You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorda Fonseca e Silva, Valentim-
dc.coverage.spatialRio de Janeiro, RJ - Brasilpt_BR
dc.date2013-06-29-
dc.date.accessioned2013-09-18T19:17:29Z-
dc.date.available2013-09-18T19:17:29Z-
dc.date.issued2013-09-18-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/66513-
dc.descriptionFragmento da cúpula da Igreja de São Pedro dos Clérigos. Sem data. Madeira dourada. 170 x 190 x 60cm. Coleção Paulo Roberto Souza e Silva.pt_BR
dc.description.abstractValentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim, foi artista e artesão: quase dois séculos após sua morte, tornou-se tema da escola de samba União de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Destaque merecido: talhas, anjos, chafarizes, lampadários, tocheiros, estátuas, escadarias, altares, fachadas, projetos arquitetônicos – foram produzidos exaustivamente por esse memorável criador. Artista de múltiplas habilidades, Mestre Valentim era filho de uma escrava africana e um português contratador de diamantes. Algumas fontes indicam que Valentim viveu um longo período em Portugal, apreciando o desenvolvimento do estilo pombalino, que valorizava a sobriedade em detrimento da talha dourada, seguindo os modelos da arte italiana daquele período. Esteticamente, a obra de Valentim é extremamente rica, pois agrega elementos compositivos pombalinos, ecléticos, joaninos, clássicos, neoclássicos, populares, barrocos ou rococós.pt_BR
dc.subjectPeríodo colonialpt_BR
dc.subjectArquitetura barrocapt_BR
dc.subjectArte sacrapt_BR
dc.titleTalhapt_BR
dc.description2A versatilidade de Valentim possibilitou inúmeras produções na área de fundição, urbanística, escultura etc. Foi responsável pelas obras públicas do Rio de Janeiro a convite do vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa. Em meados de 1770, Mestre Valentim entrou para a Irmandade dos Pardos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Fundou uma oficina no centro comercial do Rio no mesmo período. Em 1789 liderou um projeto para a reconstrução do edifício do Recolhimento de Nossa Senhora do Parto.pt_BR
dc.description3Fotografia Percival Tirapeli e Vanessa Raquel Lambert Souza; tratamento de imagens Karen Veiga; pesquisa Vanessa Raquel Lambert Souzapt_BR
dc.creator.autorentidadeAcervo "Barroco Memória Viva"pt_BR
dc.type.copyrightPersonalizadopt_BR
dc.description.bibliographyARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Prefácio Joel Rufino dos Santos. São Paulo: Tenenge, 1988.pt_BR
dc.description.bibliographyCONDURU, Roberto. Arte Afrobrasileira. Editora c/arte 2007.pt_BR
dc.description.bibliographySOUZA, Vanessa Raquel Lambert de . O Florescimento da Arte Barroca no Período Colonial. In: Culturas Africanas e Afro brasileiras em Sala de Aula. FELINTO, Renata Aparecida (Org.). São Paulo: Editora Fino Traço, 2012.pt_BR
dc.description.bibliographyTIRAPELI, Percival. Arte Brasileira – arte colonial – barroco e rococó. Companhia Editora Nacional, 2006.pt_BR
dc.description.bibliographyZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 1.pt_BR
dc.description.bibliographyARAÚJO, Emanoel e LAUDANNA, Mayra. De Valentim à Valentim - A Escultura Brasileira Sec XVIII Ao XX. Imprensa Oficial do Estado. 2009.pt_BR
Appears in Collections:Arte Brasileira - Barroco

Item Files
File Description SizeFormat 
1 TALHA VALENTIM.jpgTalha Valentim1.03 MBJPEGThumbnail
View/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.