You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinheiro, Chaves-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro, RJ - Brasilpt_BR
dc.date2013-06-29-
dc.date.accessioned2013-09-18T18:55:27Z-
dc.date.available2013-09-18T18:55:27Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66511-
dc.descriptionEscultura em terracota. 1872. 126 x 40 x 40 cm. Acervo Museu Nacional de Belas Artes.pt_BR
dc.description.abstractA deusa romana Ceres, também conhecida com Deméter na mitologia grega, responsável pela agricultura e boa colheita de grãos, é aqui retratada em terracota pelo artista.pt_BR
dc.subjectNeoclássicopt_BR
dc.subjectEscultura Mitológicapt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.titleDeusa Cerespt_BR
dc.description2Chaves Pinheiro iniciou seus estudos em escultura na Academia Imperial de Belas Artes por volta de 1833, com Marc Ferrez. Das Exposições Gerais, no que se refere à escultura, podemos destacar a realizada em 1870, que contou com a participação de Francisco Chaves Pinheiro, importante professor de estatuária na AIBA entre 1852 e 1884 e que produziu a belíssima escultura em terracota intitulada Deusa Ceres. Chaves era considerado excelente bronzista, tendo recebido muitos prêmios. As Exposições Gerais de Belas Artes foram criadas em 1840 na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, tendo duas mostras anuais permanentes.pt_BR
dc.description3Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza ; Tratamento de imagens Karen Veiga ; Pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souzapt_BR
dc.creator.autorentidadeAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988.pt_BR
dc.description.bibliographyFERNANDES, Cybele Vidal Neto. O Ensino de Pintura e Escultura na Academia Imperial das Belas Artes. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 3, julho de 2007pt_BR
dc.description.bibliographySOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012.pt_BR
dc.description.bibliographyARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Arte Brasileira – arte colonial – barroco e rococó. Companhia Editora Nacional, 2006.pt_BR
dc.description.bibliographyZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1.pt_BR
Appears in Collections:Escultura

Item Files
File Description SizeFormat 
chpinheiros_dceres_01.jpgDeusa Ceres (detalhe)4.43 MBJPEGThumbnail
View/Open
chpinheiros_dceres_02.jpgDeusa Ceres2.16 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.