Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Chaves | - |
dc.coverage.spatial | Rio de Janeiro, RJ - Brasil | pt_BR |
dc.date | 2013-06-29 | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T18:55:27Z | - |
dc.date.available | 2013-09-18T18:55:27Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66511 | - |
dc.description | Escultura em terracota. 1872. 126 x 40 x 40 cm. Acervo Museu Nacional de Belas Artes. | pt_BR |
dc.description.abstract | A deusa romana Ceres, também conhecida com Deméter na mitologia grega, responsável pela agricultura e boa colheita de grãos, é aqui retratada em terracota pelo artista. | pt_BR |
dc.subject | Neoclássico | pt_BR |
dc.subject | Escultura Mitológica | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.title | Deusa Ceres | pt_BR |
dc.description2 | Chaves Pinheiro iniciou seus estudos em escultura na Academia Imperial de Belas Artes por volta de 1833, com Marc Ferrez. Das Exposições Gerais, no que se refere à escultura, podemos destacar a realizada em 1870, que contou com a participação de Francisco Chaves Pinheiro, importante professor de estatuária na AIBA entre 1852 e 1884 e que produziu a belíssima escultura em terracota intitulada Deusa Ceres. Chaves era considerado excelente bronzista, tendo recebido muitos prêmios. As Exposições Gerais de Belas Artes foram criadas em 1840 na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, tendo duas mostras anuais permanentes. | pt_BR |
dc.description3 | Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza ; Tratamento de imagens Karen Veiga ; Pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souza | pt_BR |
dc.creator.autorentidade | Acervo "Barroco Memória Viva" | pt_BR |
dc.type.copyright | Personalizado | pt_BR |
dc.description.bibliography | ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988. | pt_BR |
dc.description.bibliography | FERNANDES, Cybele Vidal Neto. O Ensino de Pintura e Escultura na Academia Imperial das Belas Artes. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume II, n. 3, julho de 2007 | pt_BR |
dc.description.bibliography | SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012. | pt_BR |
dc.description.bibliography | ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988. | pt_BR |
dc.description.bibliography | TIRAPELI, Percival. Arte Brasileira – arte colonial – barroco e rococó. Companhia Editora Nacional, 2006. | pt_BR |
dc.description.bibliography | ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1. | pt_BR |
Appears in Collections: | Escultura |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
chpinheiros_dceres_01.jpg | Deusa Ceres (detalhe) | 4.43 MB | JPEG | ![]() View/Open |
chpinheiros_dceres_02.jpg | Deusa Ceres | 2.16 MB | JPEG | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.