básica
- Ensino - Metodologia
- Ensino fundamental
- Tecnologia da Informação
- Formação de professores
- Tecnologia na Educação
- Silva, Fábio Arlindo
- Netto Junior, Antonio
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381411
- Prazo de proteção legal dos direitos da obra
- e-book
- texto
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEDAG3ED-GESTAO-INFORMACAO.pdf | PEDAG3ED-GESTAO-INFORMACAO | 3.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.