You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66513
Title: 
Talha
Author(s): 
da Fonseca e Silva, Valentim
Description: 
Fragmento da cúpula da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Sem data. Madeira dourada. 170 x 190 x 60cm. Coleção Paulo Roberto Souza e Silva.
Abstract: 
Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim, foi artista e artesão: quase dois séculos após sua morte, tornou-se tema da escola de samba União de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Destaque merecido: talhas, anjos, chafarizes, lampadários, tocheiros, estátuas, escadarias, altares, fachadas, projetos arquitetônicos – foram produzidos exaustivamente por esse memorável criador. Artista de múltiplas habilidades, Mestre Valentim era filho de uma escrava africana e um português contratador de diamantes. Algumas fontes indicam que Valentim viveu um longo período em Portugal, apreciando o desenvolvimento do estilo pombalino, que valorizava a sobriedade em detrimento da talha dourada, seguindo os modelos da arte italiana daquele período. Esteticamente, a obra de Valentim é extremamente rica, pois agrega elementos compositivos pombalinos, ecléticos, joaninos, clássicos, neoclássicos, populares, barrocos ou rococós.
Issue Date: 
29-Jun-2013
Issue Date: 
18-Sep-2013
Keywords: 
  • Período colonial
  • Arquitetura barroca
  • Arte sacra
Notes: 
A versatilidade de Valentim possibilitou inúmeras produções na área de fundição, urbanística, escultura etc. Foi responsável pelas obras públicas do Rio de Janeiro a convite do vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa. Em meados de 1770, Mestre Valentim entrou para a Irmandade dos Pardos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Fundou uma oficina no centro comercial do Rio no mesmo período. Em 1789 liderou um projeto para a reconstrução do edifício do Recolhimento de Nossa Senhora do Parto.
Credits: 
Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza; tratamento de imagens Karen Veiga; pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souza
Place: 
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Bibliographic Citation: 
  • ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988.
  • CONDURU, Roberto. Arte Afrobrasileira. Editora c/arte 2007.
  • SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012.
  • TIRAPELI, Percival. Arte Brasileira – arte colonial – barroco e rococó. Companhia Editora Nacional, 2006.
  • ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1.
  • ARAÚJO, Emanoel e LAUDANNA, Mayra. De Valentim à Valentim - A Escultura Brasileira Sec XVIII Ao XX. Imprensa Oficial do Estado. 2009.
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66513
Licence Type: 
Personalizado
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
1 TALHA VALENTIM.jpgTalha Valentim1.03 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.