You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66508
Title: 
Índio Pescador
Author(s): 
Vaccani, Celita
Description: 
Escultura em bronze. Sem data. 75 x 49 x 22 cm. (Lança – parte posterior foi danificada). Acervo MUSEU Nacional de Belas Artes
Abstract: 
Muitas das obras de Celita possuem referências das esculturas greco-romana, sendo o tema ideal a figuração do torso cabeças humanas. Na obra aqui destacada, o índio é apresentado de forma idealizada e romântica. O indianismo que imperava relacionava-se ao Mito das três raças: o negro, o branco e o índio, sendo este último considerado nosso antepassado verdadeiro, autócne. Por isso o índio será frequentemente representado especialmente a partir do final do século XVIII, modelo de representação retomado pela artista com a valorização da figura do índio, inclusive, nas primeiras décadas do século XX, durante o período modernista.
Issue Date: 
29-Jun-2013
Issue Date: 
18-Sep-2013
Keywords: 
  • Neoclássico
  • Indianismo
  • Romantismo
Notes: 
Em relação à inserção das mulheres nas artes escultóricas, Rodolfo Bernardelli (1852 - 1931), escultor e professor, exerceu papel crucial na formação artística de Celita: diferentemente do que costumava acontecer em outras escolas de arte, nas quais a presença feminina era freqüentemente proibida, Bernardelli recebeu Celita Vaccani, que contava com cerca de nove anos de idade, para ser sua aluna. Bernardelli é também proprietário da Fundição Cavina, na qual vários outros artistas daquela época teriam fundido suas obras. Antes de sua morte, solicitou que Otávio Corrêa de Lima prosseguisse com as aulas para Celita, de modo que a garota estudou ali por mais sete anos. Posteriormente, Celita tornou-se professora da ENBA e, em 1975, diretora, sendo convidada a realizar pesquisa sobre escultura nos EUA. Tornou-se a primeira mulher a tomar posse na Academia Brasileira de Artes, em 1985.
Credits: 
Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza ; Tratamento de imagens Karen Veiga; Pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souza
Place: 
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • ARAÚJO, Emanoel e LAUDANNA, Mayra. De Valentim à Valentim - A Escultura Brasileira Sec XVIII Ao XX. Imprensa Oficial do Estado. 2009.
  • SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012.
  • ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66508
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Escultura

Item Files
File Description SizeFormat 
cvaccani_ipesc_01.jpgÍndio Pescador2 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.