You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Fábio Arlindo (org.)-
dc.contributor.authorNetto Junior, Antonio (org.)-
dc.date.accessioned2025-05-29T12:45:30Z-
dc.date.available2025-05-29T12:45:30Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Fábio Arlindo; NETTO JUNIOR, Antonio (org.). Gestão da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5954-519-3-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/381411-
dc.description.abstractNo livro "Gestão da Informação" aborda a integração de tecnologias no contexto educacional, visando aprimorar as práticas de ensino e aprendizagem. Seus autores enfatizam a importância de conectar a educação com as tecnologias disponíveis, como televisão, rádio, computadores, internet e smartphones, para promover um uso mais eficaz dessas ferramentas. No texto se destaca que as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano de professores e alunos, transformando as formas de interação e proporcionando acesso a uma grande quantidade de informações. Nesse contexto, torna-se essencial que educadores e estudantes desenvolvam habilidades para gerir a informação e encontrar novas maneiras de ensinar e aprender com o uso de tecnologias educacionais. Ressalta-se que diversos estudos apontam para a necessidade e a possibilidade de ensinar e aprender com o uso de tecnologias digitais na educação, inclusive com recomendações legais para a adoção dessas tecnologias educacionais. Nesta obra se defende a integração e incorporação dessas tecnologias no ambiente escolar, o que implica uma modificação nas relações entre professor, alunos e conhecimento. Os autores fazem distinção entre informação e conhecimento, ressaltando que a informação está presente em diversas fontes e lugares, enquanto o conhecimento é construído individualmente. Nesse sentido, o papel dos professores é auxiliar os alunos no processo de transformar informação em conhecimento, por meio de abordagens pedagógicas eficazes que utilizem a tecnologia. Neste livro são apresentados os objetivos da disciplina de Gestão da Informação, que incluem: compreender a importância da gestão da informação na escola; aplicar os princípios de gestão da informação ao ensino e aprendizagem; instrumentalizar os alunos para utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional; identificar a influência das tecnologias no ensino e aprendizagem; e analisar os fatores envolvidos nas redes de informação, como armazenamento, produção e avaliação do uso das tecnologias. A metodologia da disciplina envolve aulas teórico-práticas síncronas, textos de apoio, vídeos, atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e a elaboração de um produto/projeto. A avaliação é contínua e considera a participação dos alunos, o cumprimento das atividades e os resultados do produto/projeto. Por fim, se apresenta um texto sobre as tecnologias na educação, abordando as revoluções industriais e seus impactos na sociedade e na educação, o uso das TDIC e recursos de tecnologia educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCoordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Unesp - Professora Adriana Chaves (CDeP3) - Antonio Netto Juniorpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologia na Educaçãopt_BR
dc.subjectSilva, Fábio Arlindopt_BR
dc.subjectNetto Junior, Antoniopt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt_BR
dc.titleGestão da Informaçãopt_BR
dc.typee-bookpt_BR
dc.typetextopt_BR
dc.type.copyrightPrazo de proteção legal dos direitos da obrapt_BR
Appears in Collections:Material didático

Item Files
File Description SizeFormat 
PEDAG3ED-GESTAO-INFORMACAO.pdfPEDAG3ED-GESTAO-INFORMACAO3.61 MBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.