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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lins, Romulo Campos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Sinval de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:21Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sinval de. O saber/fazer/ser e conviver dos educadores indígenas Apinayé: algumas reflexões no campo da Teoria da Complexidade e da Etnomatemática. 2013. 156 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102113 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102113 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa procuro estabelecer um diálogo entre a Etnomatemática a Teoria da Complexidade e a Educação Indígena Apinayé, com vista a responder o questionamento orientador desse debate, o qual foi expresso em termos de “como sistematizar uma epistemologia da prática dos educadores indígenas Apinayé, englobando conhecimentos socioculturais relacionados ao saber/fazer/ser e conviver desses educadores? Tendo como suporte metodológico uma prática de natureza etnográfica, estabeleço uma possibilidade de compreender os educadores indígenas apinayé como epistemólogos de suas tradições socioculturais, à medida que apresento marcas de uma epistemologia que se nutre de saberes e fazeres, bem como da forma de ser e conviver que lhes é singular. Dessa forma, interpreto a episteme dos educadores indígenas apinayé por meio de um anel epistemológico, cuja tessitura comporta saber/fazer/ser/conviver munida dos princípios dialógico, recursivo e hologramático, que, entre outras coisas, lhes permite expressar uma cartografia do e no universo | pt |
dc.description.abstract | This research intends to establish a dialogue between Ethnomathematics, Complexity Theory, and indigenous Apinayé Education, with the purpose of finding answers to the main question of this debate expressed as follows: “how we should systematize an epistemology of the practice of indigenous Apinayé educators, comprising socio-cultural knowledge related to knowing/doing/being skills of these professionals? Based on an ethnographic approach, I establish the possibility of understanding the indigenous Apinayé educators as epistemologists of their sociocultural traditions, as I present the marks from an epistemology that feeds on knowledge and practices, as well as on their unique way of being and living. Thus, I interpret the epistemology of indigenous Apinayé educators by means of an epistemological ring whose composition comprises knowing/doing/being/living skills with the dialogical, recursion and hologramatic principles, which, among other things, allows them to express a cartography of and in the universe | en |
dc.format.extent | 156 f. : il., fots. + 1 CD-rom | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Education | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Índios - Educação | pt |
dc.subject | Epistemologia | pt |
dc.subject | Etnomatematica | pt |
dc.subject | Indios Apinaye | pt |
dc.subject | Educadores | pt |
dc.title | O saber/fazer/ser e conviver dos educadores indígenas Apinayé: algumas reflexões no campo da Teoria da Complexidade e da Etnomatemática | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | oliveira_s_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000716713 | - |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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