Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66505
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | da Fonseca e Silva, Valentim | - |
dc.coverage.spatial | Rio de Janeiro, RJ - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2013-06-29 | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T17:47:45Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T17:47:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66505 | - |
dc.description | Escultura em madeira. 193 x 81 x 36cm. Acervo Museu Histórico Nacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim, foi artista e artesão: quase dois séculos após sua morte, tornou-se tema da escola de samba União de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Destaque merecido: talhas, anjos, chafarizes, lampadários, tocheiros, estátuas, escadarias, altares, fachadas, projetos arquitetônicos – foram produzidos exaustivamente por esse memorável criador. Artista de múltiplas habilidades, Mestre Valentim era filho de uma escrava africana e um português contratador de diamantes. Algumas fontes indicam que Valentim viveu um longo período em Portugal, apreciando o desenvolvimento do estilo pombalino, que valorizava a sobriedade em detrimento da talha dourada, seguindo os modelos da arte italiana daquele período. Esteticamente, a obra de Valentim é extremamente rica, pois agrega elementos compositivos pombalinos, ecléticos, joaninos, clássicos, neoclássicos, populares, barrocos ou rococós. | pt_BR |
dc.subject | Período colonial | pt_BR |
dc.subject | Estilo barroco | pt_BR |
dc.subject | Arte sacra | pt_BR |
dc.title | São Mateus | pt_BR |
dc.description2 | A versatilidade de Valentim possibilitou inúmeras produções na área de fundição, urbanística, escultura etc. Foi responsável pelas obras públicas do Rio de Janeiro a convite do vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa. Em meados de 1770, Mestre Valentim entrou para a Irmandade dos Pardos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Fundou uma oficina no centro comercial do Rio no mesmo período. Em 1789 liderou um projeto para a reconstrução do edifício do Recolhimento de Nossa Senhora do Parto. | pt_BR |
dc.description3 | Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza ; tratamento de imagens Karen Veiga ; pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souza | pt_BR |
dc.creator.autorentidade | Acervo "Barroco Memória Viva" | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | ARAÚJO, Emanoel e LAUDANNA, Mayra. De Valentim à Valentim - A Escultura Brasileira Sec XVIII Ao XX. Imprensa Oficial do Estado. 2009. | pt_BR |
dc.description.bibliography | CONDURU, Roberto. Arte Afrobrasileira. Editora c/arte 2007. | pt_BR |
dc.description.bibliography | SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Arte Brasileira – arte colonial – barroco e rococó. Companhia Editora Nacional, 2006. | pt_BR |
dc.description.bibliography | ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1. | pt_BR |
Appears in Collections: | Escultura |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2 S MATEUS MADEIRA VALENTIM.jpg | 2.8 MB | JPEG | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.