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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66508
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVaccani, Celita-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro, RJ - Brasilpt_BR
dc.date2013-06-29-
dc.date.accessioned2013-09-18T18:04:54Z-
dc.date.available2013-09-18T18:04:54Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66508-
dc.descriptionEscultura em bronze. Sem data. 75 x 49 x 22 cm. (Lança – parte posterior foi danificada). Acervo MUSEU Nacional de Belas Artespt_BR
dc.description.abstractMuitas das obras de Celita possuem referências das esculturas greco-romana, sendo o tema ideal a figuração do torso cabeças humanas. Na obra aqui destacada, o índio é apresentado de forma idealizada e romântica. O indianismo que imperava relacionava-se ao Mito das três raças: o negro, o branco e o índio, sendo este último considerado nosso antepassado verdadeiro, autócne. Por isso o índio será frequentemente representado especialmente a partir do final do século XVIII, modelo de representação retomado pela artista com a valorização da figura do índio, inclusive, nas primeiras décadas do século XX, durante o período modernista.pt_BR
dc.subjectNeoclássicopt_BR
dc.subjectIndianismopt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.titleÍndio Pescadorpt_BR
dc.description2Em relação à inserção das mulheres nas artes escultóricas, Rodolfo Bernardelli (1852 - 1931), escultor e professor, exerceu papel crucial na formação artística de Celita: diferentemente do que costumava acontecer em outras escolas de arte, nas quais a presença feminina era freqüentemente proibida, Bernardelli recebeu Celita Vaccani, que contava com cerca de nove anos de idade, para ser sua aluna. Bernardelli é também proprietário da Fundição Cavina, na qual vários outros artistas daquela época teriam fundido suas obras. Antes de sua morte, solicitou que Otávio Corrêa de Lima prosseguisse com as aulas para Celita, de modo que a garota estudou ali por mais sete anos. Posteriormente, Celita tornou-se professora da ENBA e, em 1975, diretora, sendo convidada a realizar pesquisa sobre escultura nos EUA. Tornou-se a primeira mulher a tomar posse na Academia Brasileira de Artes, em 1985.pt_BR
dc.description3Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza ; Tratamento de imagens Karen Veiga; Pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souzapt_BR
dc.creator.autorentidadeAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyARAÚJO, Emanoel e LAUDANNA, Mayra. De Valentim à Valentim - A Escultura Brasileira Sec XVIII Ao XX. Imprensa Oficial do Estado. 2009.pt_BR
dc.description.bibliographySOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012.pt_BR
dc.description.bibliographyZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1.pt_BR
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cvaccani_ipesc_01.jpgÍndio Pescador2 MBJPEGThumbnail
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