Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Luís Carlos Pimenta | - |
dc.contributor.author | Lopes, Célia Maria Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-17T17:30:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:39:11Z | - |
dc.date.available | 2011-03-17T17:30:46Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:39:11Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Lopes, Célia Maria Sousa - O Bovarismo ou a busca do absoluto no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira [Em linha]. [Lisboa] : [s.n.], 2010. 186 p. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1741 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1741 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos Francofonos apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | O objectivo deste estudo é fazer uma abordagem da temática do bovarismo, visto como a busca do absoluto, no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira. A primeira parte do trabalho faz o enquadarmento teórico dos conceitos “bovarismo” e “absoluto” e das questões associadas às adaptações cinematográficas, com destaque para as adaptações de Jean Renoir, Vincenti Minnelli, Claude Chabrol e para o caso de Manoel de Oliveira, aqui em estudo. A segunda parte, segundo e terceiro capítulos, centra-se na análise do filme e vai seguindo o percurso de Ema naquele contexto social, as relações que estabelece com os universos masculino e feminino, a ambiguidade de género que a caracteriza e em que medida o acesso ao absoluto lhe foi ou não negado. | por |
dc.description.abstract | Le bovarysme ou la recherche de l‟absolu dans le film Val Abraham est l‟objectif de ce travail. La première partie de cette étude est consacrée à quelques considérations théoriques autour de « bovarysme » et « absolu » et autour des questions des adaptations cinématographiques de Renoir, Minnelli, Chabrol et Oliveira. La deuxième partie, chapitres 2 et 3, fait l‟analyse du film, le parcours d‟Ema dans le contexte social, les relations qu‟elle établit avec les univers masculin et féminin, l‟ambiguité de genre qui la caractérise et dans quelle mesure elle a eu accès ou non à l‟absolu qu‟elle cherchait. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Oliveira, Manuel de, 1908-2015 | por |
dc.subject | Literatura francesa | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Bovarismo | por |
dc.subject | Adaptação cinematográfica | por |
dc.title | O Bovarismo ou a busca do absoluto no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira | por |
dc.type | outro | por |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.